Emagrecimento Nutrição

Suplementos termogênicos: saiba tudo sobre os emagrecedores

Perder peso e ficar em forma é um dos principais objetivos da maioria das mulheres hoje em dia. Por isso, muitas delas recorrem às dietas alimentares e à prática regular de atividades físicas para conseguirem o sonho do corpo perfeito. Mas, como nem tudo que é bom na vida é fácil de fazer, boa parte acaba desistindo.

O que a mulherada não sabe é que há apenas dois caminhos para quem está querendo emagrecer de verdade: diminuir o consumo de alimentos calóricos ou gastar mais energia do que o se consome.

Como o primeiro caminho é considerado o mais difícil, já que nenhuma de nós consegue dispensar um delicioso bombom de chocolate ou aquele churrasquinho do fim de semana, a dica é recorrer aos exercícios físicos para acelerar o metabolismo e, portanto, queimar as calorias consumidas nesses alimentos.

Para isso, existem alguns produtos que ajudam a gastar de forma mais rápida essas calorias obtidas alimentos.

Dentre eles estão os famosos suplementos termogênicos. Os chamados queimadores de gordura fazem o maior sucesso entre as pessoas que estão na academia em busca de emagrecimento, trazendo resultados impressionantes quando se fala em eliminar aqueles quilinhos extras da balança.

Mas, é preciso tomar muito cuidado! Apesar de serem eficientes no que prometem, os termogênicos também podem ser bastante perigosos para a saúde, principalmente se forem de marcas duvidosas ou consumidos de forma irregular, em altas doses.

Saiba mais sobre os suplementos termogênicos lendo esse artigo até o final.

Para que servem?

termogenicos

Os suplementos termogênicos são produtos criados especialmente para queimar a gordura corporal. A principal função deles é transformar as calorias consumidas nos alimentos e da própria gordura do corpo em energia.

Para isso, os termogênicos aceleram o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe mais para alcançar uma boa perda calórica ao longo do dia. O processo é chamado de termogênese, que nada mais é do que o aumento da temperatura corporal.

De uma forma resumida, os termogênicos aumentam a temperatura do corpo para acelerar o metabolismo e fazer com que as gorduras sejam queimadas de forma mais rápida, transformando-as em energia e, portanto, promovendo o emagrecimento rápido.

Benefícios

Apesar de serem mais conhecidos por queimarem a gordura corporal de forma mais rápida, os suplementos termogênicos também oferecem outros benefícios para que se alcance o emagrecimento.

Veja quais são eles:

Reduzem o apetite

Os termogênicos também são excelentes inibidores de apetite. Por isso, eles podem ajudar no emagrecimento de forma rápida, fazendo que com que não se tenha muita fome durante o dia e, consequentemente, se perda peso sem ver.

Aceleram o metabolismo

Os termogênicos contêm cafeína em sua fórmula, que é responsável por estimular o nosso sistema nervoso. Este, por sua vez, tem a função de ativar o metabolismo, acelerando-o para produzir mais energia e, com isso, promover a perda de calorias.

Fornecem energia ao corpo

Devido aos ingredientes energéticos presentes em sua fórmula, os suplementos termogênicos são capazes de aumentar a disposição para a realização de atividades físicas. Eles aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, dando mais energia ao corpo para malhar e, consequentemente, queimar calorias.

Definem a massa muscular

Ao acelerar o metabolismo e promover e queima de gordura corporal, os suplementos termogênicos também dão mais disposição física para praticar exercícios físicos. Portanto, com treinos mais eficientes e pouca gordura corporal, fica mais fácil definir a musculatura.

Suplementos termogênicos emagrecem mesmo?

emagrecer-com-termogenicos

Sim. Como você viu nos parágrafos anteriores, é possível perder peso de forma rápida e eficaz tomando suplementos termogênicos. Eles aumentam a temperatura do corpo, facilitando a queima de gordura e transformando-a em energia para praticar atividades físicas.

Sendo assim, eles não só podem emagrecer, como facilitarem o ganho de massa muscular magra, aquela que tanto sonhamos para atingir a meta de corpo ideal.

Como tomar?

Em geral, os suplementos termogênicos são tomados no intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática de atividades físicas. No entanto, isso vai depender de cada marca, que traz na embalagem uma sugestão de uso.

Efeitos colaterais

Por conterem em suas fórmulas substâncias energéticas, como cafeína e guaraná, por exemplo, os termogênicos podem trazer alguns efeitos indesejados se for tomado em excesso. Quanto maior for a quantidade de doses tomadas, maiores serão os efeitos colaterais.

Dentre eles estão insônia, enjoos, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, agitação, arritmia cardíaca, falta de concentração, irritação no cólon, dores abdominais, diarreias

Contraindicações

Os suplementos termogênicos não são indicados para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, ansiedade, dificuldades para dormir, inflamações intestinais e diabéticas não devem consumir este tipo de produto.

A dica é consultar o seu médico antes de fazer o consumo dos suplementos termogênicos para evitar sintomas indesejados.

Suplementos termogênicos fazem mal à saúde?

termogenico

A resposta para essa pergunta vai depender da marca que você comprar e das suas limitações médicas. Se você está no grupo de pessoas contraindicadas para consumir os suplementos termogênicos, eles não só farão mal à saúde, como trazer riscos de morte.

Há relatos de pessoas que sofreram infartos, ainda jovens, por não saberem suas limitações médicas para fazer uso dos termogênicos ou por o consumirem de forma inadequada. Por isso, a importância de consultar um médico antes de começar a usar o produto.

