Receitas

Creme de milho: receitas para você experimentar

Alimento saudável e versátil, o creme de milho é utilizado em inúmeros pratos de cozinhas em praticamente todas as nacionalidades.

Obtido a partir da poupa do milho verde o creme de milho possui entre seus componentes sódio, potássio, carboidratos, vitaminas e proteínas que oferecem muitos benefícios para o corpo. Isto faz com que o creme de milho se torne um alimento saudável e saboroso.

A partir do creme de milho é possível preparar outros pratos como bolos, tortas, lasanha, frango, com bacon, com carne seca, com filé mignon, entre muitos outros. Então deixe sua imaginação livre para experimentar e descobrir mil e uma delícias com creme de milho.

Como preparar um creme de milho delicioso

Fazer um creme de milho é um processo rápido e prático. A receita pede apenas os seguintes ingredientes: uma xicara e meia de leite, uma lata de milho, uma cebola ralada, uma colher de manteiga, cheiro-verde, uma lata de creme de leite e duas cabeças de alho.


O primeiro passo consiste em bater em um liquidificador o milho e o leite para criar uma substância que fique com uma consistência cremosa.

O próximo passo é refogar em uma panela, a cebola e o alho com a manteiga. Mexa todos os itens até que a mistura fique dourada.

Agora é o momento de juntar o milho que foi batido com a mistura da cebola e o alho. Mexa bem e aos poucos vá acrescentando creme de leite e cheiro-verde, ou caldo de legumes. Faça isto até alcançar a consistência de creme que você deseja.


Receita de creme de milho doce

A versão doce do creme de milho tem muitos fãs em diversos estados brasileiros e serve para complementar receitas tradicionais e para alguns é uma ótima pedida para o café da manhã. Os ingredientes são: um litro de leite, duas latas de milho, uma lata de leite condensado, uma xicara de açúcar e uma xicara de amido de milho.

A receita começa com o milho verde sendo batido em um liquidificador juntamente com leite até formar uma mistura homogênea. Em seguida o conteúdo deste processo deve passar por uma peneira para que se retire pedaços volumosos e se obtenha uma mistura fina.

O próximo passo é coar a mistura batida. Você pode utilizar um coador, uma peneira ou um pano para passar a mistura por este “filtro” e obter um conteúdo fino e puro. Logo após esta etapa chega o momento de se acrescentar o amido de milho, o açúcar e o leite condensado.

Esta mistura deve ser bem mexida, sem parar, em fogo brando até engrossar o conteúdo. Este processo deve durar cerca de 5 minutos e você deve estar atenta para que o milho não empelote ou queime.

Receita de creme de milho com requeijão

Uma combinação deliciosa que faz parte de vários pratos é a junção do creme de milho com requeijão. Os ingredientes são uma lata de milho escorrido, sal a gosto, duas colheres de farinha, meia cebola picada, duas cabeças de alho, duas colheres de manteiga e duas colheres de requeijão.

A receita começa batendo em um liquidificador o milho com farinha e um pouquinho de sal, a intenção é alcançar uma mistura fina e homogênea.

Refogue em uma panela a cebola e o alho com a manteiga, em seguida acrescente o creme que você obteve no liquidificador e, em fogo brando, mexa bem até todos os ingredientes formarem um conteúdo único e consistente.

Agora é o momento de adicionar o requeijão à esta mistura mexendo bem até que o creme fique homogêneo. Se por acaso, você achar que o creme ficou muito grosso poderá tornar a mistura mais fina ao acrescentar um pouco mais de leite.

Receita de frango com creme de milho e requeijão

Uma receita italiana que faz muito sucesso entre os brasileiros, o frango com creme de milho é elogiado por permitir realçar o gosto do frango sem roubar a atenção para temperos ou outros acompanhamentos de sabor mais forte.

Os ingredientes para esta receita são um peito de frango cozido e desfiado, dois dentes de alho amassados, meia cebola picada, sal e pimenta do reino a gosto, uma lata de milho escorrido, 750 ml de leite, azeite, meio pode de requeijão, uma colher de amido de milho, um pouco de queijo ralado para polvilhar e um tablete de caldo de galinha.

Para fazer o frango você deve refogar em uma panela o alho e a cebola em azeite, logo em seguida junte o frango cozido e desfiado com o requeijão e misture tudo.

Para o creme de milho, em outra panela, você também deve refogar em azeite alho e cebola. No liquidificador bata o milho com leite, amido de milho e o caldo de galinha. Junte tudo em uma única panela, em fogo médio, e mexa bem até o conteúdo ferver.

Agora basta montar o prato em uma travessa de vidro refratário colocando o frango em baixo e por cima dele derramando o creme de milho. Antes de levar ao forno polvilhe queijo ralado para dar um gosto e aparência diferenciados.

Em um forno pré-aquecido deixe a receita cozinhar por cerca de trinta minutos. O ideal é retirar quando a camada superior estiver dourada.

Receita de bolo de creme de milho

Um bolo simples, diferente e delicioso. Esta é a promessa da receita de bolo que tem o creme de milho como ingrediente principal.

Comece o preparo utilizando um liquidificador no qual você irá bater dois ovos com dois copos de leite, dois copos açúcar e meio copo de óleo.

O próximo passo é juntar à esta mistura um copo de farinha de trigo com dois copos de creme de milho. O conteúdo do liquidificador deve ser batido novamente.

Para finalizar a mistura, acrescente uma colher de fermento e uma pitada de sal.

O conteúdo deve ser colocado em uma forma que foi previamente untada com margarina e farinha de trigo.

Leve a forma ao forno pré-aquecido durante cerca de 40 minutos. Vá acompanhando o crescimento do bolo para retirar quando você perceber que a massa ficou no ponto.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.