Casamento Looks Moda

Vestidos de casamento: Dicas para noivas, madrinhas e convidadas

Vestidos de casamento

Escolher um vestido especial, romântico e, ao mesmo tempo, moderno e elegante, é a principal tarefa de uma mulher que vai se casar ou participar de uma cerimônia matrimonial, seja ela realizada no civil ou no religioso.

Principalmente no caso das noivas, que são a atração especial de todo casamento, é primordial que ela pesquise bastante sobre o modelo de vestido que combina com o seu corpo e tom de pele, além de decidir qual é o ideal para o estilo horário do evento e que combine com sua personalidade também.

No caso das madrinhas e convidadas, a escolha é menos complicada, mas não muito fácil de fazer, sendo o principal requisito de não aparecer mais que a noiva.

Por isso, para ajudar você que está louca atrás de um vestido bacana e que seja a sua cara, nós preparamos uma lista com algumas ideias interessantes que você pode anotar no seu caderninho e correr para a loja comprar/alugar o seu.

Vamos lá?!

Vestidos para cada tipo de corpo

Segundo os especialistas em moda, o principal fator que uma mulher – qualquer uma – deve levar em consideração na hora de escolher o vestido, seja ele para um casamento ou qualquer outra ocasião, é o tipo de vestido que valorize o seu corpo. Ou seja, a escolha ideal tem que ter cortes que combinem com o seu tipo de silhueta (curvas).

tipos-de-corpo

Veja como funciona:

Corpo ampulheta

Neste tipo de corpo, os ombros e colo são equilibrados com o quadril e a cintura é bem definida. Portanto, é importante comprar um vestido que destaque bem a cintura. Modelos com decotes em “V”; vestidos colados com comprimento acima do joelho para não “achatar”; modelos com alcinha e frente única, bem acinturados, são uma boa escolha para quem tem esse tipo de corpo.

Quais evitar? Vestidos muito amplos, ou seja, que dão a impressão de mais volume.

vestidos-de-festa-para-corpo-ampulheta

Corpo retângulo

Os ombros e o colo são do mesmo tamanho que o quadril, mas a cintura não é tão definida. Por isso, o vestido ideal deve destacar principalmente a cintura. A dica é investir em vestidos com mais informações na região do colo (que criam mais volume) e em listas na horizontal.

Modelos transpassados também valorizam, porque criam curvas. Os vestidos mais indicados são o tubinho e o trapézio.

Quais evitar? Vestidos de corte reto e modelagens amplas, que costumam acentuar ainda mais a falta de curvas no corpo.

[yuzo_related]

corpo_retangulo

Corpo pêra

Nesse tipo de corpo, o quadril é maior que os ombros e o colo. Portanto, o vestido deve destacar a parte superior da silhueta. Os vestidos mais indicados para quem esse estilo de corpo são os de tonalidades mais claras, estampas e detalhes na parte superior do corpo para equilibrar a silhueta.

Modelos império, frente única, tomara que caia e chemisier (modelos feitos com tecidos mais leves, que lembram uma camisa) são ótimas opções para aumentar os seios, as costas e os ombros. Pode-se investir em ombreiras discretas para alinhar a cintura com os ombros.

Quais evitar? Modelos de cores claras na parte inferior para não dar mais volume ao quadril.

vestidos-de-festa-para-corpo-pera

Corpo oval

O corpo oval, como o nome já evidencia, é mais arredondado. Portanto, o vestido escolhido deve destacar o colo e os braços da mulher. São indicados modelos com decotes em cortes “V” e “U”; vestidos com cortes até a altura do joelho, mangas longas e saias com corte reto.

Quais evitar? Vestidos muito largos ou justos demais. Modelos com pregas, cintos, claros ou com recorte abaixo do busto não combinam com este tipo de corpo também.

vestidos-de-festa-para-corpo-oval

Corpo triângulo invertido

Este tipo de corpo evidencia os ombros e o colo mais largos que o quadril. Por isso, é importante que o vestido destaque a parte inferior do corpo da mulher. Os vestidos ideais devem ter detalhes grandes ou pequenos na parte de baixo do corpo e tons mais escuros na parte de cima, para diminuir o volume.

Neste caso, os modelos mais indicados são o tubinho, trapézio e chemisier.

Quais evitar? Vestidos com ombros estruturados, tomara que caia e frente única.

vestidos-de-festa-para-corpo-triangulo-invertido

Artigo Relacionado: Confira dicas de vestidos para casamento

Vestidos para noivas

Elas são as estrelas do casamento! Então, caprichar no look é essencial para tornar o momento inesquecível. A boa notícia é que há uma variedade enorme de vestidos para as noivinhas de plantão, que variam entre curtos, médios e longos, e que podem usados em cerimônias no civil ou religioso, de dia ou de noite, em qualquer ambiente romântico.

