Beleza Cabelos

Teste de porosidade capilar: identifique a sua e cuide melhor dos cabelos

Os seus cabelos estão porosos? Muito provavelmente, você já deve ter ouvido essa pergunta uma centena de vezes e nunca soube, de fato, o que responder e tampouco do que se trata. No entanto, pode ser que os seus fios estejam passando por alguns dos problemas desencadeados pela porosidade capilar sem que você saiba.

Se as madeixas continuam ressecadas mesmo com as hidratações em dia ou não conseguem responder aos tratamentos ou produtos que você compra, mesmo sendo os mais caros e eficientes do mercado, acredite: pode ser que eles estejam mesmo porosos.

Mas, afinal, o que é a porosidade capilar? Como eu faço para saber se os meus fios estão porosos? No artigo de hoje, você vai entender do que se trata essa condição pela qual os nossos fios passam e aprender um teste super rápido e simples para fazer em casa e descobrir o quanto os seus fios estão ou não porosos. Vamos lá?

O que é a porosidade capilar?

teste cabelo

A porosidade capilar nada mais é do que um termo que define o quanto os nossos cabelos são capazes de absorver água e manter a umidade dos fios, além das substâncias dos produtos e tratamentos que usamos para cuidar deles, como hidratação, nutrição e reconstrução, que fazem parte do cronograma capilar.

Essa condição é determinada pelas cutículas dos nossos fios, que são as camadas flexíveis e externas da fibra capilar. Elas podem estar muito fechadas, meio abertas ou exageradamente abertas, causando problemas em níveis diferentes em cada cabelo, dependendo do tipo de porosidade, que variam desde o ressecamento, quebra e frizz dos fios.

Para você entender melhor o que é a porosidade capilar, os nossos cabelos são formados por cerca de 7 à 10 camadas de cutículas. Elas funcionam como escamas que, juntas, formam um “anel” protetor em torno dos fios. E é este “anel” que vai determinar a facilidade ou não com que as substâncias presentes nos produtos capilares que utilizamos penetram na fibra capilar, bem como a água necessária para manter a hidratação dos cabelos.

Em geral, a porosidade capilar dos cabelos é definida de acordo com a herança genética. No entanto, alguns fatores externos, como poluição, umidade, exposição solar excessiva, entre outros, além de processos químicos, como secador, chapinha e babyliss, também podem deixar as nossas madeixas ainda mais porosas.

Tipos de porosidade capilar

Como falamos anteriormente, cada cabelo possui um tipo de porosidade diferente, que vai determinar quais são os problemas de cada fio e quais os cuidados que devem ser tomados para tratá-los. A porosidade capilar é dividida em alta, média ou baixa. Veja quais são as características dos cabelos em cada nível:

  • Porosidade baixa: Os fios com porosidade baixa têm cutículas muito fechadas, que acabam dificultando em muito o processo de absorção de água ou qualquer substância e nutrientes presentes nos produtos capilares que usamos no dia a dia.
  • Porosidade média: Os fios com porosidade média possuem cutículas meio abertas, que facilitam o processo de absorção da água e dos nutrientes e substâncias presentes nos produtos capilares que utilizamos no dia a dia. Neste caso, estamos falando de cabelos normais ou saudáveis.
  • Porosidade alta: Já os fios com porosidade alta estão com as cutículas exageradamente abertas, o que faz com que a água e os nutrientes do produtos capilares sejam absorvidos com a mesma facilidade com que são perdidos. Ou seja, ao mesmo tempo em que se ganha fácil, também se perde rapidamente, o que acaba deixando os fios extremamente ressecados, quebradiços e com frizz.

Teste de porosidade capilar – Passo a passo

Depois de entender o que é a porosidade capilar e quais são os seus tipos, certamente você deve ter se perguntado: “Afinal, como saber qual é a porosidade dos meus fios?”. A resposta é simples! Para isso, você vai precisar fazer o chamado teste de porosidade capilar, que é bem fácil e rápido de fazer. Confira no passo a passo abaixo.

Passo 1: A primeira coisa que você precisa saber é que, para fazer o teste de porosidade, os seus cabelos precisam estar limpos, lavados de preferência no mesmo dia.

Passo 2: Depois, será necessário um copo de vidro com água (filtrada) e um fio de cabelo seu. Não precisa arrancar da cabeça! Basta pegar um que caiu na hora de pentear o cabelo ou que tenha ficado preso em algum acessório, como presilhas, por exemplo.

Passo 3: Em seguida, coloque o fio dentro do copo com água e aguarde cerca de 10 minutos. Identifique se o fio teve alguma das ações abaixo:

  • Se o fio afundou no copo, ele tem porosidade alta.
  • Se o fio ficou no meio do copo, ele tem porosidade média.
  • Se o fio boiou, ele tem porosidade baixa.

Teste de porosidade capilar

Quais cuidados eu devo ter com fios porosos?

Depois de fazer o teste de porosidade capilar, você conseguiu identificar qual é a dos seus fios e, agora, é preciso entender quais são os cuidados que você deve ter com eles. Para cada tipo de porosidade, existe um cuidado específico, de acordo com cada etapa do cronograma capilar, que já falamos aqui no blog. Conheça quais são eles:

Cabelos com porosidade alta = Reconstrução

Os fios com porosidade alta estão bem porosos e danificados, já que as cutículas estão exageradamente abertas e, portanto, suscetíveis a todos os danos possíveis no dia a dia.

Sendo assim, é preciso investir em uma reconstrução capilar para reconstruir a fibra capilar danificada. A dica é fazer esse procedimento com uma máscara concentrada ou com queratina líquida.

Cabelos com porosidade média = Nutrição

Os fios com porosidade média são porosos em um nível normal ou saudável. Ou seja, eles têm as cutículas meio abertas e conseguem absorver a água e os nutrientes dos produtos capilares normalmente, sem qualquer dificuldade, o que os mantém nutridos, ao mesmo tempo em que estão protegidos.

Neste caso, basta aumentar os dias de nutrição no seu cronograma capilar para que eles continuem saudáveis. Use uma máscara concentrada ou invista em uma umectação (óleos) bem caprichada.

Cabelos com porosidade baixa = Hidratação

Os fios com porosidade baixa estão com as cutículas bastante fechadas, o que torna difícil a absorção de água e dos nutrientes presentes nos produtos capilares que usamos no dia a dia. Neste caso, é preciso apostar em mais dias de hidratação para tentar devolver a água e nutrientes dos fios para que eles voltem ao estado saudável.

/* ]]> */