Emagrecimento Nutrição Plantas Medicinais Saúde

Veja aqui 10 benefícios do aspargos para a saúde

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Quem iria imaginar que uma espécie da família dos lindos lírios poderia servir como um alimento saudável na dieta humana? É isso mesmo! O aspargos – ou espargos, melindre, espargo, aspargo-hortense, como também é conhecido pelo Brasil e mundo afora – é um tipo de lírio que, além de poder ser introduzido na nossa rotina alimentar, também pode trazer vários benefícios à saúde.

Dentre os principais deles está o emagrecimento rápido e saudável, além da prevenção e combate a vários tipos de doenças, como o câncer e a hipertensão. Não é à toa que ele está entre os alimentos favoritos nas cozinhas de todo o mundo, principalmente em países europeus e chineses.

Além de saboroso e agradável de preparar na cozinha, podendo ser combinado com outros legumes, carnes e até frutos do mar em pratos tradicionais e deliciosos; ou mesmo consumido cru em saladas e cozido em sopas, o aspargos também possui propriedades medicinais que podem ser de grande utilidade para cuidar do bom funcionamento do organismo.

E os nossos mais antigos antepassados já sabiam o quão poderoso é este alimento. Conhecido desde a Roma Antiga, mais precisamente há 200 anos antes de Cristo, o aspargos já era considerado uma iguaria gastronômica e medicamento eficiente contra diversas enfermidades.

Pouco calórico e bastante nutritivo, o vegetal da família dos lírios pode ser um grande aliado da sua saúde e beleza. Quer saber mais sobre os benefícios do aspargos? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o poderoso alimento.

Benefícios

beneficios-do-aspargos-para-saude

1 – Previne o câncer

Por conter um antioxidante chamado glutatinona em sua composição, o aspargos pode ser um grande aliado para combater o câncer. O antioxidante é responsável por desintegrar agentes cancerígenos e, portanto, prevenir o desenvolvimento da doença no nosso organismo. Ainda, devido aos seus efeitos laxantes, o vegetal pode ajudar no combate ao câncer de cólon.

2 – Combate doenças inflamatórias

Graças à presença de vários nutrientes anti-inflamatórios em sua composição, como os flavonóides quercetina, laempferol, rutina, isoramnetina, além das saponinas, o aspargos pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite e a asma, além das chamadas doenças auto-imunes.

3 – Previne doenças cardiovasculares

Por ser um alimento livre de gorduras e colesterol, além de excelente fonte de uma substância chamada saponina, o aspargos pode ser um grande aliado no combate ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Isso porque a substância ajuda na redução do colesterol ruim (LDL), o que é um fator essencial para evitar enfermidades relacionadas ao coração.

4 – Melhora a saúde intestinal

Rico em fibras dietéticas, como a inulina, o aspargos auxilia no crescimento de células benéficas para o funcionamento do intestino e ajuda na manutenção do sistema digestivo. O resultado é de diminuição nas incômodas constipações e distúrbios intestinais.

5 – Aumenta a imunidade

Graças à presença de vitamina K em sua composição, o vegetal também pode ajudar a melhorar a resistência do nosso sistema imunológico. O resultado é de menos doenças, como gripes e resfriados.

aspargus

6 – Faz bem para a gravidez

Uma excelente fonte de ácido fólico, o aspargos pode e deve ser inserido na alimentação de grávidas e mulheres que estejam amamentando. Para quem não sabe, o ácido fólico é essencial para prevenir o desenvolvimento de problemas no tubo neural dos bebês.

7 – Previne o envelhecimento precoce

Devido à presença de propriedades antioxidantes em e, ainda, de vitamina C em sua composição, o aspargos pode ser um alimento essencial para combater e prevenir o envelhecimento precoce da pele. Isso porque esses nutrientes ajudam a combate os radicais livres responsáveis pelo desgaste celular.

Por isso, se você quer cuidar da pele e deixá-la com aparência mais jovem e saudável, o vegetal pode ser um grande aliado da sua beleza se inserido na alimentação de forma regular.

8 – Melhora a saúde dos ossos

Rico em vitamina K, o consumo de aspargos pode ajudar na síntese de osteocalcina, uma proteína responsável por fortalecer os ossos. Ainda, acrescentar o alimento à sua rotina alimentar pode impedir o acúmulo de cálcio no tecido ósseo, problema que acarreta doenças como a aterosclerose.

9 – Previne doenças nos olhos

Por conter uma alta concentração de vitamina C em sua composição, o aspargos pode ser um alimento essencial para melhorar a saúde dos olhos. O resultado é de combate e prevenção de doenças oculares relacionadas ao avanço da idade, como a degeneração macular e a catarata.

10 – Ajuda a emagrecer

Esse é um dos principais benefícios do consumo regular do aspargos na alimentação. Por ser rico em fibras, o vegetal pode ser essencial para ajudar na perda de peso de forma rápida e saudável. Isso porque esses nutrientes são ideais para prolongar a sensação de saciedade no estômago, o que evita a fome descontrolada e fora de hora, que tanto nos engorda.

Outro benefício das fibras presentes no aspargos é ajudar no fluxo intestinal, combatendo a prisão de ventre, o que também facilita no emagrecimento.

Além disso, o alimento contém propriedades antioxidantes, que promovem o efeito diurético no organismo e ajudam a eliminar as toxinas do nosso corpo, aquelas que causam os incômodos inchaços na barriga e provocam a retenção líquida.

Comentar

/* ]]> */