Saúde

TFT – Terapia do Campo do Pensamento: conheça a famosa técnica de acupuntura sem agulhas

TFT - Terapia do Campo do Pensamento: acupuntura sem agulhas
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A TFT – Terapia do Campo do Pensamento – ou acupuntura sem agulhas, como é popularmente conhecida, é uma técnica para tratar questões emocionais e que ficou famosa por ser muito utilizada em Kosovo, com a finalidade de superar sintomas do pós-guerra, apresentando efeitos quase instantâneos.

Mas você não precisa ter passado por uma situação tão extrema para utilizar e se beneficiar das técnicas da TFT. Diversos problemas emocionais contemporâneos, como a ansiedade, depressão, traumas e fobias, sejam em maior ou menor intensidade, podem ser resolvidos através da acupuntura sem agulhas.

Interessada? Então leia este post e saiba tudo sobre a TFT, desde as suas origens até os benefícios que pode trazer para sua vida. Confira!

O que é TFT?

A sigla TFT vem da expressão em inglês Thought Field Therapy, em livre tradução, Terapia do Campo do Pensamento.

É uma abordagem terapêutica desenvolvida em 1979 pelo psicólogo americano PhD Dr. Roger Callahan, e é baseada no sistema de meridianos da acupuntura integrado ao campo do pensamento.

Com a TFT é possível tratar de forma rápida e eficiente diferentes traumas de longa data e emoções negativas, como ansiedade, medo, raiva, culpa, mágoas, dores físicas e depressão.

Também é eficaz no tratamento de casos mais complexos, como traumas de infância, abuso sexual e síndrome do pânico, que podem ser completamente superados em poucas sessões.

Um pouco sobre a origem desta terapia

Como dissemos acima, a TFT foi criada em 1979, pelo PhD Dr. Roger Callahan.

Neste ano, ele atendeu uma paciente chamada Mary, que desde criança, apresentava uma forte fobia de água.

Frustrado com a ineficácia dos tratamentos tradicionais aplicados anteriormente na paciente, o Dr. Callahan lembrou dos seus estudos em acupuntura, técnica milenar chinesa em que se utiliza pontos estratégicos do corpo para se promover a cura.

Esses pontos são chamados pontos meridianos e são como caminhos elétricos pelo corpo, que se bem manipulados podem reequilibrar o fluxo energético do corpo e tratar diversos problemas de ordem física, emocional e psicológica.

Durante a consulta com a sua paciente, o Dr. Callahan pediu que Mary fechasse os olhos e pensasse em água e neste momento, esta começou a sentir fortes dores no estômago.

Ciente de que o meridiano referente ao estômago começava na região abaixo dos olhos, o Dr. Callahan pediu que Mary começasse a dar pequenas batidas com as pontas dos dedos nessa região, enquanto pensava em água. Surpreendentemente, a dor e a sensação ruim no estômago desapareceram.

Desde esse dia, o Dr. Callahan percebeu que havia aí um novo campo de estudo no tratamento de problemas emocionais e o nomeou de TFT – Terapia do Campo do Pensamento, dedicando-se a ele até a sua morte em 2013. Desde então, sua esposa, Joanne Callahan é a autoridade em TFT no mundo.

Como a acupuntura sem agulhas é feita?

Segundo a técnica, toda situação estressante ou traumática causa um registro no campo do pensamento que o Dr. Callahan denominou de “perturbações”.

Estas por sua vez, acarretam uma interrupção no fluxo de energia do corpo humano, dando origem a diversos tipos de problemas emocionais e físicos.

Uma vez que estas perturbações são identificadas, é possível trata-las diretamente no campo do pensamento e simultaneamente restabelecer o fluxo de energia vital nos meridianos do corpo (pontos utilizados pela acupuntura), libertando o paciente dos seus problemas e traumas.

Apesar de utilizar os meridianos descritos na acupuntura, a TFT não utiliza agulhas. O tratamento é feito através de uma sequência de tappings, “batidinhas” sobre a região do corpo onde o meridiano em questão está localizado, enquanto se mantém o pensamento na memória negativa que desencadeou todo o problema. Por isso, a TFT também é chamada de acupuntura sem agulhas.

Vantagens da TFT

A TFT apresenta diversas vantagens no tratamento de emoções negativas, traumas, medos e fobias. Conheça algumas delas:

  • É um tratamento individualizado, com sequências de tappings específicas para cada caso;
  • Remoção de bloqueios físicos e energéticos;
  • Método não invasivo;
  • Terapia autoaplicável;
  • Simples e altamente eficaz;
  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Método 100% natural, sem medicamentos e efeitos colaterais;
  • Pode ser aplicado em qualquer pessoa. Bebês, crianças, gestantes, lactantes, idosos e até animais.

A TFT no Brasil

No Brasil, o Instituto TFT Brasil é a maior referência em Terapia do Campo do Pensamento e foi fundado pelo especialista Leandro Percário.

A TFT foi trazida oficialmente ao Brasil através dessa instituição, onde o Dr. Callahan e sua esposa ministraram o primeiro curso oficial de formação em TFT da América do Sul.

Atualmente, o Instituto TFT Brasil oferece informações sobre a técnica, validadas pelo Dr. Callahan, difundindo o método com ética e autenticidade.

Além disso, a instituição ainda oferece cursos e materiais sobre o assunto, além de terapeutas de nível avançado com certificação reconhecida pela Callahan Techniques Ltda. As consultas são feitas via Skype, possibilitando que você seja atendido em qualquer local do mundo. Quem tiver interesse pela terapia, pode acessar o site do instituto aqui.

Você já conhecia a TFT? O que pensa sobre essa terapia? Tem alguma experiência com a técnica? Posta nos comentários!

/* ]]> */