Looks Moda

Looks com vestido longo: confira dicas + 46 fotos para apostar na tendência!

Cada estação do ano pede looks diferentes! No verão, as peças mais leves e coloridas viram tendência; no inverno, as mais pesadas e sóbrias, favoritas das it girls; enquanto na primavera, as floridas tomam o visual pelas ruas; e, no outono, as mais aconchegantes e marrons, para combinar com a temporada de folhas caídas. Se você é antenada em moda, já deve estar cansada de saber disso!

No entanto, algumas peças são consideradas ‘curingas’ e, portanto, você tirar sempre que precisar do seu guarda-roupas e vestir-se bem em qualquer período do ano, dos dias quentes aos mais frios, como é o caso do vestido longo.

maxidress, como a peça é conhecida fora do Brasil, antes era usado para compor looks mais formais, como festas, casamentos e formaturas. Porém, hoje pode ser usado a qualquer momento, tanto para ocasiões casuais, à noite ou durante o dia, e nos mais diferentes modelos e combinações.

Agora, além das sandálias de salto ou as clássicas rasteirinhas, é possível combinar os vestidos longos com botas, tênis, coletes jeans, jaquetas de couro, entre outras peças, que podem te ajudar a fugir do tradicional e deixar o visual mais despojado.


Quer saber quais são as tendências mais comentadas e aprovadas pelos fashionistas do momento? Então, continue de olho nos próximos parágrafos e aprenda as melhores dicas para desfilar no street style com looks com vestido longo de sucesso!

Veja também: Looks com saia longa: confira dicas de como usar

Qual modelo combina com cada tipo de corpo?


Antes de comprar um vestido longo, ou qualquer outra peça, é preciso conhecer o formato do seu corpo para não correr o risco de levar para casa algo que não fique bem na sua silhueta e cause desarmonia na frente do espelho. Afinal, o caimento da roupa pode ser um vilão e um super-heroi, ao mesmo tempo, destacando os aspectos positivos ou negativos do corpo, sendo que este último é o que estamos tentando evitar aqui, certo?

Além do formato do corpo, lembre-se que você pode ser baixinha, se tiver menos de 1,60 cm de altura, ou ter manequim plus size, se vestir 46 ou mais. Por isso, anote as seguintes dicas quando for comprar o seu vestido longo:

  • Vestido longo tubinho tomara que caia combina com corpos em formato ampulheta;
  • Vestido longo com manga curta cai super bem em mulheres com seios grandes;
  • Vestido longo com alças finas, mais justo ou levemente rodado, é ideal para acentuar as curvas;
  • Vestido longo com cinto deslizante deixa a silhueta mais erguia e longilínea;
  • Vestido longo império ou com tecidos que modelem o corpo é perfeito para mulheres mais curvilíneas;
  • Vestido longo que marca a cintura minimiza a aparência de seios grandes;
  • Vestido longo que deixa a pele mais à mostra é ideal para alongar corpos menores;
  • Vestido longo com decotes profundos, costas nuas e detalhes, como tecido franzido, destaca o busto.

Para as baixinhas…

Vestidos longos com tecidos fluidos, ou seja, que não ficam armadas ou criem volume, como é o caso das malhas de viscose, são as melhores versões para as mulheres baixinhas. Apostar em detalhes verticais (enfeites, costuras, recortes, etc.) também ajuda a alongar a silhueta menor. Lembre-se que, se for escolher os vestidos longos estampados, as estampas menores são as mais indicadas para não fazer você parecer ainda mais baixa.

Mas, para aderir ao look com sucesso, não se esqueça de usar sempre um salto alto para harmonizar o visual. As opções de salto são aqueles mais confortáveis, que combinem com a proposta mais confort da peça, dentre elas, anabela ou sandálias de salto grosso.

Veja também: Vestidos de noiva para baixinhas: dicas para você arrasar!

E para as gordinhas (plus size)?

Vestidos longos com tecidos fluidos, ou seja, mais soltinhos, são ideais para as gordinhas, pois não marcam a barriga ou quadris mais avantajados. Investir empeças em tons mais escuros e com detalhes nos ombros, ou peças acinturadas, com recortes na diagonal, elásticos ou transpassados, também será fundamental se a ideia for disfarçar os quilinhos a mais, já que elas ajudarão a modelar o corpo marcando a cintura, dando a impressão de que a pessoa é mais magra.

Além disso, outro truque bacana é comprar peças com a parte da saia lisa e a parte de cima (tronco) estampada, o que ajudará a afinar a parte de baixo do corpo.

Veja também: 

Acerte no comprimento ideal

Já imaginou que situação terrível tropeçar no próprio vestido e cair no meio da rua ou enganchá-lo na escada rolante do shopping? Ninguém merece! Por isso, na hora de comprar o seu vestido longo, você precisa acertar no comprimento da peça para não precisar passar por nada disso…

Caso você não consiga achar o vestido no tamanho que deseja, leve até uma costureira para que ela o acerte para você, seguindo as seguintes dicas:

  • Não pode ser tão comprido: a peça deve tocar a parte de cima dos dedos dos pés;
  • Mas também não precisa ser muito curto: deve alcançar pelo menos os tornozelos.

