Mudanças no nariz afetam o rosto todo, mas não é “só” isso. Muitas vezes, a confiança da pessoa também muda, para melhor. Saiba mais sobre a Rinoplastia.
A Rinoplastia é uma cirurgia plástica capaz de melhorar a aparência e a proporção do nariz. Ela serve para realçar a harmonia facial, dando um up na autoestima, além de corrigir possíveis dificuldades respiratórias causadas por anormalidades nas estruturas do nariz.
Veja também – Otoplastia: Cirurgia para corrigir as famosas orelhas de abano
Basicamente, sua missão é alterar a aparência, que pode ter passado por mudanças em função de lesões ou cirurgias prévias; enquanto o formato do nariz é geralmente resultado de hereditariedade.
Em resumo, a Rinoplastia pode modificar:
- Assimetria nasal e desvio;
- Largura do dorso nasal;
- Narinas grandes;
- Narinas largas ou arrebitadas;
- Perfil nasal;
- Ponta do nariz (grande, caída ou arrebitada demais);
- Tamanho do nariz, comparado às demais estruturas da face.
Como você pode notar, são várias as possibilidades estéticas que a Rinoplastia oferece. Sendo que, em alguns casos, ainda ajuda na parte funcional, na respiração.
É uma prática bastante antiga, que deve ter sido desenvolvida entre o final do século XIX e o começo do século XX.
Claro que as técnicas estão evoluídas e existe mais conhecimento sobre a fisiologia nasal, assim como sobre a anatomia do nariz. As primeiras Rinoplastias eram feitas somente de forma fechada (endonasal). Atualmente, também podem ser do tipo exorrinoplastias, ou seja, por via aberta, diretamente na estrutura do nariz.
E o progresso não foi só nas técnicas, mas também na recuperação dos pacientes, cada vez mais rápida.
Quando a Rinoplastia é indicada?
Geralmente, a cirurgia de nariz é feita quando a pessoa está insatisfeita com o formato natural dele.
Às vezes, é associada a outros procedimentos, como a correção do septo nasal e a retirada de parte dos cornetos nasais (turbinectomia), popularmente chamada de “carne esponjosa” – que costuma aumentar por causa de alergias como a rinite.
Veja também – Como afinar o nariz sem cirurgia: 4 técnicas para você testar
A Rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, pois nesta fase o desenvolvimento do facial do paciente já está concluído.
Saiba mais sobre a Rinoplastia
A técnicas de Rinoplastia aberta (exorrinoplastia) é feita por meio de pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte de dentro de cada narina. Enquanto na técnica fechada, as incisões acontecem somente dentro das narinas.
Quando há necessidade de grandes alterações na ponta do nariz, a técnica da Rinoplastia aberta é mais indicada, mas o médico também pode optar pelo método fechado.
Sem dúvidas, a Rinoplastia fechada é um procedimento delicado e detalhado, que só pode ser feito por profissionais com grande qualificação, pois é realizado “às escuras”, sem levantar a pele do nariz do paciente.
Na técnica fechada, uma grande vantagem é a rapidez de execução, além de resultado mais natural, recuperação mais rápida e ausência de cicatriz aparente.
A anestesia pode ser a geral ou até local com sedação. No primeiro caso, é necessária a intubação do paciente e a respiração passa a ser por aparelhos durante o procedimento cirúrgico. A cirurgia demora, em média, duas horas.
O paciente que passa pela Rinoplastia é liberado no mesmo dia. Quando é feita também a parte funcional da cirurgia, ele é internado por um período de 12 a 24 horas.
Se você está pensando em mudar algo no seu nariz, espero que aproveite o conteúdo de hoje para esclarecer algumas dúvidas.
Boa sorte e até o próximo post!