Desde o final de 2015, quando passou a valer o projeto de lei 7785/14 do deputado Onyx Lorenzoni, o spray de pimenta é liberado para a defesa pessoal no Brasil. Antes da decisão tomada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, o item só poderia ser usado por forças de segurança ou exército.
Porém, o uso do produto ainda exige algumas especificações. É fundamental que o usuário ande com o certificado de compra, apresentando informações sobre a empresa vendedora e o recibo da operação. Estes dados devem ser apresentados sempre que solicitado por um policial.
Caso não seja apresentada nenhuma informação sobre o spray de pimenta, o recolhimento do produto pode ser realizado pelos policiais. Não há nenhuma lei que prevê detenção de quem possui o produto, desde que o uso seja restritamente para defesa pessoal.
Sobre o spray de pimenta
Antigamente utilizado por carteiros e caçadores, este produto está em alta nos dias atuais. Além de ser usado pela polícia para conter tumultos, os sprays também são lembrados para a defesa pessoal no dia a dia, principalmente na rotina das mulheres.
Agente lacrimogênio, o spray causa dor e cegueira momentânea aos olhos de quem é aplicado. Os agentes inflamatórios presentes neste produto também causam dificuldades para respiração, olhos lacrimejantes e inchaço nos olhos.
O spray de pimenta está entre os dispositivos mais utilizados no mundo quando se fala em defesa pessoal. Além de ser eficaz, a sua não letalidade também é um ponto forte. Não há registros de consequências maiores, pois o efeito de maior impacto acontece apenas no momento da aplicação.
Ingredientes
A substância principal na atividade do spray de pimenta é a capsaicina. Este agente causa grande irritação aos olhos e está presente em boa parte das pimentas.
De acordo com o grau de aplicação, este item pode gerar uma cegueira prolongada por mais tempo. Também é conhecida como Óleo resina Capsium (OC).
Este componente está misturado a glicol e água, contando sempre com um elemento propulsor. Entre eles, destaca-se o nitrogênio. Essa composição faz com que o uso possa ser feito por meio de spray e o armazenamento em lata seja possível.
Alguns outros elementos podem ser somados ao spray. O gás lacrimogênio é corriqueiramente utilizado, pois potencializa os efeitos da pimenta e faz com que o agressor demore mais tempo para se recuperar.
Em alguns países, é possível encontrar este produto contendo marcação UV. Esse adicional faz com que o agressor seja identificado com facilidade após uso do spray. Com o uso de luz negra, fica fácil o reconhecimento na região dos olhos.
Efeitos
Usado com precisão, o spray de pimenta é extremamente eficiente para a proteção pessoal. Entre os principais efeitos, está a desorientação e a perda de equilíbrio instantânea. A dilatação dos capilares e o aumento brusco na temperatura fa
zem com que os olhos se fechem instantaneamente.
Também é comum ver o spray causar tosse constante, por causar uma irritação forte na laringe. Desta forma, o agressor sofre com a dificuldade para restabelecer a respiração. A garganta fica extremamente inchada.
Um dos sintomas mais fortes na hora da aplicação é a dor. Por gerar uma forte ardência, o contato com a pele exposta faz com que o agressor sinta o impacto com maior intensidade. São necessários alguns minutos para que este efeito possa passar completamente.
Por estes efeitos, o spray de pimenta é tido como primeira opção em diversos países do mundo. É a primeira ferramenta usada por policiais no combate aos criminosos que oferecem menor resistência.
Porém, é muito importante ficar atento aos modos de uso. Para que o produto possa atuar com total eficiência, é importante que não haja nenhuma interferência em meio ao raio de uso, que chega aos três metros.
É importante, da mesma forma, reparar nas condições climáticas. O spray não conseguirá atingir o objetivo final caso seja aplicado em meio a uma chuva. O mesmo acontece em caso de fortes ventanias. Porém, ao todo, a eficácia do produto chega aos 90% de aproveitamento.
A capsaicina tem a sua potência medida por uma escala própria. Trata-se do índice de Scoville, também conhecido como SHU.
Quanto maior a quantidade da substância, maior o valor do índice, o que pode representar uma intensidade maior no efeito da pimenta. Desta forma, a cegueira e os diversos outros impactos podem estar presentes com mais força ou por um período maior de tempo.
Onde comprar spray de pimenta?
Após a regularização no Brasil, vários sites de venda já habilitaram a opção em suas plataformas. A principal delas é o Mercado Livre, que disponibiliza diversas opções aos que se interessam em defesa pessoal.
Na internet, também há a presença de sites especializados neste produto. O Xerife Pimenta dá diversas opções para o cliente contar com um spray de pimenta totalmente regularizado e de qualidade comprovada.
Também existem lojas físicas de artigos direcionados a defesa pessoal. Porém, é sempre importante solicitar todos os recibos e informações necessárias para o caso de questionamento policial.
Modelos presentes no mercado
O spray de pimenta líquido é o mais comum entre quem busca por maior proteção. O jato concentrado sai em forma líquida. A área de atuação ainda se mantém pequena, mas a eficiência em caso de acerto é notável.
O modelo em formato de névoa permite que a área de atuação seja maior, facilitando a reação direta aos olhos do agressor. Ao atingir a face, gera os efeitos com extrema rapidez. Geralmente, é utilizado em florestas no combate a animais maiores, como os ursos. Porém, também está presente nas cidades para a proteção no cotidiano urbano.
O spray de pimenta em gel é ideal para o uso em condição de fortes ventos. Oferece um alcance mais longo do que o habitual, além da mesma eficácia no contato direto com os olhos. É uma solução interessante para quem deseja manter uma distância maior na hora do perigo.
Já a versão espuma possui um fluxo extremamente concentrado. É normalmente usado em ambientes fechados, pois consegue uma contaminação mínima. Assim como o gel, ele se destaca em uma precaução extremamente importante: a de fazer com que os efeitos do spray não apareçam, acidentalmente, em quem está fazendo a aplicação.
São muitos os motivos para você testar o spray de pimenta em seu cotidiano. Analise as opções e escolha o modelo perfeito para te dar mais uma segurança no dia a dia!