Nutrição

Vitamina C: Benefícios e onde encontrar

Vitamina C: Benefícios

Muita gente “torce o nariz” quando o assunto é a importância de consumir frutas e verduras, certo? Mas saiba que esses são alguns dos alimentos mais ricos em vitamina C, que por sua vez, precisa se fazer presente na rotina diária de alimentação para que o organismo trabalhe de maneira correta.

E se você acha que isso é exagero, lamentamos lhe desapontar. A seguir mostramos de forma mais detalhada a utilidade da vitamina e também onde é possível encontrá-la. Você certamente vai encontrar uma opção interessante pra incluir à sua dieta.

Vitamina C: para que serve?

Vitamina C para gripes e resfriados

De modo geral, a vitamina C não deve ser vista como a cura para gripes e resfriados por si só, mas ela ainda pode desempenhar importante papel tanto na melhora do problema, quanto na prevenção de agravamentos que poderiam levar a pneumonia ou infecções pulmonares.

Dito isso, quando a vitamina C é consumida na quantidade adequada, a gripe e o resfriado costumam durar menos tempo. Isso porque a vitamina C é naturalmente, parte fundamental do sistema imunológico.

Contra o estresse

Quando o sistema imunológico está fraco, o estresse aparece rápido. Só que a vitamina C, atua na produção do triptofano, substância responsável pela sensação de bem-estar.

Pele mais jovem

A vitamina C também possui ácido ascórbico, que é um excelente antioxidante, responsável por ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.

Combate à anemia

O consumo de vitamina C ajuda também no combate à anemia, porque ela age auxiliando a absorção do ferro, substância encontrada em alimentos como feijão, frutos do mar e hortaliças.

Combate a tumores

Acredita-se que os nutrientes presentes na vitamina C possam também atuar na redução do desenvolvimento de tumores. Isso porque quando a vitamina C é ingerida em grande quantidade ela possui um efeito de pró-oxidação, que é o oposto de seu efeito antioxidante, que também é o mais famoso.

Em tese, esse efeito oxidante da vitamina C libera alguns radicais livres e peróxido de hidrogênio, o que poderia agir no combate a certos tipos de tumores.

Bom para os seus olhos

Quando a vitamina C é combinada com a vitamina E, betacaroteno, zinco e cobre, ela inibe a perda de visão relacionada à idade.

A vitamina C pode diminuir o risco de AVC

Existe uma suspeita de que, pessoas que consomem vitamina C possuem menos riscos de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Na prática, essa tese ainda não foi comprovada cientificamente, mas como alguns dados mostram que pessoas que consomem mais verduras, frutas e suplementos a base da vitamina, possuem um risco menor de sofrer com esse mal, há quem defenda a ideia.

Seja como for, vale a dica de manter uma boa dieta à base de alimentos saudáveis. Pra isso é preciso procurar um nutricionista para que ele possa orientar quanto ao consumo ideal de cada nutriente.

Onde encontrar a vitamina C

A vitamina C pode ser encontrada em vários alimentos e suplementos. A lista inclui frutas cítricas como o abacaxi, limão, laranja, morangos e tomates, além de verduras como o espinafre e a alface, por exemplo.

Comentar

/* ]]> */