Outra questão são as marcas, principalmente aquelas duvidosas. Evite comprar produtos que não tenham aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois estas podem fazer muito mal à saúde e até levar à morte.
Suplementos termogênicos fabricados a partir da mistura de cafeína com ervas efedra ou laranja-azeda. Elas possuem as substâncias efedrina e sinefrina, que fazem mal ao sistema circulatório e, por isso, são expressamente proibidas pela agência reguladora.

Algumas marcas já foram banidas pela Anvisa por colocarem em seus produtos substâncias prejudiciais à saúde. Dentre elas estão a Alert 8-Hour-MHP, Jack3D, 1MR, Lipo-6 Black e Oxylin Pro. A marca americana Oxy Elite Pro Super também foi banida pela agência reguladora de fármacos dos Estados Unidos.

A dica é dar uma olhada no site da Anvisa e pesquisar sobre a regularização dos suplementos termogênicos que você pretende comprar. Fique atenta!

Quais são os melhores?

Algumas marcas são mais famosas entre os suplementos termogênicos, sendo alguns desses produtos aprovados pela Anvisa. Veja a seguir:

Therma Pro: Este termogênico é feito à base de extrato de guaraná e possui alta concentração de cafeína. Por isso, apesar de eficiente na queima de gordura corporal, não deve ser tomado dentro de um período de cinco horas antes de dormir, pois pode causar insônia.

Final Cut: Possui alta concentração de cafeína e, por isso, fornece mais energia durante o dia. O resultado é de perda rápida de peso e gordura com maior facilidade.

LipoDrol: É feito à base de óleo de sesame e cafeína. É um dos menos potentes do mercado, mas já traz resultados impressionantes para quem não é acostumada com esse tipo de produto.

Perguntas frequentes

1 – Termogênicos cortam efeito de anticoncepcionais?

Os queimadores de gordura, em sua fórmula original, não têm o poder de cortar os efeitos dos anticoncepcionais. No entanto, dependendo da marca que você comprar, a composição do produto pode vir com substâncias extras que podem alterar a eficácia dos contraceptivos.

Antes de começar a tomar o termogênico, a dia é verificar quais são os ingredientes usados na fabricação e consultar o médico ginecologista para se informar se o produto pode alterar o seu ciclo e, portanto, cortar o efeito do anticoncepcional.

2 – Suplementos termogênicos causam espinhas?

Não. Os produtos com alta concentração de cafeína ou de outros ingredientes energéticos não são capazes de provocar o surgimento de espinhas. Apenas suplementos alimentares ricos em vitaminas do complexo B, dos tipos hiperproteicos e hipercalóricos é que podem estimular a produção de óleo pela glândula sebácea e, portanto, trazer acnes.

Além deles, verifique se não está tomando junto aos termogênicos produtos pré-hormonais, que contenham o tribulus terrestris, ou anabolizantes. Estes produtos são grandes estimulantes de espinhas na pele.

3 – Termogênicos podem ser tomados durante a gravidez?

A resposta é não. Mulheres grávidas ou lactantes, crianças e idosos estão no grupo de pessoas que não devem fazer uso de suplementos termogênicos, além daqueles que listamos nas contraindicações dos produtos, como você leu no decorrer do artigo, como pessoas com problemas cardíacos, por exemplo.

4 – Pessoas com hipertensão podem tomar termogênicos?

De maneira nenhuma. Como você leu nesse artigo, estes suplementos trazem uma quantidade elevada de substâncias energéticas, que podem acelerar os batimentos cardíacos e alterar a pressão arterial. Portanto, pessoas hipertensas jamais devem fazer uso desses produtos, pois podem levá-las à complicações sérias e até à morte.

5 – Pessoas com hipertireoidismo podem consumir termogênicos?

Não. Pessoas que sofrem com essa doença já possuem o metabolismo bastante acelerado. Ao tomar os termogênicos, pode haver uma perda de massa muscular exagerada, já que eles possuem em sua fórmula substâncias capazes de estimular a glândula tireoide.

6 – Quem toma antidepressivos pode tomar termogênicos?

Não. De uma forma geral, não é indicado usar termogênicos se você toma medicamentos antidepressivos. Isso porque a maioria desses esses produtos contém cafeína em sua composição, o que causa uma ligeira agitação. Na dúvida, consulte o seu médico antes de começar a tomar suplementos termogênicos.

7 – Termogênicos são perigosos?

Sim. Mas isso vai depender do modo que você tomar e da marca. Como nós falamos no decorrer desse artigo, você

deve ficar atenta às suas restrições médicas, caso possua alguma doença grave, e às marcas autorizadas pela Anvisa. Evite produtos com ingredientes banidos pela agência reguladora e nunca exceda as doses recomendadas nas embalagens.

8 – Suplementos termogênicos engordam?

Podem sim. Dependendo da forma como você o tomar e se não seguir uma rotina alimentar balanceada, assim como a prática regular de atividades físicas, esses produtos podem causar o efeito “rebote” e, em vez de queimar calorias, aumentar alguns quilos na balança.

9 – Posso tomar termogênicos à noite?

Não. Por conter altas doses de ingredientes energéticos, como a cafeína, não é recomendado tomar os suplementos depois das 18 horas. Eles podem causar insônia, já que costumam deixar as pessoas mais agitadas.

10 – Posso consumir bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando termogênicos?

Não é muito recomendado. A bebida alcoólica aumenta a produção de gordura corporal, que é exatamente o que o termogênico tenta queimar. Além de ser uma atitude contraditória com o seu objetivo, de emagrecer de forma rápida, ainda pode sobrecarregar o fígado, causando complicações renais.

Comentar

/* ]]> */