Maternidade

Tratamentos e remédios caseiros para cólica de bebê: conheça agora!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A cólica é muito comum em bebês com até 3 meses de vida. Suas causas ainda não foram definidas com precisão pela medicina, mas já há alguns conhecimentos básicos que ajudam a lidar com esse incômodo que faz o bebê sofrer tanto.

Neste artigo, confira dicas de tratamentos e remédios caseiros para cólica de bebê. E lembre-se sempre de conversar com o médico pediatra, certo?

Veja também:

1. Chá de erva doce

O chá de erva doce é muito conhecido por suas propriedades medicinais que ajudam no trato intestinal. O chá de erva doce pode ajudar a aliviar os gases e facilitar a digestão.

Ao dar qualquer chá para seu bebê, tome cuidado com a quantidade, para que não atrapalhe nas mamadas. No caso de bebês que mamam no peito, procure oferecer o chá em recipientes sem bico artificial, para que o bebê não desmame.

No caso de bebês recém-nascidos, sempre converse com seu pediatra antes de oferecer qualquer coisa que não seja leite materno ou artificial.

2. Chá de chicória

A chicória ajuda na digestão dos alimentos e contribui para que o bebê tenha mais facilidade para eliminar os gases que causam desconforto.

Lembrando que, ao dar qualquer chá para seu bebê, tome cuidado com a quantidade, para que não atrapalhe nas mamadas. No caso de bebês que mamam no peito, procure oferecer o chá em recipientes sem bico artificial, para que o bebê não desmame.

No caso de bebês recém-nascidos, sempre converse com seu pediatra antes de oferecer qualquer coisa que não seja leite materno ou artificial.

3. Bolsa térmica caseira

A bolsa térmica caseira é muito fácil de fazer e pode ajudar a acalmar o bebê, pois ela aquece a barriga, relaxando a musculatura do bebê e ajudando a eliminar os gases, além de acalmá-lo.

Confira aqui como fazer uma bolsa térmica caseira de maneira fácil.

4. Banho de balde

O banho de balde é um tratamento muito fácil para a cólica do bebê. Isso acontece porque quando o bebê está no balde envolto com água morna, ele fica em condições muito parecidas com o útero da mãe. Essa sensação de aconchego traz muita calma e tranquilidade ao pequeno, que consegue relaxar.

Veja como fazer o banho de balde neste artigo.

5. Faça um charutinho

O charutinho é uma técnica para trazer a mesma sensação de aconchego que o banho de balde proporciona, mas para fazê-lo, basta usar uma manta ou um cueiro. Confira:

Quando fizer o charutinho, vá para um lugar calmo, silencioso e com uma luz suave. Embale o bebê em seu colo fazendo sons repetitivos. Os bebês recém-nascidos costumam gostar de sons de “shhh” bem suave. Sempre embale o bebê em movimentos repetitivos. Isso ajudará a aliviar a cólica.

A cólica é um problema que pode causar muito transtorno para os pais, da mesma forma que causa sofrimento ao bebê. Nós preparamos uma série de artigos sobre cólica de bebê para ajudar você a lidar com esse problema. Confira:

 

/* ]]> */