A textura do papel de seda é maleável o suficiente para fazer uma grande quantidade de peças decorativas. E bonita o bastante para enfeitar festas de todos os tipos, para qualquer idade. Aproveite e leia também nosso post de decoração com papel crepom!
Além de versátil e divertido, o material é barato e fácil de manusear. Ou seja, não tem desculpa para não mudar o visual de um espaço! Então, vem comigo, que eu trago sugestões inspiradoras:
- Arco-íris – intercale as cores do seu papel de seda e consiga um lindo arco-íris. Mas faça isso quando tiver realmente tempo sobrando, pois é preciso ter mais paciência.
- Balão tradicional – este você consegue usando uma cor para cada face do balão. Depois de pronto, complete a fofura da peça colocando um ursinho, bonequinha ou que for ligado ao tema da sua festa.
- Balões orientais – decore com balões típicos chineses, que ficam incríveis em praticamente todas as comemorações e cores de tema.
- Borboletas – diferentes padronagens de papel recortadas em forma de borboleta causam um efeito delicado e charmoso.
- Chandelier – distribua vários deles pela festa e ganhe um ar ainda mais divertido com a proposta de fitas longas penduradas. Sem dúvida, é um elemento decorativo marcante.
- Corações – com ajuda de papel de seda em diversos tamanhos e um furador, é possível criar corações para decorar seu evento de uma forma romântica e inesquecível.
- Corrente – outra opção simples e criativa até para quem não tem prática em trabalhos manuais. Basta colar os pedacinhos de papel de seda para montar os elos. O resultado serve inclusive para usar no lugar do painel que fica por trás da mesa principal de uma festa de aniversário.
- Bolas – para conseguir outra variação da corrente, é só formar bolas em vez de elos. E você pode pendurar os enfeites do jeito que quiser. Mais versátil, impossível!
- Cortinas – a ideia é recortar vários pedaços de papel de seda nas cores que você desejar e criar cortinas. Nos tons vibrantes ou cores pastéis, o que vale é deixar a festa mais alegre ainda!
- Flores – o papel de seda no formato de flores proporciona um toque de feminilidade, ainda mais se tiver botões arrematando cada uma. Ainda no tema flores, o papel de seda permite fazer vasinhos. Seja qual for a proposta, dá para pendurar no teto, nas paredes, enfeitar mesas etc.
- Lego – reproduza o colorido e a graciosidade das peças encapando caixas com papel de seda e usando pedaços de latas de alumínio para criar bolinhas.
- Origami – vale apena apostar da cultura oriental para criar uma decoração com papel de seda com significado especial. É por meio de pequenas dobraduras que você consegue uma produção impressionante graças aos passarinhos conhecidos como ‘tsurus’, que são símbolos de muita sorte.
- Rosas – enrole pedacinhos de papel para montar rosas e, em seguida, cole-as em um cordão para deixar sua comemoração meiga e apaixonante.
- Tiras – também não têm mistério! O papel de seda cortado que você usaria para criar correntes pode ser utilizado solto, criando pingentes com pequenas tiras.
Dicas ao usar papel de seda no décor
Mudar a cara da casa gastando pouco é completamente possível com papel de seda e criatividade. Sem falar que dá para mudar o visual em poucas horas e no melhor estilo DIY (‘faça você mesma’). Mas é preciso tomar alguns cuidados com o material.
Primeiro, é bom lembrar da fragilidade do papel de seda. Por isso, o ideal é que as peças decorativas feitas com ele fiquem sempre em áreas internas e, de preferência, em cantinhos nos quais os convidados não possam tocá-las a todo instante.
Para não estragar a parede ao montar uma decoração com papel de seda, a dica é apostar em base utilizando cartolina. Você coloca sua arte nela, fixa a peça na superfície com fita adesiva dupla e depois remove tudo sem sujeira.
Espero que curta as dicas e arrase na decoração!
Até a próxima!