Nutrição

Vitaminas do complexo B: Benefícios e onde encontrar

Vitaminas do complexo B

Talvez você não saiba, mas a denominação “vitamina B”, caiu em desuso e deu lugar ao que hoje é conhecido como Complexo B. Isso porque, com o passar do tempo, descobriu-se a existência de diversas vitaminas quimicamente distintas, mas, ainda assim, classificadas como “B”. É por isso que atualmente fala-se sobre as vitaminas B1, B2, B3 e assim sucessivamente.

Mas você sabe para que servem e onde encontrar as vitaminas do Complexo B? Pois bem, de modo geral as integrantes desse grupo vitamínico podem ajudar na regulação e proteção da energia no organismo, atuando também na saúde do sistema nervoso, intestino, pele e até do cabelo. A seguir você vai conferir informações mais detalhadas sobre isso e a respeito dos tipos de vitamina B.

Pra que serve e onde encontrar a vitamina B

Vitamina B1

A vitamina B1, que também recebe o nome de tiamina, atua na melhora do metabolismo, ajudando a regular o gasto de energia. Ela está presente geralmente em alimentos como sementes de girassol, castanha do pará, levedura de cerveja em pó e no gérmen de trigo.

Vitamina B2

A vitamina B2, que por sua vez, também é chamada de riboflavina, atua na produção de energia a partir das vitaminas e açúcares extraídos da alimentação. Esse tipo de vitamina pode ser encontrado em alimentos como amêndoas, queijo cottage, levedura de cerveja e no farelo de aveia.

Vitamina B3

A vitamina B3, denominada de niacina, é por sua vez, a responsável pela transformação da gordura em energia no corpo, atuando, portanto, na queima de calorias. Ela também pode ser encontrada na levedura de cerveja, além de alimentos como a cavala (peixe), fígado e amendoim.

Vitamina B5

A Vitamina B5, também é conhecida como ácido pantotênico, atuando na melhora da saúde da pele e dos cabelos, e também na aceleração do processo de cicatrização de feridas, ajudando ainda no controle do colesterol e dos sintomas da artrite reumatoide. Ela pode ser encontrada em alimentos como fígado, sementes de girassol, queijo cottage, salmão cogumelos e até no amendoim.

Vitamina B6

A vitamina B6, por sua vez conhecida também como piridoxina, ajuda na produção de anticorpos, prevenção da anemia e produção de energia a partir de proteínas e carboidratos. Entre os alimentos onde ela pode ser encontrada, estão a ameixa, o avelã, o abacate, o fígado, a banana, e o salmão.

Vitamina B7

A vitamina B7, também conhecida como biotina, atua na manutenção do metabolismo, trabalhando para mantê-lo ativo e também para hidratar e fortalecer unhas, pele e cabelos, ajudando ainda a controlar a glicemia em casos de diabetes tipo 2. A vitamina B7 pode ser encontrada em alimentos como carnes, leite e ovos.

Vitamina B9

A vitamina B9 também é conhecida como ácido fólico e tem importante papel no organismo. Ela é uma das que ajudam a estimular a produção de sangue e das células que transportam o oxigênio no organismo, prevenindo o cansaço frequente e a anemia. A vitamina B9 pode ser encontrada em alimentos como espinafre, lentilhas, feijão, levedura de cerveja e fígado.

Vitamina B12

E por fim temos aqui a vitamina B12, que também é famosa com o nome de cobalamina. Ela atua na produção do sangue e prevenção contra problemas relacionados à saúde do sistema nervoso.

De modo geral, a vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos como o fígado e em frutos do mar, como ostras, caranguejos e salmão, além é claro, de produtos à base de soja e cereais matinais.

Comentar

/* ]]> */