Seu cabelo anda fraco, ressecado, quebradiço e com muito frizz nos últimos dias? Pois saiba que este pode ser o resultado dos alisamentos químicos, colorações, secador, chapinha e babyliss que você ainda fazendo nos seus fios, que, por sua vez, têm uma grande chance de estar com a fibra capilar danificada por conta do calor dos aparelhos e substâncias presentes nesses produtos, que fazem com que toda a água e os hidratantes dos fios sejam perdidos.
Além tudo isso, o aspecto negativo das suas madeixas pode ter sido potencializado pela ação dos agentes externos ambientais, como o sol, vento, umidade, poeira, poluição, entre outros fatores a que estamos sujeitas no dia a dia. O resultado? Fios mais porosos e danificados, um pesadelo para qualquer uma de nós.
Até aqui, você já sabe que manter a hidratação semanal do cabelo é essencial para que os fios recuperem a fibra capilar e voltem ao normal, com muito mais sedosidade e brilho. Mas, e quando os produtos hidratantes não estão funcionando mais? Aí é um problema!
Se o seu cabelo continua ressecado, opaco e sem vida mesmo após a hidratação, tem mesmo algo errado aí. Neste caso, ele pode estar precisando de uma hidratação profunda, como a cauterização capilar, ou de um processo hidratante ainda mais eficaz, como o cimento capilar, uma técnica que está tomando conta dos salões de beleza em todo o mundo e que é o assunto do nosso artigo de hoje.
Leia também: Como hidratar os cabelos corretamente?
O cimento capilar, vindo diretamente da terra do sol nascente, o Japão, ganhou o coração de milhares de adeptas e profissionais de beleza por hidratar o cabelo de forma profunda e devolver a maciez e brilho dos fios em um piscar de olhos. A novidade representa um avanço no mercado de cosméticos mundial, já que consegue recuperar a fibra capilar danificada por quaisquer procedimentos químicos e devolver a vida aos cabelos.
Se você quer saber mais sobre essa técnica e como ela pode tratar e reparar as suas madeixas dos danos químicos e ambientais, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre o cimento capilar. Vamos lá?
O que é o cimento capilar?
O cimento capilar nada mais é do que um tratamento de hidratação profunda que promete recuperar a fibra capilar e devolver a vida aos cabelos, principalmente os mais danificados por químicas ou outros fatores, repondo a água dos fios.
O procedimento nas madeixas é feito a partir de um produto japonês chamado Keiro Ka Subarashii, uma espécie de “massinha” que funciona como um cimento intercelular, penetrando nas cutículas dos fios, colando-as uma a uma e recuperando a sua estrutura e textura original.
Em uma linguagem mais informal, o cimento capilar funciona como aquele que se usa nas obras de construção ou reforma da casa. Da mesma forma que de tijolo em tijolo é possível tapar os buraquinhos na parede e formar a casa, o cimento nos cabelos cola as cutículas dos fios uma a uma, preenchendo os “buracos” que ficaram na camada externa após o uso de químicas, por exemplo, e reparando a aparência do cabelo.
Como se trata de um procedimento um pouco mais complexo, o cimento capilar só pode ser feito por um profissional em um salão de beleza. Os efeitos são profundos, mas é claro que você precisa tomar alguns cuidados para que os resultados sejam ainda melhores e permaneçam por mais tempo nas madeixas, como vamos te ensinar no decorrer desse artigo.
No geral, a duração de uma hidratação normal no cabelo é de uma semana. Já no caso do cimento capilar, os fios podem permanecer hidratados por cerca de 15 a 20 dias após a aplicação, com apenas uma hora e meia sentada na cadeira do salão. Não é demais?!
Como ele é feito?
O produto usado para fazer o cimento capilar possui em sua fórmula ceramidas e outros nutrientes produzidos sinteticamente em laboratório que, mesmo já sendo produzidos naturalmente pelo nosso organismo, acabam sendo perdidos no decorrer dos dias por conta de agentes químicos e ambientais. Por isso, ele é ideal para cabelos danificados, seja por conta de escova progressiva, colorações ou outros fatores.
No salão de beleza, o profissional de beleza aplica o produto nos cabelos limpos e ainda molhados, após uma lavagem com um shampoo de pH baixo (antirresíduos ou de limpeza profunda). A massinha deve agir nos fios por, pelo menos, 40 minutos. Nunca se deve usar o secador com o cimento capilar nos fios. Coloca-se uma touca térmica ou deixa-os secar naturalmente.
Após esse período, é feito o enxágue com água fria para dar um choque na fibra e fechar as cutículas dos cabelos. Depois, é só finalizar como de costuma. Mas, atenção! Não é recomendada a utilização de secador, chapinha ou babyliss por, pelo menos, uma semana após o procedimento, uma vez que o produto ainda estará agindo nos fios. O cimento capilar dura cerca de 15 a 20 dias nas madeixas, deixando-as profundamente hidratadas, macias e brilhosas, livres de quaisquer danos.
Dicas importantes
- Para que o processo do cimento capilar permaneça pelo tempo previsto nos cabelos, é preciso respeitar o período de manutenção. O processo deve ser refeito a cada três meses em cabelos virgens ou a cada dois meses em fios danificados.
- O preço médio do cimento capilar é de R$ 300, o que vai depender do salão de beleza e profissional que for aplicar o produto.
- Deixe o secador e a chapinha de lado para o procedimento durar mais tempo nas madeixas. O excesso de calor nos fios abre as cutículas e causa o ressecamento e opacidade do cabelo, o que você não quer, né?
- Mantenha a hidratação semanal para evitar o retardamento do cimento capilar.
- Lave sempre os cabelos em água fria! Ela ajuda a fechar as cutículas dos fios e mantê-los protegidos da ação danosa dos agentes externos.
- Sempre penteie as madeixas com um pente de madeira, de dentes largos, que é antiestático, e ajuda a eliminar o frizz. Tome cuidado também para não quebrar a fibra capilar durante o desembaraçamento dos cabelos.
- Use leave-ins diariamente. Este poderoso produto ajuda a forma uma espécie de película que encapa os fios e os protege das agressões externas do cotidiano. Tenha um sempre na bolsa após fazer o seu cimento capilar!