Receitas

Palha Italiana: saiba mais sobre essa delícia!

Apesar de possuir esse nome, que traz a ideia de uma iguaria internacional, a Palha Italiana é uma guloseima genuinamente brasileira. De acordo com pesquisas ela surgiu mais precisamente no Sul do Brasil, região que também criou o doce mais amado dos brasileiros: o brigadeiro.

Falando mais precisamente sobre este último, podemos dizer que após a sua criação muitas outras receitas foram desenvolvidas tendo ele como base. A lista inclui desde recheios de bolos até outras delícias da confeitaria, isso sem contar os muitos doces com influência de outras culturas.

É daí, por exemplo, que veio a deliciosa Palha Italiana. Mas o que ela é exatamente e quais suas principais características? Tudo isso e muito mais você confere a partir de agora.

Afinal de contas, do que se trata a Palha Italiana?

A grosso modo, podemos dizer que ela é um saboroso doce caseiro que vem se popularizando cada vez mais no Brasil.


Nesse cenário, o termo “italiana”, diferente do que muitos acreditam, na verdade é apenas uma referência à culinária que inspirou sua criação.

Na prática, portanto, trata-se de uma iguaria preparada com ingredientes facilmente encontrados em qualquer região do país. A lista inclui, por exemplo, itens como chocolate, leite condensado, biscoito de maisena, manteiga e açúcar de confeiteiro.

O resultado é um doce que enche os olhos e vem conquistando até mesmo a atenção de empreendedores. Por se tratar de uma novidade cada vez mais difundida, muitos a enxergam como uma oportunidade de lucro e renda extra.


E qual a origem da Palha Italiana?

Ninguém sabe ao certo quem criou a receita do doce ou quando ela foi criada. Em relação à inspiração para a sua criação, no entanto, podemos dizer que ela vem do Salame de Ciocolato. Trata-se de um famoso doce italiano que seria algo como “Salame de Chocolate” em tradução literal.

Essa iguaria proveniente da Itália consiste em uma massa de biscoito triturado, conhaque e chocolate meio amargo. A receita chegou ao Brasil através dos imigrantes Italianos, já que a grande maioria se fixou na região sul do Brasil.

Como os brasileiros amam fazer misturas, não deu outra. Em algum momento alguém acabou regionalizando o doce italiano, e o fez com base no brigadeiro. Assim surgiu a Palha Italiana.

Do que é feita a palha italiana?

Conforme já sugerimos, a Palha Italiana é composta de ingredientes um tanto quanto populares. Para o seu preparo, portanto, usa-se apenas biscoito de Maisena triturado e brigadeiro cremoso, formando assim uma massa cremosa e crocante ao mesmo tempo.

O doce é finalizado com açúcar de confeiteiro, que serve para deixá-lo mais firme e dar um acabamento mais profissional.

Como preparar a palha italiana?

Por se tratar de uma iguaria caseira, o preparo é muito simples. Para tanto é necessário quebrar a bolacha/biscoito em pequenos pedaços em uma vasilha a fim de deixá-lo bem triturado.

Na sequência, em uma outra panela, é preciso preparar o brigadeiro de forma tradicional, com leite condensado, chocolate e manteiga. Falaremos mais detalhadamente sobre o processo de preparo ao final do texto, quando apresentamos a receita completa da Palha Italiana.

Leia também:

Outros sabores de palha italiana

Apesar de a receita original ser extremamente deliciosa, a verdade é que os brasileiros com sua incessante busca por inovação também já criou variações da mesma. O resultado foi a criação de Palha Italiana de sabores diferenciados, o que não só incrementou a guloseima como deu outras possibilidades aos empreendedores.

Graças a isso, hoje em dia é possível encontrar versões do doce com brigadeiro e Oreo, Prestígio, Negresco, Ovomaltine e até frutas. Em relação a esse último, a mistura pode incluir morangos e até mesmo kiwi, já que o sabor deste também é um tanto quanto propício.

Onde posso encontrar a palha italiana?

Hoje em dia o doce é bastante popular nas regiões Sul e Sudeste, onde o doce pode ser comprado em tendas, lojas, mercearias e até padarias. Isso sem contar os vendedores ambulantes e pontos de vendas informais em colégios, ruas e centros universitários.

Para os amantes do chocolate que desejam conhecer essa nova guloseima, porém, uma boa notícia: ninguém precisa ir ao Sul do País para experimentá-la. Hoje em dia a iguaria pode ser encontrada em diferentes lugares do Brasil, sem contar que é possível preparar o doce em casa mesmo.

Para ajudar nesse sentido, portanto, apresentamos a seguir um exemplo de receita da Palha Italiana tradicional.

Receita da Palha Italiana original

Entendido o que é a Palha Italiana e por que as suas variações tem encantado os brasileiros? Pois então é hora de entender agora a quantidade de cada item usado em seu preparo. Vale dizer que, neste caso em particular nos focaremos na versão original da guloseima, ou seja, aquela preparada com biscoito de maisena.

Ingredientes para a Palha Italiana

Para preparo da massa com rendimento de 20 unidades, são necessárias:

  • 2 latas (ou caixas de tamanho equivalente) de leite condensado;
  • 2 colheres de sal (medida da colher de sopa);
  • 5 colheres de achocolatado em pó (medida de colher de sopa);
  • 1 colher de essência de baunilha (medida de colher de chá);
  • 200 gramas de biscoito de maisena triturado;
  • Margarina (somente para untar o recipiente); e
  • Açúcar de confeiteiro (somente para polvilhar na hora da finalização).

Modo de preparo da Palha Italiana

Para preparar a massa, basta separar a manteiga, o achocolatado e o leite condensado em uma panela. Depois disso é só levar os ingredientes ao fogo baixo, sempre mexendo até que o brigadeiro ganhe consistência cremosa e comece a se soltar do fundo da panela. Depois disso, é só retirar do fogo e adicionar a essência de baunilha e o biscoito de maisena triturado.

A seguir, em um refratário retangular médio untado, despeje a massa e deixe-a esfriar na geladeira por no mínimo duas hora. Corte o doce em pedaços e em seguida passe no açúcar de confeiteiro. O doce pode ser servido em seguida ou mantido em um recipiente fechado para que seja servido posteriormente.

O que achou da Palha Italiana?

E então, já experimentou a receita que sugerimos? Ou em vez disso resolveu comprar uma Palha Italiana para conhecer? Conte-nos como foi essa experiência e aproveite para nos deixar a opinião sobre este conteúdo. Esperamos ter contribuído com sua paixão pelos doces.

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.