Estética Beleza Pele

Depilação com pasta de dente funciona? Como fazer? Riscos e cuidados

Os truques caseiros estão cada vez mais na moda para todos os tipos de rituais de beleza. A depilação com pasta de dente é um exemplo disso.

Esse produto, à principio projetado para a limpeza e cuidados com os nossos dentes, pode ser usado para mais coisas. E você nem vai acreditar nos benefícios que algumas delas podem trazer.

Um dos truques que se descobriu é que, além de nos ajudar a tornar nosso sorriso mais radiante e perfeito, a pasta de dente também é útil para eliminar os pêlos, entre outras coisas.

Talvez pareça estranho aos seus olhos, e realmente é. Contudo, se ficou curioso, não deixe de ler todo o artigo que segue abaixo. Explicaremos como acontece esse processo no passo a passo, assim como os riscos que pode trazer (sim, toda moeda tem dois lados). Confira agora!


O processo de se depilar precisa ser torturante e caro?

Depilar é complicado para algumas mulheres. O processo chega a incomodar muito, especialmente se você não tem experiência para fazê-lo. Isso sem contar com o preço exorbitante das diversas ceras e cremes que são encontrados no mercado, além da mão de obra da esteticista.

O pêlo é uma parte importante do corpo e da estética, embora tenda a ser um problema quando cresce demais em algumas áreas. Felizmente, reduzi-lo ou elimina-lo não precisa ser tão doloroso e caro como é em alguns casos.

São precisamente estes aspectos negativos – os desconfortos causados ​​pela depilação e seu valor – as principais razões pelas quais muitos preferem não fazê-lo.


Se você é uma dessas pessoas que evita se depilar porque acha trabalhoso, doloroso e pesado no bolso, saiba que agora tem uma receita caseira que está sendo bastante comentada: a depilação com pasta de dente.

Essa dificuldade que cerca a eliminação dos pelinhos pode ser resolvida com a ajuda desse método simples e barato que é feito em casa. Leia até o final e descubra como fazer.

Depilação com pasta de dente: funciona ou não?

O creme dental é necessário e amplamente utilizado em todo o mundo para escovação. A depilação com pasta de dente foi outra utilidade encontrada. Quem realizou o método para livrar-se dos pêlos indesejados obteve ótimos resultados.

Dores, produtos caros, horas dentro do banheiro ou em uma clínica de estética. Se você passou por qualquer dificuldade na depilação, esse truque parece ser ideal e infalível.

Como é a depilação com pasta de dente?

Para realizar a depilação com pasta de dente, existem duas receitas práticas onde não se gasta quase nada e nem se tem muito trabalho.

Receita 1:

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de creme de limpeza para o rosto;
  • 1 colher de chá de creme dental.

Misture bem ambos os produtos e distribua na área a ser depilada. Aguarde 20 minutos até secar e retire com muita suavidade. Repita sempre que precisar e fique surpresa com os resultados.

Receita 2:

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de pasta de dente;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de açúcar.

Coloque todos os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Mexa até obter uma pasta homogênea. Em seguida, aplique na área a ser depilada.

A pasta não demora muito para engrossar e você deve massagear a área com o produto por alguns minutos.

Faça isso na direção oposta ao crescimento dos pelinhos. Em seguida, retire com água e sabão, secando delicadamente com uma toalha.

Existem consequências de colocar pasta de dente na pele?

Como dissemos anteriormente, a pasta de dente foi projetada especificamente para a limpeza de nossa arcada dentária. É geralmente composta de flúor, argila, quartzo, fluoreto de sódio e um mineral chamado calcita.

Mas hoje, os seres humanos – especialmente as mulheres – encontraram outros usos, como colocar em seus rostos. De acordo com algumas opiniões, melhora significativamente a aparência da pele.

Além disso, também tem a nova moda, que parece estar cada vez mais difundida, da depilação com pasta de dente. Ao que parece, é mais prático, fácil e barato do que outros métodos depilatórios.

No entanto, alguns dermatologistas acreditam que, de outra forma, o creme dental pode conter algumas substâncias que irritam a pele. Então, se você é um daqueles que se perguntam se é ruim colocar o produto na pele, a resposta pode ser encontrada nos parágrafos seguintes.

É errado colocar pasta de dente na pele? Quais são suas consequências?

Bem, você tem que entender que o creme dental não é para a pele do rosto, nem para nenhuma outra parte do corpo. Com isso, seu uso pode causar manchas na pele, pois a estimula a produzir mais melanina.

Outras consequências podem ser observadas, tais como:

  • Irritação da pele;
  • Vermelhidão;
  • Queimaduras;
  • Ressecamento;
  • Descoloração da pele;
  • Aparecimento de comichões.

A pasta de dente em contato com a pele pode ser bem ruim, embora alguns recomendem. Talvez funcione para outros propósitos em algumas pessoas. No entanto, se você tem pele sensível, nem experimente.

Use apenas produtos que são fabricados para o seu tipo de pele. Assim, você terá sempre a pele bonita sem expor-se a qualquer risco. Lembre-se que cada produto que foi criado tem uma especificidade própria, por isso, é muito melhor usar a pasta de dentes apenas para manter os dentes limpos.

Recomendações gerais do uso da pasta de dente para outros fins

Se você decidir usar pasta de dente para o rosto ou para depilação, deve verificar os ingredientes que contém.

Preste atenção se é composta por sulfato de sódio, triclosan ou fluoreto de sódio, pois esses ingredientes são os mais irritantes para a pele. Conforme as pessoas que fazem uso dessa prática, é melhor usar as que são brancas porque contêm menos ingredientes prejudiciais.

Mesmo assim, você deve saber que os benefícios que se imagina obter com a pasta de dente, tais como remoção de espinhas, manchas e depilação, podem ser encontrados em produtos de beleza especiais para a pele e que não a danificam.

Os benefícios alegados a partir do uso do  creme dental – se não para escovar os dentes – não foram cientificamente comprovados e menos por dermatologistas. Nesse caso, a prática está sob sua responsabilidade.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.