Beleza Cabelos Maquiagem

Visagismo: entenda o que ele pode fazer por sua imagem

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Já reparou como tem gente que fica ainda mais bonita com certos cortes de cabelo? É como se ele tivesse sido inventado exclusivamente para aquele rosto. O visagismo passa por aí…

Os hair stylists estão acostumados a receber clientes que trazem fotos das celebridades e desejam um corte de cabelo igualzinho ao delas ou querem copiar o look da personagem da novela que está bombando. É natural que seja assim, mas nem sempre o visual serve para nós, por diversos motivos.

O formato do rosto e a estrutura dos ossos de cada pessoa muitas vezes não favorecem certos estilos. É aí que entra em cena o visagismo. Uma verdadeira arte de criar a imagem pessoal, que leva em consideração também características interiores.

Ou seja, além de trabalhar com a parte física, conceitos de harmonia e estética, o visagismo revela as qualidades interiores de uma pessoa. Para isso, utiliza ainda recursos como a maquiagem, a coloração e os penteados.

A linguagem visual ajuda a colocar a imagem da pessoa em sintonia com seu estilo de vida.

E como uma imagem fala mais do que mil palavras, é importante saber bem que mensagem estamos transmitindo – e que reações emocionais elas podem estar causando.

visagismo_00

O visagismo é mais do que uma técnica…

visagismo-capilar

 

Como você viu nos parágrafos acima, o visagismo ajuda a personalizar uma imagem, fazendo com que o rosto expresse quem somos e revele nossas qualidades. Tudo, é claro, com harmonia e estética.

Muito além de técnica, visagismo é um conceito, fruto das artes plásticas e do conhecimento anatômico do rosto humano.

Um profissional treinado para aplicar o visagismo é capaz de perceber o temperamento do cliente, seu modo de vida e as necessidades de seu trabalho.

Ao procurar um visagista, tenha em mente o que deseja expressar através do corte de cabelo/penteado. Portanto, o que você quer dizer aos outros a respeito de si próprio. O mundo recebe a informação de quem você é (ou parece ser) pelo modo como se veste, corta o cabelo, etc.

No visagismo, a imagem deve ir além da imagem. Lembre-se que ele afeta seus relacionamentos e até suas emoções.

Por isso, para muitos, o visagista deve estudar um pouco de psicologia, para que possa identificar os diferentes temperamentos.

Para as mulheres, principalmente, os penteados exercem uma influência incrível na imagem. Em geral, funciona assim:

• Curvas nos cabelos indicam sensualidade, lirismo, amplitude e romantismo. São os cabelos estilo “Gisele Bündchen”.

• Franjas são sinônimo de mulher convencional.

• Cabelos repicados ou desfiados transmitem a impressão de introversão.

• Linhas voltadas para fora são ideais para os fios das extrovertidas.

• Cabelos com linhas horizontais passam uma imagem estável. Porém, a combinação de franja reta + cabelo com linhas verticais + base horizontal, por exemplo, indica que a pessoa é convencional, pois cria uma espécie de barreira.

• Linhas verticais transmitem estrutura.

• Cabelos com linhas inclinadas indicam dinamismo. Quando os desfiados ou repicados se voltam para dentro, representam introversão e dinamismo. Algo “perigoso”, pois mostra desequilíbrio.

O recomendado para unir dinamismo e extroversão é usar linhas inclinadas voltadas para fora.

• Cabelos com linhas mais fechadas (cachos) costumam passar uma imagem emocionalmente confusa.

• Cabelos com linhas quebradas (encaracolados) transmitem uma certa infantilidade, pois seu aspecto é o de uma linha lúdica. Dizem até que os encaracolados geralmente não são muito levados a sério.

Não é à toa que a maioria das mulheres, quando chega à idade adulta, prefere fios mais lisos. Elas mesmas têm uma reação emocional desfavorável ao encarar o espelho.

É óbvio que hoje existe todo um movimento social em torno da aceitação dos cachos nos cabelos. Muitas mulheres estão, inclusive, abandonando o liso obtido por meio de processos químicos e voltando a curtir seus fios naturais.

Enfim, cada caso é um caso. E o visagismo está aí para proporcionar os melhores resultados possíveis tanto no look quanto na autoestima. Está esperando o que para aproveitar?

Até breve com mais conteúdo!

Comentar

/* ]]> */