Maternidade

Cartão mesada: tudo que você precisa saber antes dar um para seu filho

Cartão-mesada

O cartão mesada é uma forma de organizar o dinheiro que a criançada recebe. Além disso, é uma oportunidade para desenvolver a educação financeira do pequenos. Mas, o que é exatamente este cartão pré-pago para crianças? É seguro? Como funciona?

Neste artigo nós preparamos as principais informações sobre o que é o cartão-mesada, fizemos um levantamento sobre prós e contras e falamos sobre os três principais cartões do mercado. Olha só:

O que é cartão mesada?

O cartão mesada é um cartão pré-pago. Ele pode ser utilizado pelo seu filho para pagar compras no débito, realizar saques em dinheiro e pagar contas sem a necessidade de abrir uma conta corrente no banco. Possui senha como qualquer cartão de débito normal.

Para adquirir um é preciso comprá-lo e carregá-lo por transferência ou depósito de acordo com um valor mínimo determinado pela operadora do cartão. Você pode, inclusive, programar uma transferência automática.


O que você precisa sobre o cartão pré-pago

De acordo com a análise da educadora financeira Elen Angela, existem vantagens e desvantagens no uso do cartão mesada. Como tudo nessa vida, é preciso pensar nos prós e contras antes de decidir.

Vantagens do cartão mesada

  • Não é necessário apresentar comprovante de renda e abrir conta em banco para ter um cartão pré-pago;
  • Não é possível seu filho gastar mais do que o valor que você disponibilizar para ele;
  • Você pode acompanhar os gastos de seu filho por meio do extrato ou aplicativos, dependendo do cartão que você escolher;
  • O cartão mesada pode ser uma forma de dar educação financeira ao seu filho;
  • Você pode saber como seu filho gasta a mesada e em quais estabelecimentos ele faz as suas compras;
  • Quando seu filho aprende a lidar com o dinheiro usando um cartão, terá mais facilidade de gerir suas finanças pessoais no futuro, pois o salário se recebe por meio de uma conta bancária.

Desvantagens do cartão mesada

  • Existem estabelecimentos comerciais, principalmente em cidades pequenas, que não aceitam cartão como forma de pagamento;
  • Além de pagar pelo cartão mesada, você pagará tarifas mais caras que os cartões comuns para recarrega, saque, mensalidade e segunda via;
  • Se o cartão mesada não vier acompanhado de um esforço de ensinar finanças para seu filho, ele pode achar que a mesada é um presente e não uma forma de aprendizado;
  • Sem o dinheiro vivo fica mais difícil para a criança aprender sobre como administrar suas finanças;
  • Crianças, de todas as idades, têm dificuldade de entender como funciona um cartão de crédito e tendem a perder o controle sobre o dinheiro que gastam;
  • Alguns cartões possuem um sistema de pontos que estimula o consumo, podendo contribuir para que seu filho gaste mais;
  • Cartões pré-pagos internacionais permitem que seu filho faça compras em lojas virtuais de outros países, mesmo que ele ainda não compreenda a conversão de moedas e impostos envolvidos nesse tipo de compra, ou seja, pode gerar problemas.

Para além das vantagens e desvantagens, a especialista, Elen Angela afirma: “O simples fato de você dar um cartão pré-pago para a criança não vai fazer com que ela aprenda a lidar com o dinheiro”. Para ensinar seu filho a cuidar das finanças dele, é preciso atenção e muita dedicação. Quer saber como fazer isso? Olha só:

3 principais cartões pré-pagos disponíveis no mercado

1. Cartão Mesada Turma da Mônica – Visa

Decorado com desenhos das personagens mais famosas dos quadrinhos infantis no Brasil, o Cartão Mesada Turma da Mônica da Visa possui um aplicativo integrado a ele. No App do cartão pais e filhos podem controlar a mesada. Enquanto os pais podem programar as transferências de dinheiro, os filhos podem acompanhar seus gastos com a ajuda de gráficos. A função porquinho permite que a criança guarde uma parte de seu dinheiro todo mês.


As tarifas são cobradas a cada recarga e saque. Uma mensalidade também é cobrada na conta do responsável pelo cartão. Em caso de segunda via, há uma taxa também. Um valor de carga mínima inicial também é exigido.

2. Cartão Pré-Pago Mesada Capricho – Visa

Voltado ao público feminino, o cartão mesada Capricho da Visa funciona basicamente como o anterior. O cartão também possui aplicativo. É possível consultar o extrato via internet pelo celular ou computador. Os pais podem gerir a mesada de vários filhos pelo mesmo aplicativo. Os filhos podem poupar dinheiro, consultar seus gastos e ver os gráficos.

As tarifas são cobradas para cada recarga e saque. Na conta dos pais é descontado um valor todo mês. Se precisar de segunda via há um valor a ser pago por ela, assim como uma carga mínima inicial. Saiba mais no site da Mesada Capricho.

3. Cartão Pré-Pago PagSeguro – Mastercard

Esse cartão não é voltado exclusivamente para crianças. Também possui um App para gerir o dinheiro, mas é preciso ter uma conta no Pag Seguro para pedi-lo. Possui um programa de pontos, que pode gerar descontos e promoções e os saques podem ser realizados nos caixas 24 horas e rede Cirrus. Para carregar o cartão, você pode fazer transferência bancária, gerar um boleto, fazer um débito em conta ou depósito. Possui apenas taxa de saque, as outras são gratuitas. Veja mais detalhes no site do Cartão PagSeguro.

Se você gostou da ideia do cartão mesada, mas ainda não sabe como ensinar  finanças para seus filhos, confira esses dois artigos que preparamos sobre o tema:

Sobre o autor

Mariana Mendes