De acordo com especialistas em moda e estética, o mais importante na hora de escolher um vestido de casamento é levar em consideração o seu tipo de corpo (silhueta) e escolher o tecido e cortes do vestido que marcará o momento. É interessante que o decote e saia do vestido dêem uma aparência elegante e bonita ao corpo da noiva.

Veja os vestidos ideais para cada tipo de silhueta:

Vestido de noiva estilo princesa

vestido-de-noiva-estilo-princesa

É ideal para as noivas que têm o corpo estilo ampulheta, retângulo ou triângulo invertido, já que o modelo destaca bem a cintura e disfarça a parte de baixo muito desproporcional ao colo e seios.

O vestido tem esse nome por sua semelhança com os vestidos das princesas da Disney. Suas principais características são saia larga e bem armada, decote reto com mangas curtas. São mais indicados para casamentos noturnos e chiques.

Vestido de noiva estilo sereia

Vestido-de-Noiva-Sereia

É indicado para noivas com o tipo de corpo de ampulheta e retângulo, ou seja, também marca bastante a cintura. O seu modelo é marcado por ser justo nas pernas e largo na barra, lembrando o corpo de uma sereia. Deve ser evitado por noivas mais gordinhas ou com o quadril mais largo, como no caso de quem têm o corpo pêra ou oval.

Vestido de noiva com camadas

vestido-de-noiva-com-camadas

É uma boa opção para quem tem ombros e colo mais largos que os quadris, como é o caso do corpo estilo triângulo invertido. Ele é indicado para esconder as pernas finas e igualar os ombros com os quadris. A sua característica principal é a saia com diversas camadas, que fica bem rodada e volumosa.

Vestido de noiva com saia em “A”

vestido-de-noiva-saia-em-a

Esse modelo é ideal para praticamente todos os tipos de silhueta, como o ampulheta, pêra, oval e triângulo invertido. Eles são justinhos na parte de cima e, à medida que descem pelo corpo da noiva, ganham mais volume. As saias são drapeadas e levemente armadas. O modelo pode ser usado em casamento de dia ou de noite.

Vestido de noiva estilo tubinho

vestido-de-noiva-estilo-tubinho

Ideal para quem tem o corpo retângulo ou triângulo invertido. O modelo é super indicado para noivas mais modernas e que gostam de mostrar as curvas. Ele pode ser usado em casamentos durante o dia ou à noite. Se a festa for mais discreta, mais íntima, a versão curta cai muito bem.

Vestido de noiva com costa nua

Vestido-Internovias-com-mangas-compridas-e-decote-nas-costas

Noivas com busto mediano e quadris médios podem abusar desse modelo de vestido. Os decotes nas costas ou costa nua estão super na moda e podem deixar o vestido de casamento bem elegante e ousado. Ele pode ser usado em qualquer tipo de casamento, em qualquer horário do dia.

Vestido de noiva com corpete

vestido-de-noiva-com-corpete

Por destacar bem a cintura, combina bastante com noivas que têm o corpo estilo ampulheta ou retângulo. O modelo é justo na parte de cima e marca bastante a cintura. Caem super bem com saias mais soltas e armadas. Os vestidos lembram os vestidos de décadas passadas.

Vestido de noiva tomara que caia

vestido-noiva-tomara-que-caia

Esse modelo é um dos mais procurados pelas noivas brasileiras e destacam bem o busto, ajudam a marcar a cintura e são ótimos para quem for usar saias armadas. Se for para ter decote, é bom ter cuidado com o exagero. O vestido é ideal para quem tem corpo pêra, pois pode aumentar um pouco o volume dos seios.

Vestido de noiva com decote em V

vestido-de-noiva-com-decote-em-v

É uma boa opção para quem é baixinha. Esse modelo é bastante procurado pelas noivas brasileiras, pois alongam bem o corpo. Geralmente, é usado com um decote no formato de coração, que é o mais indicado para quem não quer mostrar muita coisa.

Vestidos para madrinhas de casamento

Ao escolher o vestido perfeito para um casamento, a madrinha da cerimônia matrimonial – assim como toda noiva e qualquer outra mulher – também deve levar em consideração o seu tipo de corpo e o que combina mais com a sua personalidade. As cores e os cortes devem ser um forte do vestido da madrinha, já que ela vai aparecer em todas as fotos do momento e vai estar grande parte do tempo no altar com os noivos.

