Beleza Cabelos

Twist no cabelo: aprenda técnica de texturização para cachos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você está fazendo a transição capilar e não aguenta mais ver os seus cachos indefinidos, com fios meio lisos e meio cacheados? A dica, neste caso, é investir em técnicas de finalização com texturização para induzir o cabelo a voltar ao seu estado natural, sem precisar de qualquer acessório, química ou aparelho – como o babyliss – para modelar os caracóis.

Uma maneira fácil e simples de texturizar as madeixas cacheadas é usando o twist, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje. A técnica permite que você entrelace duas mechas de cabelo, da raiz às pontas dos fios, de modo a formar algo bem parecido com o movimento de um “tornado”.

A ideia de fazer twist no cabelo é dar definição e forma aos cachos sem alterar a estrutura do fio, como acontece quando se usa o babyliss, que queima a fibra capilar, ou qualquer outro produto químico. Além de caros, eles podem danificar ainda mais os seus cachos e fazer com que o período de transição dure ainda mais tempo do que deveria.

Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender como fazer essa técnica para deixar os seus cabelos cacheados do jeito que vieram ao mundo de forma natural e com um visual de dar inveja! Vem comigo!

Qual é o efeito do twist?

Como você já leu nos parágrafos anteriores, o twist nada mais é do que uma técnica de texturização que você pode usar para finalizar a modelagem dos seus cabelos cacheados. A ideia é induzir os cachos sem precisar de produtos químicos ou babyliss para isso, já que estes procedimentos podem danificar ainda mais os fios por alterarem a estrutura da fibra capilar.

Com o twist, você pode modelar os seus cachos de forma natural e sem agredi-los, obtendo mesmo efeito definido que o babyliss ou outro procedimento oferece. A técnica é ideal para ser feita em cabelos cacheados ou crespos tipo 4 (se você ainda não sabe qual é o seu tipo de cabelo, clique aqui e descubra lendo o nosso post.), já costumam ser mais porosos, o que pode dar um efeito ainda mais eficiente.

Para quem não sabe, um fio poroso é aquele que tem as cutículas (camadas que cobrem o fio) mais abertas, parecendo com umas ranhuras. Por isso, a aderência ao penteado fica mais fácil, uma vez que as mechas conseguem se prender bem umas nas outras.

Vantagens

Ao fazer o twist, você pode obter vários benefícios ao mesmo tempo para os seus cachos, ainda mais se estiver passando pela fase de transição capilar. Em vez de ficar usando o babyliss, por exemplo, para encaracolar a parte do cabelo que ainda está lisa por conta dos alisadores químicos e chapinha que você usou no decorrer dos anos, até que ela cresça para fazer o corte, você pode fazer o twist apenas entrelaçando uma mecha na outra para induzir os seus cachos.

Com um jeito simples e custo zero, você pode formar caracóis no cabelo sem se preocupar com possíveis danos aos fios.

Como fazer? Veja passo a passo

Agora que você já sabe como fazer o twist, chegou a hora de colocar as mãos à obra e aprender a técnica para texturizar os seus cachos. Vale lembrar que você vai precisar de bastante creme para pentear ou leave-in. Vamos lá?

Passo 1: Lave bem os cabelos como de costume, de preferência com shampoo e condicionador específicos para cachos.

Passo 2: Agora, retire o excesso de água com a ajuda de um papel toalha (para evitar o frizz) e divida o cabelo em mechas pequenas. A quantidade vai depender da espessura que você pretende que os seus cachos fiquem ao final do processo. Se quiser mais caracóis mais finos ou mais grossos, diminua ou aumente o volume das mechas.

Passo 3: Em seguida, comece a aplicar o creme para pentear ou leave-in em cada mecha, dividindo-as em duas partes e entrelaçando uma parte na outra, da raiz às pontas.

Passo 4: Feito isso, é só deixar o cabelo secar por cerca de oito horas.  Uma boa ideia é fazer o procedimento à noite e deixar secar até o dia seguinte, deixando para soltar os enroladinhos ao acordar.

Passo 5: Ao chegar no dia seguinte pela manhã, basta fazer o processo inverso ao que você fez em cada mecha no início. Desenrole as mechas entrelaçadas e abra os cachos que se formaram.

Passo 6: Quanto mais você conseguir abri-los, mais naturais eles ficarão. Se for o caso, use um garfo ou pente desmanchar os twist e soltar a raiz. O resultado será de mais volume e menos frizz.

/* ]]> */