Looks Moda

10 looks com saia lápis para valorizar a silhueta + 11 dicas para acertar na composição

Looks com saia lápis

Tanto os modelos mais formais quanto os mais modernos e descontraídos da saia lápis agradam mulheres no mundo todo. Seja qual for a situação, é possível criar lindos looks com saia lápis. As possibilidades são realmente muito variadas e essa é uma das grandes vantagens dessa peça tão versátil. Continue conosco na matéria de hoje que vai te mostrar 10 looks com saia lápis incríveis e ainda 11 dicas de como arrasar com essa peça do vestuário.

Quando foi criada a saia lápis?

A saia lápis foi criada no início dos anos 40 pelo renomado estilista francês Christian Dior. Nessa época, acontecia a Segunda Guerra Mundial. Durante tal período, tecido tornou-se praticamente um artigo de luxo e então a solução foi criar modelos que ficassem mais justos ao corpo e, assim, gastassem menos.

Além de uma maneira diferente de se vestir, a saia lápis também virou o símbolo da nova mulher que precisou tomar as rédeas da família enquanto seu marido estava em combate na guerra. Por esse motivo, a saia lápis sempre foi muito formal, já que as mulheres passaram a usá-la no ambiente profissional. Ao mesmo tempo, também tinha um grande apelo sedutor e passou a ser usada por figuras influentes e respeitadas da época como Marilyn Monroe, Grace Kelly e Audrey Hepburn.

Geralmente, as saias lápis tem comprimento até a altura dos joelhos, mas às vezes podem variar, sendo um pouco mais curtas ou um pouco mais compridas. Sua modelagem caracteriza-se por ter bem justa ao corpo na altura do quadril e mais afunilada conforme desce para os joelhos.

11 dicas de como usar saia lápis

Poucos são os segredos para aderir aos looks com saia lápis. Inicialmente a peça tinha um apelo mais profissional, mas hoje pode ser combinada com praticamente todas as peças do vestuário por ser realmente versátil e elegante.

Veja algumas dicas de como usar a peça antes de conferir os looks com saia lápis que selecionamos para você.

1. Muito magrinha

Tome cuidado com a saia lápis se você estiver muito magra pois ela afina ainda mais a silhueta e pode deixar você com aparência de doente, especialmente se a região do seu quadril for muito pequena.

2. Muito gordinha

Se você estiver muito gordinha pode apostar na saia lápis desde que suas medidas sejam proporcionais ou desde que você não se incomode com o que os outros possam dizer ou pensar, afinal, sabemos que os corpos mais “cheinhos” são motivo de chacota em nossa sociedade, principalmente quando não vestimos roupas socialmente aceita para o nosso tipo de corpo. Se você tiver quadris muito grandes ou bastante barriga, corre o risco de ter o volume da região aumentado. Se não quiser evidenciar esse aspecto do seu corpo, não é uma boa ideia apostar em looks com saia lápis. Caso contrário, é só vestir e ser feliz!

3. Mulheres altas e baixas

A saia lápis com comprimento abaixo do joelho é uma ótima opção para as mulheres mais altas. Essa escolha ajuda a alongar ainda mais a silhueta. Já as mulheres mais baixinhas, se quiserem acrescentar alguns centímetros em sua altura, devem optar pelas saias lápis com comprimento um pouco acima do joelho.

4. Tipo de tecido

Quando estiver procurando saias lápis para comprar, prefira as de tecido mais maleável e estruturado como as que possuem elastano em sua composição. Assim, ficará mais fácil caminhar e se movimentar com tranquilidade sem parecer uma gueixa.

5. Calçados ideais

Na grande maioria dos casos, uma saia lápis combina mais com sapatos de salto alto e bico alongado. Também é possível usar a saia lápis com tênis, sapatilhas e calçados mais baixos, mas nesses casos é preciso escolher as demais peças com muito cuidado para criar um visual equilibrado.

Saia lápis

6. Excesso de formalidade

De um modo geral, as saias lápis são bastante formais. Se você estiver se vestindo para uma ocasião não-profissional, tome cuidado com a combinação “saia lápis preta + camisa branca” para não parecer que você acabou de sair do escritório.

7. Aposte em uma combinação despojada

Como dissemos, a saia lápis é muito versátil e não precisa ser usada somente em ocasiões formais. Você pode apostar em combinações mais despojadas e esportivas combinando a peça com camisetas e estampas divertidas, por exemplo. Para mais despojamento ainda, experimente as saias lápis de tecidos menos formais como o jeans.

8. Jaquetas e casacos

Uma jaqueta comumente utilizada em conjunto com a saia lápis é a de couro. Essa é uma ótima forma de deixar o look contemporâneo e menos formal, mas ainda assim cheio de sensualidade e poder. Outro grande companheiro das saias lápis é o casaco de alfaiataria. Os mais curtos e justos deixam a composição mais séria, enquanto os mais longos e de modelagem ampla fogem do convencional e quebram a seriedade do look.

9. Quebrando a sobriedade com estampas

Quando vestir uma saia lápis de cor neutra, especialmente as pretas e cinzas, tente quebrar a sobriedade do look com blusas estampadas e acessórios modernos. Você também pode optar por saias estampadas e blusas neutras.

10. Usando saia lápis no inverno

Sim, é possível criar incríveis looks com saia lápis também no inverno. Use e abuse da peça nos dias mais frios investindo em casacos, suéteres, cardigans e jaquetas. A ideia é apostar em peças menores para que a saia fique em evidência. Não tenha medo de incluir uma meia-calça na montagem do look para criar uma produção quentinha e elegante.

11. Blusas por dentro ou por fora?

Ao usar uma saia lápis, preferencialmente opte por colocar blusinhas, camisas, camisetas ou qualquer outra peça da parte superior por dentro da saia. Os modelos mais soltinhos combinam melhor pois contrastam com a saia e equilibram a silhueta, mas você também pode experimentar modelos mais justos.

10 looks com saia lápis para você fazer sucesso

Abaixo, você vai conferir 10 looks com saia lápis que vão complementar as 11 dicas que você acabou de ler e te ajudarão a compor muitos visuais incríveis. Inspire-se e fique preparada para fazer sucesso com uma saia lápis em todos os lugares e ocasiões.

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.