Nunca se falou tanto em sexo como atualmente. E a prova disso é a crescente expansão do mercado erótico, que segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme), registrou um crescimento de mais de 3% no ano passado.
Mas se por um lado o erotismo cresce, por outro aumenta também o número de casais brasileiros com disfunções sexuais. Mulheres ainda têm problemas para atingir o orgasmo e homens sofrem com a disfunção erétil e a ejaculação precoce, enquanto ambos podem apresentar uma série de tabus e problemas psicológicos capazes de arruinar qualquer relação.
Leia também:
- Frutas afrodisíacas: conheça-as e apimente a relação!
- Filmes sobre Sexualidade: 8 opções que você deve conhecer
- Diferença entre fetiche e fantasia sexual
E é na hora de superar estes problemas que entra o sex trainer, um profissional que presta uma espécie de consultoria com a finalidade de melhorar a relação e sexualidade das pessoas.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia este post e entenda como funciona o trabalho de um sex trainer.
O que faz um Sex Trainer?
Um sex trainer é um profissional que ajuda pessoas a resolver problemas com sua sexualidade e relacionamentos.
O termo nasceu no final da década de 90, sendo usado para descrever uma combinação entre educação pessoal e sexual.
Geralmente, o sex trainer não é um terapeuta sexual formado, mas também trabalha com sentimentos, autoestima, autoconhecimento, autossuficiência e prazer.
O serviço prestado por este profissional também difere da terapia de casal, visto que o sex trainer oferece algo mais próximo a uma consultoria.
Em quais casos esse profissional é indicado?
A consulta com um sex trainer é indicada para qualquer pessoa ou casal que tenha dificuldades no relacionamento e/ou com a sua sexualidade.
Casamentos e relações desgastadas, tabus, insatisfações com a própria imagem corporal, falta de autoestima e autoconhecimento, dificuldades de comunicação, falta de intimidade são alguns problemas que podem ser resolvidos com a ajuda de um sex trainer.
Além disso, casos como disfunção erétil, ejaculação precoce, problemas hormonais, casos de abuso sexual no passado e outros traumas também podem ser beneficiados com a consultoria, desde que haja acompanhamento de outros profissionais como urologistas, ginecologistas e terapeutas.
Leia também:
- Parto e sexualidade: como se relacionam?
- Falta de desejo sexual nos homens: causas e como tratar
- Mapa sexual: descubra o que a astrologia pode dizer sobre sua sexualidade
Como funciona o trabalho de um sex trainer?
O trabalho de um sex trainer consiste em estudar o indivíduo ou casal a fim de identificar seus problemas e direcioná-los para uma possível solução.
Cada profissional tem o seu próprio método, mas de uma forma geral, com casais, o atendimento começa com um breve questionário individual, depois com os dois. Alguns sex trainers também incluem uma visita e uma análise da casa do casal e também de seus hábitos.
Com o estudo das informações coletadas, o sex trainer já tem um resultado inicial de como trabalhar com o casal. Inicialmente, a consulta baseia-se em diálogos sobre respeito, companheirismo, comunicação, intimidade e sexo. Dependendo do problema enfrentado, o sex trainer pode encaminhar o casal para outros profissionais, como terapeutas, sexólogos, ginecologistas ou urologistas, por exemplo.
Com indivíduos, o atendimento é similar, no entanto, nestes casos, a maioria dos clientes são pessoas que sofreram abusos físicos ou psicológicos e que querem restaurar a sua autoestima e capacidade de se relacionar novamente.
Além disso, os sex trainers também costumam organizar encontros com mulheres para discutir sobre sexualidade. São os chás sensuais, que veremos a seguir.
O que são os chás sensuais?
Os chás sensuais são encontros com 5 a 10 mulheres onde são discutidos assuntos relacionados à sexualidade.
São reuniões a fim de compartilhar dicas de sensualidade e relacionamentos saudáveis. Além disso, também se conversa sobre sexo de forma aberta, com aulas sobre sexo oral, anal e vaginal, autoconhecimento e masturbação, brinquedos eróticos, pompoarismo, comportamento na cama e fora dela, sexo tântrico e outras práticas sexuais, entre outros temas.
O objetivo dos chás sensuais – e também do sex trainer – é promover um espaço aberto ao diálogo sobre o sexo e as relações. É uma forma de estimular a compreensão de que falar sobre sexo com seu companheiro, família e sociedade faz parte do amadurecimento sexual saudável e de uma vida mais equilibrada.
O que você acha sobre o trabalho do sex trainer? Consultaria um para melhorar a sua vida sexual e afetiva? Compartilhe!
Leia também:
- Cinta peniana: saiba tudo sobre esse acessório sexual!
- Exercícios de Kegel: Benefícios para a saúde e vida sexual
- Como cavalgar e ficar no controle da transa