Moda

Tipos de seios: Como escolher o sutiã de acordo com seu tipo

Tipos de seios

Engana-se quem acha que só existem dois tipos de seios, o pequeno e o grande. Na verdade, eles diferem muito em formato e podem ser classificados em sete tipos.

Saber qual é o seu pode ajudar na compra de sutiãs que melhor se adequem aos seus seios, valorizando-os e proporcionando mais conforto.

Quer saber qual é o seu? Leia este post e conheça os sete tipos de seios e suas características.

1. Seios em sino

Seios em sino

Como o próprio nome diz, esses seios possuem formato similar a um sino, ou seja, mais fino na parte superior e cheio na parte de baixo.

Costumam ser maiores e por isso, mulheres com esse tipo de seio devem escolher sutiãs que ofereçam sustentação. Evite os modelos meia-taça, pois não oferecem o suporte necessário para o seio em sino.

2. Seios assimétricos

Seios assimétricos

Os seios assimétricos apresentam uma diferença de tamanho entre eles.

Entre os diferentes tipos de seios, talvez este seja o mais comum, já que a maioria das mulheres possui algum nível de assimetria. No entanto, muitas vezes, ela é quase imperceptível.

Já se você tem uma assimetria relevante nos seios, uma dica é comprar sutiãs com bojo removível, assim você pode testar e usar apenas no seio menor, de forma a compensar essa diferença.

3. Seios delgados

Seios pêssego

Os seios delgados, esguios ou finos são pequenos e possuem os mamilos apontando para baixo. São mais estreitos no topo, cheios na parte de baixo e costumam ter mais comprimento do que largura.

Por serem menores, recomenda-se o uso de sutiãs do tipo plunge com armação e bojo, pois aumentam o tamanho e levantam os seios.

4. Seios em gota

Seios em gota

Como o nome sugere, esses seios possuem o formato similar a uma gota ou lágrima, ou seja, arredondado, mas com menos volume na parte superior.

São bem semelhantes aos delgados – estreitos no topo e cheios na base – mas são maiores e mais redondos.

Veja também

Entre os diferentes tipos de seios, esse é o mais fácil de acertar na hora de compra sutiã, pois a maioria dos modelos cai bem em seios do tipo gota.

5. Seios espaçados

Seios espaçados

Os seios espaçados – também conhecidos como laterais ou separados – tem um grande espaço entre eles e geralmente são maiores e arredondados.

Para esse tipo de seio, os melhores sutiãs são os modelos plunge, que dão sustentação e puxam os seios para o meio. O plunge bra também é uma boa opção, pois delineia e empurra os seios para o centro por ter um leve bojo na parte inferior.

6. Seios Leste-Oeste

Seios leste-oeste

Esse tipo de seio é bem parecido com os espaçados, mas os mamilos e até o formato geral do seio apontam para fora.

Para o tipo leste-oeste, o sutiã recomendado é o modelo triângulo, que uniformiza o formato e traz os seios para o centro.

Outro detalhe é que esse tipo de seio costuma ter mamilos mais protuberantes, portanto, é importante escolher modelos de sutiã que suavizem a saliência dessa região.

7. Seios redondos

Seios redondos

Os seios redondos são igualmente cheios tanto na parte superior quanto inferior.

Entre os tipos de seios, esse é o mais desejado pelas mulheres, pois são maiores e arredondados embaixo sem perder volume na parte de cima.

Quem tem seios redondos não necessita de sutiãs com armação, bojos ou outros artifícios para dar forma a eles, visto que já tem o formato perfeito!

Assim como saber o seu tamanho, conhecer os diferentes tipos de seios – e saber identificar o seu – te ajudará na compra de sutiãs que valorizem seu shape e proporcionem uma silhueta mais harmônica. E se por acaso você não se identificou com nenhum dos sete tipos, não se preocupe. Esses são os tipos mais comuns, mas cada pessoa pode ter suas particularidades.

E então? Já sabe qual é o seu?