Todos estes fatores devem ser lembrados na hora de escolher o look para o grande dia, pois aquela privilegiada que foi escolhida a dedo pela noiva para abençoar a união não pode fazer feio na data especial.

Confira as principais dicas de vestidos para as madrinhas de casamento:

Vestidos com transparência e cores envelhecidas para casamento

São vestidos trabalhados com mais cautela e em cores de tons mais envelhecidos, como o rose e o nude. Eles são indicados por serem mais românticos e menos chamativos, pois a madrinha não pode tomar a atenção da noiva. Se for o casamento for à noite, aposte nos vestidos mais longos. Se for durante o dia, em modelos mais curtos, mas sem exageros.

vestidos-de-casamento-para-madrinhas-de-transparencia-e-cores-envelhecidas

Vestidos com cintura marcada para casamento

São ideais para as madrinhas que se preparam para o casamento com uma boa dieta e estão com uma cintura de pilão. Eles marcam bem a cintura e dão muita elegância para a mulher. Para aquelas que estão mais gordinhas, com uma barriguinha saliente, os vestidos que marcam a cintura bem abaixo do busto são ótimas opções, pois definem uma curvinha e disfarçam a gordurinha.

vestido-com-cintura-marcada-para-casamento

Vestidos com decotes nas costas para casamento

Dão um ar de mais sensualidade às madrinhas de casamento. São mais indicados para mulheres mais ousadas e que estão com o corpo em dia.

vestido-costa-nua-para-madrinhas-de-casamento

Vestidos com pedrarias e bordados para casamento

Esses modelos são ideais para casamentos à noite, pois durante o dia podem ficar muito pesados. Eles dão mais brilho e elegância às madrinhas e estão super em alta.

vestidos-com-pedrarias-e-bordados-para-casamento

Vestidos curtos para casamento

vestidos-curto 2

Isso mesmo! Curtos, mas discretos, é claro. É importante lembrar que as madrinhas podem sim usar vestidos curtos, desde que não deem a impressão de vulgar. Por isso, fique atenta ao comprimento para não exagerar. Afinal, uma madrinha de casamento deve estar sempre elegante para cumprir bem o seu importante papel.

Vestidos manga longa para casamento

vestido-de-manga-longa-para-madrinhas-de-casamento

Os modelos estão super em alta para usar em casamentos. Podem ser curtos ou longos. Para aquelas madrinhas que estão com os braços mais flácidos, eles são boas opções, já que podem esconder as imperfeições nos braços.

Vestidos estampados para casamento

São uma boa dica para madrinhas de casamento, já que dão um up no visual. A sensação é de mais alegria, que combina muito com o tipo de evento como um casamento.

vestidos-estampados-para-madrinhas-de-casamento

Vestidos de casamento para convidadas

No caso das convidadas de um casamento, para escolher o vestido perfeito para a ocasião, deve-se levar em conta alguns outros requisitos, além do tipo de corpo – que é um fator decisivo para qualquer mulher. São eles a promessa de não atrair mais olhares do que a noiva (que é a estrela do dia!) e o horário do casamento.

Ao saber se a cerimônia será durante o dia ou à noite, tudo fica mais fácil. Basta saber qual será a cor ideal e o comprimento do vestido. Confira abaixo quais são as melhores dicas:

Vestidos para casamento pela manhã

Neste caso, aposte em vestidos curtos, em tons mais claros ou estampados, desde que sejam delicados. Isso porque o horário pede um traje mais discreto, mas bem charmoso.

Os tecidos podem variar entre algodão, sedas sem brilho, rendas sem brilho, etc. O fato é que a superprodução no visual está descartada nessas situações.

vestidos-para-casamento-de-manha

Vestidos para casamento à tarde

Os casamentos realizados no período vespertino nada mais são que uma pitada de glamour no que diz respeito aos casamentos matinais. Portanto, as cores podem ficar um pouco mais escuras, com tecidos com mais bordados e recortes.

Neste caso, você já pode usar mais de vestidos justos e decotados, já que a festa do casamento poderá se estender pela noite.

Peças confeccionadas em tafetás, rendas com bordados e todas as variantes da seda (crepes, organza, shantung, entre outras) estão valendo nesse tipo de casamento.

vestido-para-casamento-diurno

Vestidos para casamento à noite

Estes são os favoritos no que diz respeito ao glamour do vestido. Nestes casos, as convidadas podem abusar do brilho, das pedrarias, bordados, plissados, texturizados e as transparências, afinal, a festa vai se estender por toda a madrugada.

Mas, lembre-se de usar o bom senso para não parecer vulgar. É importante manter a pose e não fazer feio no casamento alheio.

vestidos-de-casamento-para-noite

Comentar