Beleza Cabelos

Tipos de shampoos: saiba como escolher o ideal para o seu cabelo

A busca das mulheres por cabelos bonitos e saudáveis nunca terá um fim. Afinal, cuidar dos fios é uma prática incessante, em que não há limites para se dizer quando parar. Querendo ou não, é um hábito para a vida toda, mesmo para aquelas que não ligam muito quando o assunto é a beleza.

Para isso, existem inúmeros produtos no mercado importantes para os cuidados com as madeixas: shampoos, condicionadores, óleos, cremes, leave-in, pomadas, sabonetes, entre outros. Em cada uma dessas categorias, há uma diversidade enorme de funções, aromas, texturas e cores nas quais podemos confiar para dar mais saúde aos fios e ao couro cabeludo.

Em relação aos primeiros citados nessa lista, os shampoos, estes figuram entre os produtos essenciais para manter a limpeza e tratar de forma eficiente as nossas madeixas. Disponíveis nos mais diferentes tipos, eles podem atuar na manutenção da saúde dos fios de acordo com a necessidade de cada tipo, cor e textura de cabelos.

Pensa comigo: alguma vez você comprou aquele shampoo maravilhoso e, quando lavou os cabelos, sentiu que não fez efeito? Ou que limpou os fios, mas os deixou um aspecto ressecado e opaco? Aposto que sim! E isso pode mesmo acontecer. Sabe por quê? Simplesmente, você fez a escolha errada do produto para lavar os seus cabelos.

Atualmente, no mercado de cosméticos, há uma infinidade de shampoos com diferentes finalidades. Não é à toa que, muitas vezes, a gente acaba pirando na hora de escolher qual tirar da prateleira e levar para casa, não é verdade? Mas, o que a mulherada por aí não sabe é que a dica para escolher o melhor shampoo é conhecer o próprio cabelo e, depois, para que serve cada tipo do produto.

Se você ainda não sabe para que serve cada tipo de shampoo e qual é o ideal para o seu cabelo, continue lendo esse post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Afinal, os shampoos só limpam os cabelos?

tudo-sobre-shampoos

A função principal deste tipo de produto, independente do tipo, é mesmo a de limpar os fios e o couro cabeludo de maneira eficiente e profunda. No entanto, dependendo da finalidade do shampoo que você comprar e do pH dele, ele pode desempenhar outras funções além de só fazer essa limpeza.

No caso dos shampoos transparentes, a única função deles é lavar os cabelos, removendo todas as impurezas obtidas durante o dia. Já os translúcidos e leitosos vão além da limpeza, promovendo um tratamento e hidratação de cada um dos fios.

Portanto, antes de comprar o seu, verifique na embalagem as funções do shampoo e escolha aquele que mais se adéqua às necessidades dos seus cabelos.

Qual é a importância do pH dos shampoos?

para-que-serve-cada-shampoo

Essas duas letrinhas, que nada mais são do que uma sigla para o termo potencial hidrogeniônico, são de extrema importância para você entender as funções de cada um dos tipos de shampoos. É ela quem determina o potencial de limpeza e hidratação do produto e como ele age nos cabelos.

Por isso, deve ser um dos fatores mais importantes a se observar na hora de comprar o shampoo. Você pode procurar por essa informação no rótulo do produto ou ligar no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para pedir mais orientações.

A regra geral é: shampoos com pH alto (entre 7,5 e 8,5) costumam ser limpadores eficientes, uma vez que abrem as cutículas dos fios e removem os resíduos mais profundos, inclusive de cremes e tratamentos químicos.

Já os que possuem pH baixo (em torno de 4,5) são limpadores, mas são muito mais hidratantes. Agora que você já sabe o que é o pH dos produtos e qual a sua importância, confira a seguir os principais tipos e como utilizá-los.

Tipos

tipo-de-shampoo

Como falamos no decorrer desse artigo, há uma variedade grande de shampoos disponíveis no mercado da beleza, cada um com suas especificações e finalidades. E, para saber qual é o melhor para o seu cabelo, a dica é conhecer as funções de cada um deles.

Para te ajudar, nós selecionamos abaixo os principais tipos para você conhecer e entender melhor o que eles fazem. Vamos lá?

1 – Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos é um produto com pH alto, ou seja, altamente limpante, sendo essa a sua única função. Por isso, ele deve ser usado a cada 15 ou 30 dias, principalmente antes de tratamentos químicos pesados. Não deve ser utilizado por mulheres com cabelos muito ressecados.

As marcas mais conhecidas nesta linha de shampoos são: Natura Plant Limpeza Profunda, Pure Control (L’Oréal), Antirresíduos Hair Dry (Amend) e o Antirresíduos da  Neutrogena.

2 – Shampoo leitoso

Em geral, esses shampoos que possuem funções específicas, seja anticaspa, para disfunções no couro cabeludo, para cabelos tingidos ou extrasecos, entre outros. Eles possuem uma textura de leite, como, por exemplo, os shampoos Clear Anticaspa, Head and Shoulders, Vitamino Color (L’Oréal).

3 – Shampoo perolado

Tem função intermediária entre o transparente e o leitoso, sendo bom para limpar, mas excelente para hidratar. Bons exemplos são o Aboslut Repair (L’Oréal), Castanha (Natura Ekos) e boa parte dos shampoos da marca Dove.

4 – Shampoo transparente

Como nome diz, são produtos transparentes, mas que, em alguns casos, podem ter um pouquinho de coloração, como os shampoos de bebê. Esse tipo de produto costuma limpar mais que os perolados e leitosos.

Algumas das marcas mais conhecidas neste sentido são: Johnson’s Baby, Lumino Contrast (L’Oréal), Revitalização Pós-Química (Natura Plant), Seda Citric Fresh e Pantene Fusão da Natureza.

5 – Shampoo sem sulfato

São produtos que lavam os cabelos sem agredir muito os fios ou o couro cabeludo. Isso porque o shampoo sem sulfato não possui em sua fórmula o sulfato, uma substância responsável por fazer a espuma nos shampoos e fazer uma limpeza profunda, mas retirando a camada lipídica do couro cabeludo, o que pode deixar os fios desprotegidos e provocar o frizz, fios quebrados e ressecados.

As marcas mais conhecidas de shampoo sem sulfato são: Pós-Progressiva da Bioextratus, Eco Therapy (Amend) e o Shampoo Orgânico Antioxidante (Éh).

6 – Shampoo sem sal

Apesar de confundido com o shampoo sem sulfato, o shampoo sem sal é bem diferente deste. O sal a que se refere o produto é o cloreto de sódio, mas não aquele que usamos na cozinha, que, por sua vez, possui iodo em sua composição. Este tipo de shampoo é altamente benéfico à saúde dos nossos cabelos, principalmente aos cacheados ou afros.

Você pode saber mais sobre ele e os seus benefícios no post que fizemos sobre ele aqui no blog. As marcas mais conhecidas deste tipo de shampoo são o Shampoo sem Sal Phitoervas Algodão e Coco, Elseve Reparação Total 5 e Ecologie Fios Shampoo Refrescante.

7 – Shampoo translúcido

É uma espécie de shampoo perolado, variando as suas funções entre o transparente e o leitoso. Eles limpam pouco o cabelo, sendo necessário fazer a limpeza antes com o transparente ou o antirresíduos. As marcas mais conhecidas neste sentido são o shampoo Shitake (Bioextratus) e Shampoo Seda Repositor de Massa.

8 – Shampoo tonalizante

Trata-se de um shampoo com uma função bem diferente. Nada mais é do que um tipo de coloração, mas bem menos agressiva do que as tinturas comuns. Ao mesmo tempo em que colore, o shampoo tonalizante tenta manter a saúde da fibra capilar. É indicada, principalmente, para que quer mudar a cor dos cabelos de forma bem sutil e sem danificar os cabelos.

As principais marcas mais famosas são o Casting Creme Gloss (L’Oréal), Shampoo Tonalizante Soft Hair e Shampoo Tonalizante Revive Color.

9 – Shampoo desamarelador

É um shampoo ideal para quem descoloriu os cabelos. A principal função do produto, como o nome já diz, é tirar a cor amarelada dos fios loiros causada pelo uso de produtos e químicas no dia a dia, além dos fatores climáticos e exposição ao sol, cloro e sal.

Além de acabar com o chamado efeito “gema de ovo” nos cabelos loiros, o shampoo desamarelador também melhora o aspecto ressecado dos fios, muito comum em cabelos coloridos ou tingidos. As marcas mais conhecidas são o Shampoo Corretivo de Tratamento Desamarelador Alta Moda (Alfaparf), Shampoo Desamarelador Cabelos Descoloridos (Amend) e Shampoo Silver (L’oréal).

10 – Shampoo matizador

É o famoso shampoo de cor arroxeada utilizado para dar o efeito platinado aos cabelos loiros. O shampoo matizador é capaz de matizar (daí o seu nome) diferentes tons de loiro e tirar o efeito amarelado dos fios claros. Portanto, ele é muito utilizado por aquelas mulheres que não conseguiram alcançar o tom desejado na descoloração dos cabelos, que podem utilizá-lo várias vezes até atingir a tonalidade desejada.

Os produtos desta linha mais conhecidos são o Shampoo Matizador Specialist Blonde (Amend), Shampoo Matizador Silver (L’oréal) e Platinum Blond Shampoo Matizador Power (Magic Color).

11 – Shampoo anticaspa

É um produto destinado às pessoas que sofrem com a dermatite seborréica, mais conhecida popularmente como caspa. Nada mais é do que aqueles “flocos brancos” que saem do couro cabeludo e ficam no comprimento dos fios, dando aspecto de sujeira (apesar de não ter nada a ver com isso).

Os shampoos anticaspa agem na raiz dos fios amenizando a oleosidade excessiva e evitando, assim, o agravamento do problema. As marcas mais conhecidas são o Shampoo Clear Anticaspa, Shampoo Anticaspa Head & Shoulders e Kerium Shampoo-Gel Anticaspa (La Roche-Posay).

12 – Shampoo a seco

Trata-se de um tipo de shampoo que lava os cabelos a seco, ou seja, sem utilizar sequer uma gota d’água. É ideal para quem não tem muito tempo para lavar os cabelos com frequência, evitando que eles fiquem oleosos, com aspecto pesado e sem volume. As melhores marcas são o Shampoo a Seco Batiste, Shampoo a Seco Siàge Eudora e Shampoo a Seco Charming Cless.

13 – Shampoos caseiros

Para quem quer se livrar de qualquer tipo de substância química presente nos shampoos tradicionais e disponíveis nas prateleiras dos supermercados, a dica é apostar em receitas caseiras de shampoos, que contêm apenas ingredientes naturais em sua composição e, portanto, são menos agressivos aos cabelos. A melhor parte é que você pode fabricá-los em casa, sem gastar muito e tomar o seu tempo.

Dentre eles estão os famosos Shampoo Bomba e o Shampoo de Café, que você pode aprender como fazer lendo os nossos artigos aqui no blog. No caso deste primeiro, fique atenta às informações que nós mostramos no post antes de começar a usá-lo, ok?

Gostou das dicas? Então, aproveite e deixe um comentário aqui embaixo contando qual é o shampoo que você usa nas suas madeixas!

Até a próxima!

Comentar

/* ]]> */