Casa Limpeza

Como tirar riscos de móveis de madeira? Veja truques infalíveis!

Tirar riscos de móveis de madeira
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você já ouviu falar que dente de alho e cera de abelha servem para remover riscos de madeira? Confira hoje estes e outros segredinhos para manter seus móveis impecáveis por mais tempo.

Antes de começar o processo de reparo, é importante limpar bem a madeira com uma solução de limpeza que leva um pouco de detergente em água quente. Mergulhe um pano (sem pelos e fiapos) nela; torça para remover o excesso e passe no local para eliminar impurezas.

Isso ajuda no trabalho de recuperação porque remove gordura, cera, sujeira, poeira ou resíduos de lustra-móveis.

Deixe a madeira secar completamente antes de iniciar o conserto.

Como dar adeus aos riscos nos móveis

Mobílias de madeira são duráveis e dão um charme aos ambientes. Porém, são suscetíveis a arranhões e marcas.

Nada mais desagradável do que ver aquela peça que tanto gostamos marcada devido queda de um objeto duro sobre ela ou um golpe de outro elemento como uma cadeira.

Agir rapidamente faz muita diferença ao tentar remover uma marca. As chances de sucesso são maiores quando a ação é imediata.

Quando o arranhão é profundo, é fundamental a retirada do polimento ou verniz na área atingida. Faça assim: prepare uma bola de algodão ou pano; coloque-a dentro de um pano macio e torça, ou crie um nó. A ideia proporcionar firmeza e facilitar o uso.

Ferva água em um recipiente, jogue o a bola dentro, aperte-a um pouco para evitar líquido demais e passe-a na marca, com cuidado para que a água não escorra para outros lugares. Nada de manchar a parte que está intacta!

Durante o procedimento, a água deve estar fervendo o tempo inteiro, para você ir aplicando até o arranhão sumir.

Espere o móvel secar naturalmente durante 12 horas, no mínimo. Depois, passe uma lixa fina para nivelar as áreas e dê o acabamento necessário para igualar a peça;

Lembrando que a mobília de madeira que é antiguidade pode precisar de conserto profissional. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de colocar em prática qualquer técnica. Isso vale para os riscos em móveis de couro.

Já as marcas menores em geral podem ser consertadas em casa, sem desmontar o item.
E tem mais! Os pequenos riscos na superfície podem ser eliminados esfregando uma pasta feita com óleo mineral e pedra-pomes. O método funciona melhor se você utilizar uma palha de aço extrafina com cuidado.

As fissuras na madeira escura são amenizadas com iodo. Aplique o produto com um cotonete. Simples assim…

Como remover marcas leves nos móveis

Arranhões superficiais podem ser retirados com uns bons dentes de alho. Para isso, basta esfregar o alimento no local danificado até preencher as pequenas fissuras. Aí, é só esperar secar completamente a área e, em seguida, eliminar o alho que ficou com um pano. Finalize com cera.

Quer amenizar imperfeições ou arranhões nos móveis? Preencha a superfície prejudicada com cera de abelha, e esfregue um pedaço de pano seco para lustrar.
Especificamente na mobília de nogueira, a dica é passar um pedaço de noz- moscada no arranhão.

Outra opção para resgatar o aspecto da mobília é usar os kits restauradores.

Existem diversos no mercado atualmente. Um deles conta com uma caneta capaz de corrigir pequenos riscos e fissuras. E ainda traz variação de cores para combinar melhor com cada móvel e deixar o acabamento nota dez.

Quando o buraco é mais profundo, cera derretida dentro dele pode resolver o problema.

A maioria dos móveis de madeira tem acabamento em verniz, poliuretano ou goma-laca. Em caso de dúvida sobre qual a melhor estratégia para tirar riscos de móveis assim, os profissionais de lojas de construção e ferragens podem auxiliar também.

Boa sorte, e até a próxima!

/* ]]> */