Nutrição

Vitamina E: Principais alimentos onde é encontrada

Vitamina E: Benefícios para a saúde

Quando o assunto é prevenção de doenças a vitamina E é a melhor aliada. Isso porque, não bastasse o grande valor energético que possui, ela tem como maior característica a sua ação antioxidante, que funciona combatendo os radicais livres e prevenindo consequentemente o envelhecimento precoce, além, é claro, do enfraquecimento das células.

Sabendo da importância dessa vitamina para o organismo, portanto, vamos detalhar um pouco melhor a seguir, a abrangência de seus benefícios, mostrando ainda onde ela pode ser encontrada.

Vitamina E: para que serve e onde encontrar

Na prática, a vitamina E atua como um poderoso antioxidante, protegendo os ácidos graxos do organismo de uma série de doenças. Como se não bastasse, a vitamina também é conhecida por possuir propriedades diuréticas capazes de contribuir em muito com a saúde de quem sofre com problemas de circulação, agindo, portanto, na redução de cãibras e cansaço físico.

A vitamina E para a cicatrização

Outro benefício importante da vitamina E é que ela atua sobre no sistema imunológico, provocando o aumento da produção de células de defesa e a resposta celular para qualquer tipo de infecção. Isso significa, portanto, que trata-se de um forte aliado na luta contra doenças virais.

Proteção da vitamina E

A vitamina E ainda ajuda na proteção das membranas biológicas dos nervos, sistema cardiovascular e músculos, ajudando a aumentar também a vida útil dos glóbulos vermelhos e desempenhando um papel importante no organismo como um todo. Não obstante, ela atua na absorção e utilização da vitamina A.

Os benefícios da Vitamina E para os órgãos

Alguns órgãos do corpo, recebem de forma direta as propriedades presentes na vitamina E. Diante disso, um dos mais beneficiados é o pulmão, especialmente nos casos de fumantes, uma vez que a vitamina diminui os efeitos nocivos do cigarro, bem como o efeito causado pelo álcool.

Outro órgão que também se beneficia bastante com a vitamina E é o coração, o que se deve principalmente à sua ação antioxidante que ajuda a diminuir problemas coronários. Não obstante, o poder de relaxamento dos vasos sanguíneos que a vitamina E oferece, traz benefícios a pacientes hipertensos e cardiopatas.

Onde encontrar vitamina E

A vitamina E está presente em diferentes tipos de alimentos, dito isso, para manter o bom funcionamento do organismo na parte que cabe à tal vitamina, um bom caminho é manter a alimentação balanceada com alimentos como alface, espinafre, agrião, couve, que estão entre os que possuem boa concentração da vitamina.

Além destes, outros alimentos ricos na vitamina são os óleo vegetais, tais como azeite de dendê, óleo de semente de açafrão, óleo de soja e de milho. A lista inclui ainda, ovos, linhaça, gergelim, nozes, carnes, manteiga, banana, soja, algodão, semente de girassol e gérmen de trigo.

Pra finalizar, vale dizer que a vitamina E também é conhecida como a vitamina da juventude, de modo que, consumir os alimentos enriquecidos com ela, contribui com um envelhecimento mais saudável, o que se deve, naturalmente, à sua capacidade de fortalecer diversas áreas do corpo.

Comentar