Beleza Cabelos

Tipos de finalizadores de cabelo: saiba como escolher o seu

Toda mulher tem os seus segredos e truques na hora de finalizar o cabelo, não é mesmo? Seja para valorizar um corte novo, dar mais destaque às ondas ou cachos, oferecer mais volume ou domar aqueles fiozinhos rebeldes, não há quem resista à tentação de deixar o penteado perfeito para a rotina diária ou, é claro, chegar linda em uma festinha.

É para isso que existem os famosos finalizadores de cabelo, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje. Os produtinhos são verdadeiros amigos “quebra-galhos” na hora de modelar e finalizar as madeixas após o banho, já que combatem com tudo problemas como fios arrepiados, falta de volume, maciez ou brilho.

Com apenas algumas gotinhas ou borrifadas, eles são capazes de destacar a beleza dos seus fios sem que você precise perder muito tempo na frente do espelho. Por outro lado, como é grande a variedades de finalizadores disponíveis no mercado, fica difícil saber qual é o mais adequado para cada tipo de cabelo ou qual deles não deve deixar de ser experimentado pelo menos uma vez na vida, concorda?

E se você passa horas tentando deixar o cabelo no seu devido lugar, mas sempre percebe que o resultado nunca fica igual ao do salão, é bem provável que esteja usando o produto errado, pode acreditar…

Sendo assim, a seguir, você vai conhecer os principais tipos de finalizadores e a função de cada um deles nos fios para obter melhores resultados. Quer descobrir qual é o seu? Então, vem comigo!

1 –Silicone

O finalizador de silicone nada mais é que uma espécie de óleo que serve para “encapar” os fios, já que ajuda a fechar as cutículas, protegendo os cabelos das agressões externas, além de oferecer um brilho sem igual aos cabelos.

Além disso, se você é daquelas que sofrem com a umidade, saiba que o silicone também é útil para deixar as madeixas impermeáveis e, com isso, repelir a umidade. Com esse finalizador, você finalmente poderá dar adeus ao frizz!

2 – Sérum

O sérum nada mais é que um finalizador genérico do silicone, só que com uma textura mais leve, o que é ideal para quem não gosta muito de deixar as madeixas pesadas. A sua principal função é hidratar os fios, fechando as cutículas do cabelo e oferecendo-lhe mais brilho, além de protegê-lo das agressões externas, tal como age o próprio finalizador de silicone.

3 – Óleos

Mais leves que os finalizadores citados acima, os óleos também ajudam a hidratar os fios, trazendo mais maciez e brilho ao cabelo. Além disso, se você sofre com problemas como o frizz, também pode aproveitar os benefícios do produto neste sentido. Um dos óleos finalizadores mais conhecidos é o Óleo de Argan, que você já conheceu aqui no blog.

4 – Leave-in ou creme para pentear

O leave-in e o creme para pentear possuem praticamente as mesmas funções, com a única diferença na textura de um para o outro. Enquanto o leave-in é mais ralo e pesa menos nos fios, o creme para pentear é mais grosso e pesa nos fios quando aplicado em excesso.

Disponíveis em diferentes versões para cada tipo capilar, esses finalizadores possuem o papel fundamental de modelar os fios a partir de uma fórmula hidratante que não necessita de enxágue. Eles podem ser usados para desembaraçar as madeixas com maior facilidade, além de definir os cabelos cacheados e manter os lisos.

5 – Ativador de cachos

O ativador de cachos, como o nome já diz, tem o intuito de ajudar a definir os nossos caracois. Ele pode ser encontrado tanto nas formas de spray, creme e sérum, entre outros, sendo que todos podem de igual maneira deixar os cachos mais bonitos, reduzir o frizz e hidratar os fios.

6 – Defrizante

O drefrizante nada mais é que um creme específico para quem escova o cabelo, ou seja, usa secador e chapinha para alisar os fios.

Além de deixar o processo mais fácil, com menos embaraçamento, o produto ainda é ideal para prolongar o efeito do liso e, ainda, proteger a fibra capilar dos danos causados pelo calor dos aparelhos em alta temperatura. Outro benefício do defrizante, como o próprio nome já denuncia, é combater o frizz.

7 – Gel

Antes usado para fixar penteados, sendo o produto favorito dos cabeleireiros há décadas, o gel atualmente é utilizado como finalizador quando o assunto é deixar os cabelos com efeito molhado, mesmo que não estejam úmidos. Além disso, muitas mulheres com cabelos cacheados também usam o gel para definir os cachos e deixá-los no lugar por mais tempo.

8 – Mousse

Marca das vaidosas nos anos 80, a mousse é utilizada até hoje com variadas funções. É claro que, de lá para cá, as fórmulas foram inovadas, sem álcool e outras substâncias que pudessem endurecer o cabelo. Além de encorpar mais os fios e oferecer volume às madeixas, a mousse, que possui a textura semelhante a uma espuma, ajuda a fixar penteados e modelar os cabelos da forma que a gente quiser, inclusive, quando utilizamos o babyliss.

9 – Cera ou pomada

Tanto a cera quanto a pomada servem para combater o aspecto frizzado do cabelo. A única diferença entre as duas é que a pomada é mais cremosa, enquanto a cera é densa. Ambas também podem ser utilizadas para modelar as madeixas e oferecer mais textura aos cabelos curtos e repicados.

10 – Spray fixador

Se você é fã de penteados, esse é o produto finalizador que jamais deve faltar na sua penteadeira. O spray fixador ou de fixação tem a função de finalizar e montar um penteado. Existem duas versões do produto: seco e úmido.

O primeiro só sai dos fios quando lavados, enquanto o segundo deixa as madeixas com um aspecto molhado e permite que elas sejam escovadas após a aplicação, desde que o secador esteja a uma distância de 30 cm dos fios.

11 – Spray de volume

Assim como a mousse, que falamos anteriormente, o spray de volume é utilizado para encorpar e dar mais volume aos cabelos. No entanto, a diferença do spray para a mousse é que ele deixa os fios com um aspecto mais natural.

11 – Reparador de pontas

Esse é, talvez, o mais famoso dentre todos os finalizadores de cabelo que listamos nesse post. O reparador de pontas é amplamente utilizado, especialmente entre as mulheres que usam secador e chapinha de forma frequente.

Como o próprio nome já diz, ele serve para reparar as pontas das nossas madeixas. Para isso, ele fecha as cutículas dos fios, evitando pontas duplas, combatendo o frizz e oferecendo mais brilho. Basta apenas pingar umas gotinhas na palma da mão, esfregar na outra, e passar nas pontas. Você pode fazer quando os fios estiverem secos ou molhados.

12 – Protetor térmico ou termoativado

O protetor térmico ou termoativado serve para proteger a nossa fibra capilar do calor de aparelhos de alta temperatura, como é o caso do secador, chapinha ou babyliss, que pode agredir e danificador os fios, causando a queda, quebra e ressecamento excessivo.

Por isso, o produto é aplicado sempre antes do uso destes, em toda a extensão dos fios e pontas, para protegê-los desses problemas.

/* ]]> */