Dança Emagrecimento Saúde

Zumba emagrece? Conheça a aula que queima 1000 calorias em uma hora!

Zumba emagrece
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A zumba – espécie de aula de dança embalada por músicas latinas – se tornou uma verdadeira febre nas academias nos últimos anos.

E a sua fama não se deu só por ser dinâmica, lúdica e divertida, mas também porque a zumba emagrece.

Com ela, é possível eliminar muitas calorias em uma única aula, por isso, a zumba se tornou uma das atividades preferidas de quem deseja emagrecer, mas não gosta dos exercícios repetitivos das academias.

Você ainda não conhece a zumba? Então leia este post e saiba tudo sobre essa atividade! Confira!

As origens da zumba

A zumba foi criada pelo personal trainer Alberto Perez, mas de forma acidental.

Certa vez, Perez se deu conta de que havia se esquecido de levar as músicas que usava nas aulas de aeróbica e então resolveu utilizar algumas músicas que costumava ouvir no carro. Eram singles latinos dançantes e empolgantes, como a salsa e o merengue.

Seus alunos adoraram a nova experiência, e assim, Perez percebeu que poderia criar uma nova aula, um novo jeito de fazer exercícios. Foi assim que nasceu a zumba fitness, que rapidamente virou febre e chegou ao Brasil em 2012, caindo no gosto dos brasileiros.

Como é uma aula de zumba?

Uma aula de zumba costuma durar uma hora e começa com um aquecimento.

Em seguida, são intercalados exercícios aeróbicos com movimentos de dança. O primeiro tem como objetivo trabalhar o condicionamento cardiovascular, enquanto o segundo trabalha os músculos de forma localizada.

É um treino bastante simples, sem o uso de equipamentos, mas que proporciona um grande gasto calórico, sendo comparado a uma aula de Muay Thai.

E a boa notícia é que você não precisa saber dançar ou ter um bom condicionamento físico, pois a aula pode ser feita tanto por iniciantes como por quem já tem alguma experiência com esse tipo de treino.

Também é importante salientar que o objetivo de uma aula de zumba não é ensinar a dançar, mas proporcionar um treino dinâmico, divertido, eficaz e empolgante, que proporcione emagrecimento e outros benefícios à saúde.

Portanto, não é necessário se preocupar em fazer os passos perfeitamente. Basta seguir os movimentos do professor e se divertir!

Benefícios da zumba para o corpo e saúde

Que a zumba emagrece e é muito divertida, nós já sabemos. Mas você sabia que ela traz ainda mais benefícios para o corpo e a saúde? Confira a seguir:

  • Acelera o metabolismo e emagrece;
  • Fortalece o bumbum e as pernas;
  • Melhora a agilidade e o equilíbrio;
  • Melhora a autoestima;
  • Proporciona interação social;
  • Trabalha a sensualidade;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Fortalece o coração;
  • Alivia o estresse;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Aumenta a flexibilidade.

Mas afinal… A zumba emagrece mesmo?

Sim. E como emagrece! Para ter ideia, em uma aula de zumba de uma hora, é possível queimar até 1000 calorias.

E o bom é que a zumba emagrece rapidamente. Segundo especialistas, nos três primeiros meses já é possível perceber resultados bem satisfatórios.

O quanto se pode emagrecer com a zumba é relativo e depende da frequência do aluno às aulas. Mas para ter uma ideia, uma pessoa que faz aulas 3 vezes por semana pode emagrecer cerca de 1,7 kg em 30 dias.

No começo, pode ser difícil acompanhar o ritmo das aulas, por isso, especialistas afirmam que é importante respeitar os seus limites e não desistir, até alcançar o condicionamento necessário para fazer uma aula inteira.

Vale salientar que beber água e se alimentar de forma balanceada e saudável também é muito importante no processo de emagrecimento.

No caso da zumba, recomenda-se se alimentar 30 minutos antes da aula, apostando em alimentos ricos em fibras e carboidratos complexos para ter mais energia e melhorar o desempenho nos exercícios. Já depois da aula, recomenda-se comer em 1 a 3 horas apostando em alimentos ricos em proteína para recuperar os músculos e ajudar a definir o corpo.

Você já conhecia a zumba? Experimente uma aula e conte sua experiência nos comentários!

/* ]]> */