Cabelos Beleza

Kanekalon: saiba tudo sobre o aplique com tranças sintéticas

Cansou do visual e ficou com vontade de apostar em algo diferente no cabelo? Pois bem! Se você também faz parte do “bonde das desapegadas”, sabe que, às vezes, mudar o comprimento ou até a textura dos fios pode ser a fórmula perfeita para sair do tradicional e conseguir o resultado desejado na frente do espelho, dando aquele up na autoestima. É por isso que muitas vaidosas, inclusive celebridades, como as divas Beyoncé e Halle Berry, apostam nos chamados cabelos sintéticos para variar as madeixas quando, onde e como quiserem!

Veja também: Cabelo orgânico: saiba como ter um e cuidar do seu

O mais conhecido deles é o kanekalon, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje. Trata-se de um tipo de cabelo sintético no qual as mulheres podem fazer extensões nos fios a partir de diferentes penteados afros ou tranças. Em geral, o kanekalon é a primeira opção para quem está começando a se aventurar no mundo dos apliques, principalmente por seu custo-benefício e, ainda, por ser muito simples e fácil de manusear.

Veja também:


No entanto, para ter um kanekalon sempre bonito e digno de uma chuva de comentários no Instagram, é preciso entender que escolher o tipo certo de acordo com a textura dos seus fios, além de cuidar religiosamente no dia a dia e não furar as manutenções, são fatores que podem fazer toda a diferença no resultado final, como brilho, peso e tonalidade do aplique.

Pensando nisso, nos próximos parágrafos desse post, eu decidi te contar quais são os cuidados e dicas para ter um kanekalon de sucesso. Quer saber quais são eles? Então, venha comigo!

O que é um kanekalon?


kanekalon é um tipo de aplique feito de fibra sintética japonesa muito semelhante a um cabelo original, tanto no que diz respeito à textura quanto no toque e visual. Por esta razão, tornou-se um dos materiais mais usados pelas adeptas aos apliques. Outro atrativo desse cabelo sintético é a sua versatilidade.

No mercado, é possível encontrar inúmeras opções de kanekalon, com fios coloridos, estilo rastafári, trançados, lisos, enrolados, entre outras, o que o torna uma excelente opção para qualquer mulher que queira adotá-lo. Além de lindo e uma ótima opção para quem quer transformar o visual, sem precisar mexer diretamente no cabelo original.

Quem pode usar?

Assim como quaisquer outros tipos de apliques trançados, o cabelo kanekalon também é bastante democrático. Isso porque os fios artificiais podem ser facilmente trançados aos naturais, o que significa que o tipo de cabelo que você tem, independente se é liso, ondulado, cacheado ou crespo, não vai afetar o resultado.

Portanto, além de ser a melhor aposta de qualquer mulher que queira mudar o visual de forma mais radical, mas sem mexer no cabelo original, o kanekalon também é ideal para quem está passando pela transição capilar, ou seja, abandonando os alisamentos para assumir os cachos naturais, e não querem ver aquele aspecto de duas texturas nos fios na frente do espelho esperando a parte cacheada crescer totalmente.

Veja também:

Mas fica a dica: se o seu cabelo ainda estiver muito frágil e danificado por conta das químicas usadas anteriormente, não é recomendado investir no kanekalon e em nenhum outro tipo de aplique, pois os fios podem aguentar o peso e partirem ao meio, causando um efeito quebradiço.

Nestes casos, o ideal é cortar os fios que estiverem danificados antes de apostar no kanekalon, deixando apenas a parte natural do cabelo que já cresceu. E lembre-se que as suas madeixas precisam ter, pelo menos, cinco centímetros e comprimento para suportar o peso do aplique.

Por último, se você está preocupada com o formato do seu rosto, vale dizer que o kanekalon pode ser comprado a partir dos mais diferentes formatos, cores, texturas e tamanhos de fios, o que significa que não será difícil encontrar um aplique para cada tipo de rosto.

Kanekalon estraga o cabelo?

Essa é uma dúvida muito comum entre as vaidosas e que deixa muitas delas sem muita coragem de investir nesse tipo de cabelo sintético. Mas, na verdade, não passa de um mito. O kanekalon não estraga o cabelo, uma vez que se trata apenas de tranças sintéticas anexadas aos fios naturais, sem o uso de qualquer tipo de química.

Como eu falei anteriormente, o cabelo só será prejudicado no caso de quem está com os fios fragilizados e danificados, seja pela aplicação excessiva de químicas ou uso de secador e chapinha, já que eles poderão quebrar com o peso do aplique. Fora esses casos, mulheres com madeixas saudáveis não terão nenhum problema em apostar no kanekalon.

No entanto, na hora de remover o aplique, é necessário muito cuidado para que o processo seja feito delicadamente, para não quebrar os fios. Após retirar o kanekalon, é possível que você fique um pouco assustada com a quantidade de fios que ficarão no chão. Porém, na realidade, eles não caem por conta do aplique. A queda acontece ao longo do tempo, dentro do ciclo de vida normal do cabelo, mas os ficam presos nas tranças. Por isso, você só percebe que eles caíram quando remove o penteado.

Como cuidar?

Ter um cabelo com aplique kanekalon de sucesso exige uma rotina de cuidados especiais com os fios sintéticos no dia a dia. A primeira dica para cuidar do seu aplique é apostar em lavagens uma vez por semana, usando apenas um shampoo no couro cabeludo.

Na hora de hidratar, nutrir ou reconstruir, o ideal é remover 100% as máscaras de tratamento que foram usadas nos fios, o que servirá para evitar o efeito build-up, ou seja, o acúmulo de resíduos de produtos nos fios, capaz de danificar o cabelo natural e, também, a extensão.

Além disso, fique de olho nas manutenções! O aplique dura cerca de dois a três meses. Depois desse tempo, a raiz crescerá e as tranças soltarão com facilidade. Quando isso acontecer, procure o salão de beleza para renovar o penteado com o profissional que fez o aplique nas suas madeixas.

Onde comprar?

O kanekalon pode ser comprado em lojas especializadas, inclusive pela internet, ou em salões de beleza. No entanto, por mais que você prefira fazer compras em lojas virtuais, o mais recomendado é escolher o seu aplique pessoalmente. Desta forma, você pode escolher as características (cor, tamanho e textura) que mais gosta e ver se combina com a sua personalidade e estilo.

E aí? Gostou de conhecer mais sobre o kanekalon? Conhece alguém que queira apostar nessa tendência para transformar o visual? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para as suas amigas lerem também!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane