Casa Limpeza

Como tirar cheiro de mofo da casa: respire aliviado com estas dicas

Cheiro de mofo

Nenhum imóvel está livre do bolor, mesmo quando está ocupado. Ou seja, mofo não é coisa somente de lugar fechado ou objetos guardados. Ambientes com pouca ventilação ou luminosidade baixa são os preferidos dos fungos. Como tirar cheiro de mofo da casa? Confira:

  • Despeje 1 litro de álcool (98%) em um recipiente
  • Acrescente 1/3 desta medida de cravo-da-índia
  • Deixe a mistura em repouso por 24 horas
  • Transfira a solução para um borrifador
  • Esvazie os armários e aplique com ajuda de um pano, espalhando bem
  • Espere o local secar completamente antes de recolocar suas roupas – caso contrário, elas poderão ser manchadas com a cor do cravo
  • Repita o procedimento de vez em quando para evitar que o mofo reapareça

Outro truque para eliminar fungos do guarda-roupas é passar bicarbonato de sódio usando uma esponja ligeiramente molhada.

O bolor sai rapidinho e demora mais a voltar, inclusive em casas de praia, onde a umidade é maior. Também é preciso deixar o lugar secar totalmente antes de colocar seus objetos outra vez.

Ao abrir a porta do armário e perceber o desagradável cheiro de guardado, retire tudo de dentro, coloque vinagre branco em um borrifador e mãos à obra! Espirre o produto em cada cantinho, sem esquecer as gavetas, claro.

Para completar o serviço, passe um pano úmido e deixe as portas do móvel abertas para secar tudo direitinho. A acidez do vinagre inibe a proliferação de microrganismos. Repita o processo no mínimo uma vez por mês.

Lembrando que depois de exterminar o mofo do ambiente, roupas e mobília, é importante caprichar nos cuidados para impedir o retorno dele. A manutenção depende do bom arejamento, isto é, de inibir o acúmulo de umidade.

Quando as roupas ficam guardadas há muito tempo, principalmente em áreas de alta umidade, ganham um aspecto amarelado e cheiro característico, que não saem com lavagem habitual.

Uma saída para reverter a situação é a seguinte:

  • Misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa (rasa) de sal para cada litro de água
  • Ferva as peças nesta solução durante 1 hora
  • Em seguida, enxágue bem as roupas em água corrente fria e seque-as normalmente
  • Em um recipiente, junte 1 xícara de amaciante e 1 de álcool em 1 litro de água
  • Despeje a mistura em um borrifador e aplique roupa por roupa antes de passar
  • Deixe secar totalmente antes de guardar os itens

Como tirar cheiro de mofo do banheiro, cozinha e muito mais

Uma técnica famosa é deixar giz de lousa nos cantinhos dos cômodos para ajudar a combater o acúmulo de umidade.

Quem tem uma estufa pode ligar o ar quente na casa por uma hora para acabar com o mofo. No inverno, esta dica é recomendada uma vez por semana; no verão, basta uma vez por mês. A estratégia serve para ambientes, armários e colchões.

Sachês de tule com cravos-da-índia ou bolas de madeira de cedro são ótimas medidas caseiras para eliminar o odor ruim e absorver a umidade.

As paredes ficam mais protegidas do problema se receberem tintas isolantes e impermeabilizantes.

Veja também

Para limpar os azulejos diariamente, use vinagre branco. O produto é suficiente para afastar os fungos.

Mas se as paredes já estiverem manchadas, prepare uma solução com ½ medida de água e ½ de água sanitária. Aplique e deixe agir por alguns minutos. Depois, remova o líquido com um pano limpo.

As ações sobre como tirar cheiro de mofo da casa ficam mais eficazes quando os colchões recebem atenção. Para isso, coloque bicarbonato de sódio em uma peneira grande e pulverize o pó sobre as superfícies. Espere agir durante 10 minutos e aspire.

Partiu colocar as dicas em prática! Sua saúde merece dar adeus ao bolor definitivamente.

Até a próxima…