Saúde

11 benefícios do cará que seu organismo precisa conhecer

Os benefícios do cará ainda não são muito explorados, mas as suas propriedades podem ajudar a melhorar nossa saúde. A confusão que muitas pessoas fazem entre o cará e o inhame faz com que o vegetal acabe não sendo bem aproveitado, e assim deixamos de nos beneficiar de suas propriedades.

Preparamos uma lista com 11 benefícios do cará que seu organismo precisa conhecer para melhorar a sua saúde de forma natural. Veja a seguir.

11 benefícios do cará

1. Estimula a circulação sanguínea

A variedade roxa do cará possui pigmentos compostos por antocianina, que contém propriedades antioxidantes que fazem a eliminação de radicais livres, evitando assim que coágulos sanguíneos se formem.

Veja também – Descubra aqui os benefícios do inhame para a saúde

2. Função antibacteriana

A função antibacteriana do cará atua contra muitas bactérias prejudiciais ao nosso organismo. Essa função pode ser três vezes maior do que em outros vegetais.

3. Combate a depressão

O cará é rico em piridoxina, conhecida também como vitamina B6. Essa vitamina ajuda no bom funcionamento do sistema neurológico, atuando principalmente junto aos neurotransmissores que regulam o humor, diminuindo assim os riscos da doença.

4. Prevenção do câncer

O combate aos radicais livres, além de ajudar a melhorar a circulação sanguínea, também é um dos benefícios do cará, essencial no combate ao câncer. As propriedades antioxidantes do cará, somadas à presença de iodo e selênio em sua composição, são importantes no combate às células cancerígenas.

5. Baixa caloria

Os benefícios do cará também podem ser aproveitados por quem precisa reduzir a quantidade diária de gordura e sódio. Cada porção de 100 gramas de cará possui 100 kcal sem a presença de gordura ou sódio, sendo rica em carboidratos.

6. Diminui a velocidade da digestão

O sistema digestivo também pode contar com os benefícios do cará. Por ser uma rica fonte de fibras, como a pectina, o consumo do cará ajuda a tornar a digestão dos alimentos mais lenta e melhor, reduzindo as chances de desenvolvimento de problemas digestivos.

7. Fonte rica em carboidratos

Sua composição é rica em carboidratos saudáveis, vitaminas, minerais, além do teor zero de gordura.

Os benefícios do cará fazem com que muitas vezes ele seja recomendado, inclusive por médicos, para ser utilizado como substituto do arroz, já que sua composição acaba sendo mais rica do que o cereal mais comum na mesa dos brasileiros.

8. Conserva a saúde da pele

Entre os benefícios do cará podemos destacar também o retardamento no envelhecimento da pele, como manchas e rugas.

O cará é um vegetal rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno pelo organismo, fazendo com que a pele se mantenha elástica por mais tempo. Os antioxidantes, presentes em grande quantidade na composição do cará, também ajudam a reduzir os danos causados a pele.

Veja também – Conheça 14 benefícios da beterraba para a saúde

Além de consumido como alimento, o cará também pode ser utilizado para preparar mascaras faciais, com o vegetal cozido misturado com mel.

9. Reduz os sintomas da menopausa

O cará ajuda na reposição hormonal das mulheres em fase de menopausa. Entre os benefícios do cará para mulheres nesta condição estão a redução dos sintomas da menopausa, como náuseas e calor excessivo.

10. Diminui os sintomas da gravidez

O consumo do cará durante o período gestacional pode ajudar as mulheres durante os meses de gestação. O cará ajuda a prevenir partos prematuros, além de ajudar a diminuir sintomas como constipação, muito comuns durante este período.

A presença de vitamina B6 em sua composição é um dos maiores benefícios do cará, já que ajuda a reduzir consideravelmente os sintomas como enjoo e náuseas.

11. Regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea

Os carboidratos de baixo índice glicêmico presentes na composição do cará ajudam a manter os índices glicêmicos do organismo mais equilibrados. Isso ocorre devido a conversão destes carboidratos em açúcar ocorrer de maneira mais lenta.

Diferença entre cará e inhame

A confusão entre cará e inhame é muito mais comum do que você pode imaginar. E essa confusão faz um pouco de sentido. Apesar de pertencerem a famílias diferentes, os dois são realmente muito parecidos fisicamente.

A família de alimentos Diascoreácea, a qual pertence o inhame, possui nove gêneros e mais de 1000 espécies diferentes. O cará pertence a esta mesma família, sendo uma das 1000 espécies que citamos anteriormente.

Perceber a diferença física entre o cará e o inhame é mais fácil do que parece.

Apesar de serem muito parecidos, o inhame tem uma casca peluda e um formato mais arredondado. O cará tem um tamanho maior que o inhame e não tem a casca peluda.

Como preparar o cará?

O cará pode ser utilizado em receitas de pães, tortas, bolos, biscoitos e massas. Por isso, ele pode ser preparado de diversas formas, sendo cozido, frito ou assado.

Uma das formas de preparo mais utilizada é conhecida como método japonês. Nele, você deve cozinhar o cará e depois colocá-lo para repousar em uma solução de vinagre e água.

Depois deste tempo, é só retirar toda a água e consumir o cará, podendo utilizar macarrão como acompanhamento.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo do cará não possui muitas contraindicações e efeitos colaterais graves, mas seu consumo em excesso pode trocar os benefícios do cará por alguns sintomas indesejados como dor de cabeça, vômitos e diarreia.

O consumo excessivo também pode fazer com que os hormônios do organismo acabem ficando desregulados.

Conclusão

Os benefícios do cará para nossa saúde são inúmeros. Por isso, seu consumo, que ainda é pequeno devido a confusão que existe entre as diferenças com o inhame, deve ser incentivado.

Utilizada desde a antiguidade, essa herbácea se desenvolve em regiões como os países da América do Sul, Oceania, Ásia, e Estados Unidos.

Com pouquíssimas contraindicações e efeitos colaterais, o cará pode passar a fazer parte da sua dieta tranquilamente. Basta não cometer excessos.

Incluindo os benefícios do cará em sua dieta, seu organismo se beneficiará de todas as propriedades deste vegetal, rico em antioxidantes que ajudam a combater e prevenir o câncer, além de controlar os níveis glicêmicos na corrente sanguínea, entre muitos outros benefícios.

Você poderia imaginar que um simples vegetal como este poderia trazer tantos benefícios ao nosso organismo? Se você já conhecia os benefícios do cará ou não conhecia e vai passar a colocá-lo em sua dieta, conte para nós aqui nos comentários!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.