Casa Limpeza

Tirar mancha de caneta da roupa é possível! Saiba como

Mancha de caneta na roupa

Tirar mancha de caneta da roupa não é uma tarefa fácil, mas é possível desde que sejam utilizados os recursos certos. Alguns truques caseiros prometem resolver o problema, e hoje eu trago os mais indicados para tentar devolver o aspecto impecável aos tecidos:

  • Para remover mancha de caneta azul tradicional, molhe um chumaço de algodão no álcool e passe delicadamente no local afetado. Se a marca for intensa, é possível que você precise repetir o procedimento várias vezes até eliminar toda a tinta.

Atenção: trocar o algodão por esponja ou outro item não é recomendado, porque pode danificar a roupa.

  • Outra dica é colocar um pouco de detergente de louça branco na mancha. Espere agir por 1 hora e, com ajuda de um pano de algodão seco, esfregue o produto suavemente na área tingida. Em seguida, lave como de costume.
  • Quando a criançada resolve desenhar e pintar, mais cedo ou mais tarde aparece alguma manchinha de caneta nas roupas delas. Para eliminar de modo fácil e eficiente a tinta, esquente um pouco de leite e despeje no local.

O segredo é ir colocando o líquido durante 5 minutos, aos poucos, sempre esfregando com as palmas das mãos, para evitar rompimento das fibras da roupa. Depois, basta lavar normalmente. Esta dica vale principalmente para as canetinhas do tipo hidrocor.

Soluções para retirar tinta de caneta das roupas

Se as manchas são provocadas por tintas à base de óleo, como as utilizadas nos marcadores permanentes e produtos semelhantes, água e sabão não são as melhores opções. Só um removedor específico pode “quebrar” os óleos e, portanto, facilitar a remoção.

Antes de aplicar a substância, absorva a tinta com um pano de microfibra, retirando o líquido em excesso. Um erro comum é fazer isso com toalha de papel, que acaba deixando pedaços no tecido, atrapalhando ainda mais o processo.

O passo seguinte é a utilização de álcool isopropílico, laquê aerossol ou sabão antibacteriano diretamente na mancha. Eles agem como removedor de tinta, ou seja, fazem aquela quebra de óleo da qual falei antes.

Enquanto os produtos estão úmidos, ponha a roupa na lavadora com o sabão em pó, na temperatura habitual, separadamente para não manchar outras peças. Terminada a lavagem, verifique se a mancha sumiu antes de colocar o item para secar.

A crença popular diz que é necessário ferver as roupas manchadas com tinta. Mas isso não é verdade. A temperatura do programa de lavagem indicado para o tipo de roupa que você pretende higienizar já resolve.

A maioria das canetas, felizmente, possui tintas à base de água, que são mais fáceis de retirar, dispensando inclusive os removedores especiais. Já nas manchas maiores e mais resistentes, o melhor é fazer um pré-tratamento antes de levar as roupas à máquina.

Em geral, um pano lavável de microfibra é o aliado perfeito na absorção de boa parte das tintas derramadas em tecidos. O que não deve ser feito esfregando ou limpando como se fosse uma parede ou chão, por exemplo.

O movimento dever ser executado como se estivesse fazendo uma leve pressão ou carimbo, para absorver a mancha até a tinta secar e deixar de penetrar na roupa.

Em casos de manchas grandes, há ainda a possibilidade de aplicar um removedor à base de água encontrado em lojas especializadas. A vantagem é que ele praticamente dissolve a marca de tinta em partes menores, facilitando o procedimento.

Veja também

De qualquer forma, tirar mancha de caneta da roupa depende também de agilidade. É preciso tomar providências o quanto antes. De preferência quando a tinta ainda está fresca. Quando ela seca e adere ao tecido, a missão pode ser mais complicada.

Aproveite as dicas de hoje e recupere aquela peça preferida!

Até breve…