Beleza Cabelos Infográficos

Tipos de cabelo: Saiba qual o seu! [Infográfico]

Tipos de cabelo

Como é o seu cabelo? Muitas mulheres já ouviram essa pergunta antes e, certamente, nunca souberam respondê-la adequadamente. Meio ondulado, quase crespo, mais ou menos cacheado… Às vezes, definir qual é o seu tipo de cabelo pode até parecer a tarefa mais difícil do mundo, mas é essencial para descobrir quais são os produtos e tratamentos ideais para deixá-lo ainda mais saudável e bonito.

Felizmente, para ajudar a entender a textura de cada fio, existe uma tabela criada nos Estados Unidos que mostra em que categoria se encaixa o seu cabelo de acordo com o tamanho do cacho – quanto menor, maior é o número dentro da classificação.

Dentro das categorias, existem espessuras classificadas em A, B e C, que definem quando o fio é fino, médio ou grosso, respectivamente. Veja como isso funciona a seguir e descubra qual é o seu e como cuidar!

Tipos de cabelo infográfico

Tipo 1 – Liso

Nesta categoria, se encaixam os cabelos que não possuem nenhuma ondulação, ou seja, com fios retos.

  • 1A (fino): Trata-se de fios pouco encorpados, leves e muito brilhosos. Como são muito finos, tendem a ser mais oleosos por ficaram bem rentes ao couro cabeludo. Por isso, a dica é sempre usar produtos contra a oleosidade e que não deixem os cabelos com aparência pesada, como aqueles à base de silicone.
  • 1B (médio): São fios mais encorpados e com um pouco mais de volume. Neste caso, pode-se usar também produtos leves, como no caso dos finos, mas sempre alternando com um hidratante mais potente para manter o alinhamento e brilho.
  • 1C (grosso): É o tipo mais encorpado e costuma ser ainda mais reto, o que o torna difícil de modelar. A dica é usar sempre produtos contra a oleosidade, nem pesados e nem muito densos.

Tipo 2: Ondulado

Nesta categoria, se encaixam os cabelos que não possuem fios retos, mas que também não chegam a formar espirais. Eles são conhecidos comumente como ondulados, por fazerem curvas parecidas com ondas, em formato de “S”.

  • 2A (fino): Trata-se de um tipo de fio mais puxado para o liso, formando a letra “S” de maneira bem suave. Como são bem finos, o ideal é usar produtos leves para não deixar o cabelo com aspecto pesado e murcho.
  • 2B (médio): Neste tipo, o fio já forma um “S” perfeito por ser mais encorpado que o anterior. Para manter a sua característica principal, basta usar produtos à base de gel ou mousse para deixar as ondas bonitas.
  • 2C (grosso): As ondas também são uma característica deste tipo de cabelo, que possui mechas bem onduladas e menos espaçadas, chegando a forma cachos soltos. A dica é sempre usar bastante mousse e finalizadores anti-frizz, uma vez que os fios já começam a ficar mais distantes da cabeça.

Tipo 3: Cacheado

Nesta categoria, os cabelos já têm cachos completamente definidos, com caracóis simétricos, chamados de “molinhas”.

  • 3A (fino): Este tipo de cacho forma uma mola bem definida, larga e regular. A aparência é semelhante a um cacho feito com babyliss. A dica para mantê-lo bonito é investir em gel, leave-in e ativadores, além de shampoo sem sulfato, para não deixar o cabelo pesado.
  • 3B (médio): Possui cachos estreitos, regulares e bem definidos, com formato semelhante a de um espiral. No entanto, os cuidados são os mesmos do tipo 3ª, atentando-se para usar sempre produtos controladores de frizz, que já aparecem mais nesse tipo de cabelo.
  • 3C (grosso): Trata-se de um tipo de cabelo com cachos bem estreitos e fechados, com aparência semelhante à de um saca-rolhas. Ficam bem próximos uns aos outros, apesar de manter a sua forma bem definida. Como são mais frágeis, pedem maior hidratação, que pode ser feita com cremes, manteigas e óleos.

Tipo 4: Crespo

Nesta categoria estão os cabelos mais conhecidos como afros. Os cachos estão ainda mais fechados do que no Tipo 3 e costumam mantê-los bem definidos até mesmo molhados, ao contrário do cabelo cacheado, que adquire forma ondulada nessa condição.

  • 4A (fino): Este tipo de cabelo possui cachos hiper estreitos, com molinhas bem definidas e que lembram a largura de uma agulha de crochê. Como têm tendência ao ressecamento, não deve ser lavado todos os dias e, de preferência, deve-se eliminar o uso de shampoo, utilizando a técnica co-wash (só com condicionador).
  • 4B (médio): Neste caso, os cachos adquirem um formato de “Z” (zigue-zague) e são menos definidos que no Tipo 4A. Como esse tipo de cabelo é mais seco, a dica é cuidar usando produtos super hidratantes, bem densos e cremosos, para dar mais maciez aos fios, como óleos e manteigas.
  • 4C (grosso): Possui o mesmo formato de “Z” (zigue-zague) do Tipo 4B, mas com algumas áreas com cachos pouco definidos. O tratamento são os mesmos usados nos outros dois tipos, só que com cuidados redobrados.
/* ]]> */