Emagrecimento Nutrição

Vinagre de maçã emagrece? É bom para a saúde? Descubra aqui!

Vinagre de maçã ajuda emagrecer, tem poder antioxidante, é bom para as articulações e prevenção da diabetes.

Os traços de fibras como a pectina, contidos no alimento, auxiliam na manutenção da saciedade, absorção da gordura e no funcionamento do intestino.

Quanta à prevenção da diabetes, o vinagre de maçã age diminuindo os níveis de glicose e, por consequência, os picos de insulina depois de refeições ricas em carboidratos.

Lembrando que a síntese e liberação deste hormônio no organismo em boas quantidades (levando ao pico) faz com que certos tecidos reduzam suas respostas a ele.

Resultado: é necessário produzir mais insulina para guardar a mesma quantidade de glicose. É o que chamamos de resistência à insulina, algo que precisa ser revertido ou poderá evoluir para diabetes do tipo 2.

Pesquisa feita na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, divulgada na revista Diabetes Care, revela que os participantes dela perderam em média 2 kg em um mês depois de consumirem 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã diluído em água antes do almoço e jantar.

O fato é atribuído justamente à redução nos picos de insulina e no nível de glicose depois da ingestão de alimentos ricos em carboidratos. Portanto, os picos do hormônio são inimigos tanto da saúde quanto da boa forma.

Quando o carboidrato é rapidamente absorvido pelo aparelho digestivo, o nível no sangue vai às alturas. Com isso, o pâncreas turbina a liberação de insulina. Esta, por sua vez, faz com que o percentual de glicose baixe subitamente, provocando hipoglicemia reativa e, consequente, a sensação de fome.

Vinagre de maçã emagrece também porque contém ácido acético, considerado inibidor natural da absorção de amidos e açúcar.

O motivo? Ao bloquear tais enzimas, os carboidratos passam direto pelo trato digestivo, como se fossem fibras insolúveis, ou seja, que não podem ser digeridas. Desse modo, muitas calorias são eliminadas – se fossem absorvidas, com certeza atrapalhariam o emagrecimento.

Outros benefícios do vinagre de maçã além da perda de peso

Age como protetor do fígado – graças aos ácidos málicos, lático e cítrico, que ajudam na saúde do fígado e também o tornam mais eficaz no processamento das toxinas, auxiliando o corpo a eliminá-las de forma mais rápida
Ajuda a reduzir rigidez nas articulações – isso ocorre pela presença do ácido acético, que é capaz de eliminar cristais de minerais, evitando que eles sejam depositados nas articulações
Auxilia na melhora da digestão – fermentado e rico em enzimas, o vinagre de maçã passa menos tempo retido no estômago
Beneficia a pele – funciona como um tônico. A mistura de 1 colher de chá de vinagre de maçã e 300 ml de água serve para combater a oleosidade e a acne
Contém betacaroteno – auxilia na prevenção de problemas de visão e na proteção da pele
Favorece os músculos – devido ao ácido acético, que contribui na conversão da glicose em glicogênio. Este é armazenado nos tecidos musculares e fígado, servindo de fonte de energia
Fonte de potássio – essencial ao funcionamento das células

Como você viu neste post, o vinagre de maçã emagrece e traz outras vantagens. Mas é preciso ter cuidado ao consumir o alimento por causa de seu pH muito ácido.

Em excesso, o produto pode provocar diversos danos aos tecidos, hipersensibilidade e até alergias.

O ideal é usar o vinagre de maçã cru, orgânico, sem filtragem e pasteurização, em vez do tipo refinado. Ele apresenta uma espécie de teia fina boiando. São as enzimas e a cultura bacteriana benéfica obtida por fermentação.

Em geral, a quantidade recomendada de vinagre de maçã varia de 2 a 4 colheres de chá por dia, de acordo com os estudos realizados até hoje.

Normalmente, até 2 colheres de vinagre de maçã em 30 ml de água diariamente é a proporção indicada em muitos casos. Ele também pode ser inserido na salada ou suco.

Uma alternativa é usar 1 colher do tempero no almoço e outra no jantar, por exemplo.

Aproveite que o vinagre de maçã emagrece e ajuda a cuidar da sua saúde!

Bom apetite, até breve…

/* ]]> */