Saúde Saúde Bucal

Tipos de aparelhos ortodônticos: conheça os modelos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A busca por um sorriso mais bonito faz parte da vida de muitas pessoas. O sorriso é algo que influencia na autoestima e confiança da pessoa, melhorando seu bem-estar e proporcionando qualidade de vida.

Nessa busca, os aparelhos ortodônticos podem ser utilizados para melhorar e ajustar a posição dos dentes, deixando-os esteticamente bonitos. Para entender mais sobre a importância desses aparelhos, é importante saber quais os tipos existentes e as vantagens de cada modelo.

O que são?

Os aparelhos ortodônticos são aparelhos utilizados nos dentes e possuem a finalidade de alinhar e arrumar dentes tortos e que estão fora do lugar correto. Os dentes podem nascer fora do lugar ou mesmo mudar de posição ao longo da vida da pessoa, prejudicando a alimentação, respiração e a autoestima.

Esses aparelhos dentários podem ser fixos ou móveis, dependendo do caso da pessoa. Além disso, podem ser fabricados em diferentes materiais, como acrílico, metal, porcelana ou possuir diferentes cores ou até mesmo serem invisíveis.

Aparelhos fixos

aparelho-fixo

Os aparelhos ortodônticos fixos são um dos modelos mais utilizados pelas pessoas, normalmente utilizado em casos onde é necessário um procedimento de longo prazo. Não há prazo determinado para utilizar, variando conforme os problemas dentários apresentados pelo paciente. A vantagem desse método é que o dentista pode alinhar os dentes sem depender do paciente, como nos casos dos móveis.

O aparelho fixo é colocado nos dentes, na parte da frente, através de peças chamadas de bráquetes, junto a um fio que alinhará as peças e as bandas utilizadas nos dentes posteriores da boca. Os bráquetes podem ser coloridos ou transparentes e de vários materiais. A vantagem dos transparentes é proporcionarem um sorriso mais discreto do que os coloridos.

Outro tipo de aparelho fixo são aqueles utilizados na parte de trás dos dentes, ou seja, na parte interna. Funcionam da mesma forma que o aparelho fixo tradicional e com as mesmas peças, com a vantagem de ser ainda mais discreto e ficar em contato apenas com a língua. Por isso, esse modelo também é conhecido como aparelho lingual. A desvantagem desse tipo é a dificuldade para realizar a manutenção mensal no dentista, pois a posição dos braquetes dificulta a limpeza e troca das peças pelo profissional.

aparelho-lingual

Aparelhos móveis

aparelho-movel

Esses aparelhos ortodônticos são indicados principalmente para pessoas que retiraram o aparelho fixo, pois auxilia a manter os dentes no lugar correto. Para isso, é necessário utilizar ao aparelho móvel corretamente e pelo tempo necessário, de acordo com as orientações do dentista. Esse aparelho é chamado de móvel, pois ele pode ser colocado e retirado quando o paciente desejar, diferentemente do aparelho fixo.

Também pode ser utilizado por crianças menores de 10 anos ou que ainda não possuem todos os dentes definitivos. É uma forma de começar a alinhar os dentes desde cedo, prevenindo problemas futuros.

Escolhendo o modelo

Após conhecer os tipos de aparelhos ortodônticos, apenas um dentista poderá indicar o melhor modelo para cada pessoa. Essa escolha irá depender dos problemas dentários, do estilo de vida, da idade e da capacidade financeira da pessoa. Cada modelo possui suas vantagens e desvantagens, além de preços diferentes.

Mesmo assim, apesar das desvantagens, todos os aparelhos ortodônticos poderão proporcionar o sorriso bonito e saudável desejado pelo paciente.

Comentar

/* ]]> */