Beleza Unhas

Unhas espelhadas: Aprenda como fazer passo a passo!

Unhas espelhadas

Se você é apaixonada por nail art, provavelmente já ouviu falar das unhas espelhadas.

Muito além do efeito metalizado, elas possuem um efeito cromado intenso, tão brilhante que chega a refletir imagens, como um espelho. As mais comuns são as prateadas e douradas, mas com o avanço das técnicas de decoração de unhas, hoje já existem unhas espelhadas coloridas e com detalhes.

Quer saber mais? Então leia este post, saiba tudo sobre a técnica e aprenda a fazer passo a passo.

Como as unhas espelhadas são feitas?

Se você pesquisar sobre unhas espelhadas verá que existem diversas técnicas, com diferentes materiais para chegar a este efeito.

O mais simples é com esmaltes com efeito espelhado (mirror effect). Eles dão um efeito cromado (não confunda com metalizado!) e se você tiver habilidade com a esmaltação, pode alcançar um efeito bem próximo ao espelho. É rápido, prático e não tem segredo.

A segunda técnica é feita com um pó chamado Metal Glitter, que aplicado após a esmaltação, confere o efeito cromado às unhas.

E há ainda uma terceira técnica, a nail art foil, mais trabalhosa, mas que garante os melhores efeitos. Ela é feita através do decalque de folhas laminadas sobre as unhas.

A seguir, confira como conseguir unhas espelhadas através do passo a passo das técnicas com Metal Glitter e com foil.

A aplicação passo a passo para unhas espelhadas com Metal Glitter

O Metal Glitter é um pó metalizado bem fino que aplicado sobre o esmalte confere um efeito cromado.

Para fazer unhas espelhadas com Metal Glitter você vai precisar de:

  • Esmalte escuro em gel (preferencialmente preto);
  • Esponjinha de sombra;
  • Metal Glitter;
  • Pincel largo;
  • Selante para esmalte em gel;
  • Câmara UV;
  • Esmalte tipo top coat.

Aplicação passo a passo:

  1. Aplique uma camada do esmalte em gel escuro e aguarde secar totalmente. Use preferencialmente esmalte preto, pois este intensifica o efeito do Metal Glitter;
  2. Com uma esponjinha de sombra, aplique o Metal Glitter friccionando-o sobre as unhas esmaltadas e secas;
  3. Repita o procedimento até atingir o efeito espelhado em toda a superfície da unha;
  4. Com a ajuda do pincel, remova os resíduos de Metal Glitter das unhas;
  5. Aplique o selante para unhas em gel e coloque as mãos em uma câmara UV para secagem;
  6. Finalize com o top coat.

O efeito fica melhor com esmalte em gel, mas pode ser aplicado com esmalte normal. Neste caso, é preferível aplicar o Metal Glitter no dia seguinte à esmaltação, para garantir que o esmalte esteja bem seco. Para esmalte normal, não é necessário usar câmara UV.

Veja também

Algumas mulheres têm conseguido bons efeitos ao utilizar sombra em pó no lugar do Metal Glitter, que pode ser um pouco difícil de achar em algumas cidades.

A aplicação passo a passo para unhas espelhadas com foil

Unhas espelhadas douradas

Os foils são rolinhos de papel laminado específicos para a aplicação nas unhas. Podem ser encontrados lisos e nas cores básicas, como prateado e dourado, ou com detalhes e estampas.

Para fazer unhas espelhadas com foil, você vai precisar de:

  • Esmalte metalizado com cor similar à do foil;
  • Foil laminado;
  • Cola específica para foil;
  • Selante específico para foil;
  • Esmalte finalizador tipo top coat;
  • Palito de unha.

Aplicação passo a passo:

  1. Pegue o foil (rolo de papel laminado) e corte em retângulos conforme o tamanho das suas unhas;
  2. Passe uma camada do esmalte metalizado nas unhsa e espere secar totalmente. É importante que seja em uma cor próxima à do foil, pois se o decalque deste falhar, o erro não ficará muito evidente;
  3. Passe uma camada fina e uniforme da cola e aguarde cerca de dez minutos para que ela alcance o ponto. Este tempo de espera é importante para ativar as propriedades da cola;
  4. Passados os dez minutos, pegue o retângulo de foil e coloque suavemente sobre a unha, com a estampa voltada para cima;
  5. Com a ajuda do palito de unha, pressione delicadamente o foil sobre toda a superfície da unha para que este fique aderido por completo;
  6. Depois que o foil estiver totalmente aderido, retire o papel puxando-o da base para a ponta da unha. Você notará que a estampa foi completamente transferida para superfície da unha;
  7. Na sequência, aplique uma camada fina e homogênea de selante. Ele serve para não enrugar o foil e prepara-lo para receber o top coat;
  8. Finalize aplicando o top coat.

Apesar de ser trabalhoso, o processo não exige muita habilidade, não faz sujeira e o efeito é incrível, pois como o foil é uniforme, o visual espelhado é muito real, diferente dos esmaltes cromados, que podem ficar com marcas de pincelada.

Independente da técnica escolhida, as unhas espelhadas são lindas e causam impacto no visual. No entanto, conferem cuidados, como sempre usar um finalizador top coat, evitar contato muito prolongado com água e produtos químicos. Para tirar também é super fácil, basta utilizar um removedor de esmaltes.

Você já conhecia as unhas espelhadas? Qual técnica você prefere, com foil ou Metal Glitter? Compartilhe sua opinião nos comentários!