A camisa de flanela é um ícone do estilo grunge, que dominou o cenário da música e da moda nos anos de 1990. Agora em 2017, a trend está em alta. É uma das apostas para montar looks despojados e alternativos para esquentar os dias mais frios.
Só para relembrar um pouco…
O termo grunge quer dizer “sujeira” e nasceu para descrever o som saturado e distorcido das guitarras, assim como um estilo de look.
Ou seja, roupas folgadas e surradas, cabelo desgrenhado e uma atitude “não estou nem aí…” – bem ao contrário da moda na época. É algo na linha confortável, “sujo” e centrado na indiferença.
Um estilo adotado por músicos grunges e jovens roqueiros que buscavam nos brechós e roupas típicas locais elementos para montar sobreposições. Dessa maneira, criavam combinações de camisa xadrez com calças rasgadas ou bermudas largas. Nos pés, o bom e velho All Star.
O grunge apareceu no finalzinho dos anos de 1980 e começo dos 90, em Seattle, nos Estados Unidos, no início da carreira de bandas como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains. É fácil encontrar fotos que retratam a pegada grunge, com cabelos longos e despenteados compondo o visual rebelde.
E não é que a “rebeldia” está de volta?! As passarelas internacionais de inverno 2017 apontam para o grunge como uma das tendências queridinhas do momento. Entre os nomes que investem no estilo estão Alexander Wang e Vetements.
O grunge pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Se você está procurando uma proposta despojada, veja como aproveitar a moda no seu dia a dia:
- Evite usar uma camisa xadrez feminina do seu tamanho. O visual grunge é largado e bagunçado. Dê uma passadinha na sessão masculina para garantir uma peça maior. E não use a camisa abotoada.
- Acessórios – gorros, bandanas e meias rasgadas fazem parte do jeito grunge de se vestir. Para as meninas, vale a pena misturar os acessórios com shorts, saias e até vestidos tipo camisola. Para arrematar a produção, correntes e pulseiras.
- Capuz – é a cara, ou melhor, a cabeça do chamado street style, sem deixar de dar o toque rebelde do grunge e ainda servir para dar um truque no cabelo quando faltar tempo de lavar os fios.
- Calçados – o clássico All Star é pedida tanto para eles quanto para elas. São confortáveis e, sem dúvida, símbolos do estilo grunge de ser. Aposte também em botas, coturnos e outros modelos com cano alto.
- Camisas de bandas – são para homens e mulheres que querem fazer a linha despojada. Capriche no visual com sua banda preferida e crie sobreposições com casacos largos.
- Flaneladas e flores – são as bases do visual grunge. A dica é apostar em casacos oversized com slip dresses de padronagem floral. É um jeito atual de aproveitar o grunge, já que faz um mix de tecidos delicados e pesados. Suéteres também servem para montar os looks.
- Camisa xadrez de flanela – peça indispensável para meninos e meninas grunges. O truque fresh é usar a roupa em tamanho grande sobre uma t-shirt com ou sem mangas. E vale ainda amarrar a camisa na cintura. Mais atual impossível! Quer usar o xadrez grunge na saia? Vá de mini!
Outra maneira de ficar mais feminina mesmo sendo grunge é usar vestido xadrez por cima de jeans rasgado. - Jeans – busque jeans desconstruído e desbotado no brechó. Peças folgadas com lavagem ácida também fazem parte da vibe grunge. O ideal é rasgar o próprio jeans velho e bem usado. Comprar a roupa já destroyed não é grunge, ok? Meninas podem usar shorts com meia-calça, criando um ar alternativo, típico do grunge.
- Por último, e não menos importante, para mergulhar no grunge da década de 1990, tenha uma atitude “eu não ligo”!
E aproveite o estilo grunge para acompanhar a moda de um jeito confortável.
Até a próxima!