Emagrecimento

5-HTP: redutor de apetite através da serotonina

O 5-HTP é um componente químico, naturalmente produzido pelo corpo durante a formação da serotonina – um importante hormônio regulador do humor. Alguns médicos consideram, ainda, o 5-HTP o melhor supressor natural de apetite.

Além de nosso organismo, o 5-HTP é naturalmente produzido em diversas plantas e presente em diversas sementes. Por isso, há uma série de suplementos disponíveis baseados na substância.

Além de suprimir o apetite, acredita-se que o 5-HTP pode auxiliar a combater dores de cabeça, insônia e depressão. Saiba mais sobre o 5-HTP, seu funcionamento, uso e cuidados:

Como funciona?

mocacomfitanaboca-1430255875066

Nosso organismo gera 5-HTP naturalmente de uma substância chamada triptofano, e o converte em serotonina. Este neurotransmissor possui efeitos poderosos no cérebro. Ele não apenas melhora o humor, mas suprime a fome e auxilia a desacelerar o ganho de peso.

Muitos especialistas sugerem que a suplementação de 5-HTP possui efeitos superiores à de serotonina, pois o componente é capaz de acessar o cérebro através da corrente sanguínea. Isso nem sempre é possível com sintéticos de serotonina, o que é um problema para quem busca resultados. O efeito final de 5-HTP no cérebro é o aumento dos níveis de serotonina, após sua conversão.

À medida que os níveis de serotonina aumentam, a fome diminui e a sensação de saciedade é obtida com mais facilidade. Isso diminui a dificuldade de dietas restritivas significativamente. Na verdade, maiores níveis de serotonina tendem a diminuir o consumo de calorias de forma instintiva, sem imposição.



Para quem o 5-HTP é indicado?

Durante as mais de três décadas de pesquisas feitas com a substância, algumas conclusões foram obtidas. A maior recomendação de 5-HTP é para pessoas que precisam diminuir a quantidade de calorias consumidas e perder peso.

Diversos estudos já demonstraram que mulheres que consomem suplementos com a substância antes das refeições são capazes de comer menos calorias e sentirem-se mais saciadas do que quando comiam em maior quantidade.

A substância funciona especialmente bem para pessoas que possuem impulsões esporádicas, especialmente por carboidratos.

Cuidados e contra-indicações

Por ser um componente natural do corpo, a suplementação de 5-HTP é geralmente segura em curto prazo (até 12 semanas). No entanto, pessoas com problemas gastrointestinais devem buscar auxílio médico antes de consumir o produto. Isso ocorre em função de efeitos colaterais conhecidos que podem prejudicar o sistema digestivo, para quem já possui condições delicadas.

O 5-HTP não é indicado para pessoas que já utilizem medicamentos antidepressivos, ou já possuam condições relacionadas ao humor. Em função da falta de estudos realizados neste grupo de pessoas, mulheres grávidas ou lactantes não devem consumir a substância.

Efeitos colaterais do 5-HTP

5-htp

Os efeitos colaterais da suplementação com a substância incluem:

  • Diarreia, náusea e vômitos ocasionais;
  • Azia, gases e possíveis inchaços;
  • Dores e desconfortos estomacais;
  • Diminuição significativa no apetite;

Em alguns casos, os efeitos colaterais podem ser significativamente mais graves. Nestes casos, é importante buscar auxílio médico imediato. É o caso de situações como dores musculares repentinas e severas, que podem ser acompanhadas e inchaços e dificuldade para respirar. Embora seja bastante rara, é uma situação bastante desconfortável que exige atenção imediata.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */