Nutrição

Vitamina A: Para que serve e onde encontrar

Vitamina A

A vitamina A é um dos micronutrientes que atuam em todas as partes de nosso organismo, sendo fundamental em cada etapa da vida, desde a fase fetal até a fase adulta.

E um detalhe interessante, é que ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal em forma de retinoide e em vegetais como carotenoides, já que, ambas substâncias se convertem na vitamina A dentro do corpo. Sabendo disso, decidimos mostrar a seguir algumas das características e benefícios da vitamina, mostrando também onde é possível encontrá-la.

Vitamina A: Como atua no organismo?

De modo geral, a vitamina A atua na saúde do olhos, cabelo e pele, ajudando também a fortalecer o sintema imunológico e os órgãos reprodutivos. Por ser um poderoso antioxidante, ela ainda previne o envelhecimento precoce, câncer e doenças cardiovasculares.

A vitamina A e a saúde ocular

A vitamina A atua como proteção das córneas, região que concentra e transmite luz que chega ao olhos. A falta dessa substância no organismo pode trazer dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz, podendo causar até uma eventual alteração na estrutura ocular.

A vitamina A e o crescimento

A vitamina A também é muito importante na divisão e proliferação das células, ação que reflete no desenvolvimento do organismo. Não obstante, a vitamina A também age diretamente na formação do hormônio do crescimento.

Prevenção de doença infecciosa

Outro fator importante é que a vitamina A fortalece as células da mucosa, tornando-as mais resistentes, o que ajuda na defesa do corpo contra infecções, fortalecendo partes do corpo que ajudam a compor uma barreira de defesa contra a proliferação de microrganismo nocivos.

Antioxidantes

A vitamina A possui um grande efeito antioxidante, o que ajuda na inibição da ação dos radicais livres, que agridem as células e são ligados a desenvolvimentos de graves doenças como câncer, arteriosclerose, catarata, entre outras.

Pele

De acordo com especialistas, a vitamina A também é essencial para boa saúde das mucosas da pele, desempenhando importante ação no que diz respeito à recuperação do epitélio cutâneo.

Onde encontrar a vitamina A?

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal, tais como bife de fígado de vaca, Leite de vaca pasteurizado, óleo de peixe, manteiga sem sal, queijo de minas fresco e ovos cozidos.

Além disso, ela também pode ser encontrada em alimentos como cenoura (crua ou cozida), batata doce, manga, espinafre, couve manteiga, mamão formosa e tomate.

Isso sem contar que também se faz presente em suplementos como óleo de fígado de peixe, que é indicado no caso de carência da vitamina A, que só deve ser consumido mediante a orientação médica ou de um nutricionista.

Como você pode perceber, para consumir as doses necessárias da vitamina A diariamente, é possível fazer uso de um cardápio diversificado, tendo cuidado de contar sempre com a orientação de um profissional da área da saúde ou nutrição para evitar o consumo excessivo ou itens que, apesar de possuírem a vitamina, pode ser prejudiciais em determinados quadros clínicos.

Os sintomas do excesso da vitamina A, por exemplo, incluem dores de cabeça, visão turva, cansaço, perda de apetite, sonolência, coceira, náuseas, queda de cabelo e descamação da pele.

Comentar

/* ]]> */