Como usar? Veja os melhores modelos!

Agora que você já sabe tudo sobre como ter um vestido longo na medida certa, que combine com o seu corpo, chegou a hora de saber como usar a peça no seu dia a dia com sucesso. Confira, a seguir, quais são as dicas dos hairstylists de plantão para criar os looks com vestido longo:

Vestido longo estampado

Clássicos na composição de looks para o dia, especialmente no verão, o vestido longo estampado é uma excelente forma para quem quer se vestir de forma mais descontraída, mas sem perder a elegância ou abrir mão da modernidade. No entanto, para a surpresa de muitas mulheres, a peça também pode ser usada para ocasiões à noite, como para uma festa ou evento importante.

Para deixar o visual mais formal, a dica é apostar em acessórios e penteados mais sofisticados e sapatos ou sandálias mais requintadas. Uma ótima oportunidade para usar o vestido longo em eventos mais formais é em um casamento ao ar livre, por exemplo. Mas com tanta versatilidade, não tenha medo de usar a mesma peça para ir à praia de dia também…

Em relação às estampas, as florais são as que mais agradam a maioria das mulheres. Porém, vale lembras que as estampas floridas maiores só devem ser usadas em mulheres mais altas, bem como as menores em mulheres mais baixinhas.

As estampas de fundo escuro e com padronagens pequenas ou médias também são mais recomendadas para quem está acima do peso, uma vez que evitam mais volume desnecessário no corpo. Confira acima algumas fotos de looks com vestido longo estampado para se inspirar!

Veja também: Vestido Estampado: confira dicas para usar – e arrasar!

Vestido longo listrado

Ainda na vibe de peças estampadas, o vestido longo listrado é mais indicado para quem adora um visual mais alegre e descontraído, mas um pouco mais discreto. Mas, para isso, é preciso seguir a regrinha das listras verticais, que ajudam a alongar a silhueta, ideal para as mulheres mais baixinhas ou gordinhas, enquanto as listras horizontais criam volume e, portanto, só devem ser usadas em peças pelas vaidosas mais magrinhas ou muito altas, que queiram disfarçar o comprimento do tronco.

Sabendo disso, depois é só se jogar! Abuse de tênis brancos ou botas de cano curto, além de jaquetas e coletes jeans para deixar o look mais despojado e moderninho. Já para as mais clássicas e adeptas ao conforto máximo nas produções, o vestido longo listrado pode cair super bem com as boas e velhas sandálias flats.

Veja acima alguns dos melhores looks com vestido longo listrado para se inspirar!

Leia também: Vestido listrado: dicas de como usar em 25 looks para se inspirar

Vestido longo para festa

Formatura:

Usar um vestido longo para formatura pode deixar o visual super elegante para concretizar com sucesso essa etapa tão importante na vida de qualquer estudante, seja para quem está terminando a faculdade ou o Ensino Médio. Afinal, ser uma formanda é estar no centro das atenções no dia do evento, não é mesmo? E não há nada que um bom vestido longo não possa fazer neste sentido!

Aproveite o momento para apostar em um vestido longo que traga sofisticação e, ao mesmo tempo, deixe você livre, leve e solta para curtir é o primeiro passo para acertar na escolha do modelito. Bordados, decotes, transparências, fendas são ótimas opções, desde que você saiba combinar bem esses detalhes, sem exagerar em nada.

Leia também: Vestido de formatura: dicas para escolher o ideal

Casamento:

Para madrinhas:

 vestido longo para madrinhas perfeito pode ser glamouroso, mas nada que ofusque a noiva, que é a atração principal do casamento. Então, cuide para ficar linda sem exageros! Além disso, a cor escolhida não deve ser muito clara, nem semelhante ao branco, para que você não seja confundida com ela.

Em geral, a cor e tom costumam ser escolhidos pela própria noiva, que deverá especificá-los para você ou para todas as demais madrinhas usarem os mesmos. Portanto, antes de comprar ou alugar o seu vestido longo para madrinhas, não se esqueça de consultá-la para não ficar fora do contexto/tema do casório ou destoar das demais madrinhas.

Veja também:

Para convidadas

Já no caso das convidadas que quiserem apostar no vestido longo para comparecer ao casamento devem analisar o local, horário e estilo do evento antes de comprar a sua peça para que ela esteja adequada à festa. Como você não será o centro das atenções, não tem problema usar vestidos longos simples e lisos. Neste caso, a dica é potencializar o visual com acessórios poderosos, de preferência, com pérolas ou pedrarias, para comemorar em grande estilo sem precisar ofuscar a beleza da noiva.

Vestido longo com manga longa

Versátil, o vestido longo é considerado um código de vestimenta para muitas ocasiões, inclusive em ocasiões mais formais. Neste sentido, apostar em uma peça com manga longa pode ajudar a reforçar a sensação de seriedade e elegância no visual. Para isso, você pode apostar em cortes com fenda, recortes, chapéus, sapatos sem salto, decotes ombro a ombro, botões nos punhos, aplicações em paetê, estampas alegres, como a poá, além de turbinar a produção com acessórios.

Confira acima algumas fotos de looks com vestido longo com manga longa para se inspirar!

Veja também: Vestidos com manga longa: dicas e fotos para não errar

Vestido longo de renda

vestido longo de renda é uma das peças favoritas das vaidosas que amam investir em um visual mais romântico, já que além de deixar os looks mais delicados e charmosos, também podem ficar mais estilosos e atemporais. Nessa pegada, é possível apostar nos mais diferentes modelos, que atendem a todos os gostos e personalidades, desde os mais despojados com transparência até os mais discretos. Veja algumas fotos com looks com vestido longo de renda para se inspirar!

Leia também: Vestido de renda: dicas de como usar + 15 looks para se inspirar

Vestido longo com fenda

Todo mundo aqui concorda que um simples detalhe pode transformar um look inteiro, não é mesmo? Pois bem! Esse é o caso do vestido longo com fenda, detalhe que pode deixar a pela muito mais glamourosa e, é claro, com uma pegada super sexy. Esse modelito pode ser uma ótima opção para ocasiões formais, como festas, formaturas ou casamentos, por exemplo, ou até mesmo para o dia a dia.

De acordo com os fashionistas, como vestido longo com fenda já chama atenção por conta própria, quanto menos acessórios você usar, melhor. E quanto mais informações a peça tiver, ou seja, recortes e aplicações, menos você terá que se preocupar com os detalhes adicionais. Por isso, apostar em um calçado bem estruturado e uma bolsa sofisticada já será o suficiente para alcançar um resultado arrasador! Confira alguns exemplos de looks com vestido longo com fenda para se inspirar e montar o seu!

Vestido longo de crochê

O crochê voltou com tudo no mundo da moda. E nada melhor que aliar a textura à peça mais ‘curinga’ que temos no nosso closet. Então, use e abuse! Vestidos longos de crochê no estilo ciganinha, com fenda, no estilo sereia, com manga curta ou longa, para o dia a dia e até para festas, como de casamento ou formatura. Veja acima algumas fotos de looks com vestido longo de crochê para se inspirar!

Leia também:

Em qual cor apostar?

Agora que você já conheceu todos os modelitos e formas de usar o vestido longo, chegou a hora de saber quais são as cores mais indicadas pelos fashionistas!

Vestido longo preto

Um pretinho básico vai bem com tudo, não é mesmo? E juntando com a versatilidade do vestido longo, não poderia ficar melhor, ainda mais com a alta do estilo minimalista. Para apostar nos looks com vestido longo, uma dica é combiná-lo com jaquetas de couro ou uma blusinha branca por baixo, por exemplo. Mas como a cor vai bem com tudo, pode se jogar na criatividade!

Vestido longo branco

Da mesma forma que o vestido longo preto, o vestido longo branco também é uma aposta mais básica para compor looks mais simples, mas que não deixam de ser glamourosos. A peça pode vir trabalhada na renda, crochê, fenda, com aplicações, entre outros. Para criar looks com vestido longo branco incríveis, basta abusar dos acessórios! Use a peça tanto no dia a dia, em um visual praiano, quanto para ir à festas, como no Réveillon.

Vestido longo vermelho

Não tem nada que arranque mais suspiros por aí que um belo vestido longo vermelho! Estou falando exatamente do tipo de look que deixa qualquer mulher poderosa e confiante, divando mesmo por onde passa. E, apesar de parecer um visual mais formal, também é possível investir em um bom vestido longo vermelho para ocasiões mais descontraídas também. O que vai fazer a diferença é acertar na escolha do modelo e acessórios certos…

Vestido longo azul

Um vestido longo azul é mais marcante, capaz de destacar qualquer mulher em uma festa ou evento, ou simplesmente no dia a dia. Assim como nos demais casos, os acessórios é que vão fazer dar o charme ao looks, principalmente aqueles em prata. Acertar na cor também é essencial! Uma tonalidade que é tendência para esta temporada é o azul royal.

Vestido longo rosa

Feminino e delicado, o vestido longo rosa é uma ótima opção para fugir de cores óbvias e dar um ar mais sofisticado ao visual. A dica é aliar a peça a acessórios em cores neutras e sapatos nude, para fechar o combo fashion discreto com tudo.

E aí? Gostou de conhecer quais são os looks com vestido longo que serão tendência para esta temporada? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e marque as amigas!

Até a próxima…

Sobre o autor

Raiane