Cabelos Beleza

Permanente de cílios: o que é, como fazer, cuidados e riscos

A mulher que se maquia com frequência sabe que um dos pontos mais trabalhosos do make é a parte dos cílios que nem sempre ficam alinhados e definidos na rapidez que o dia-a-dia exige. O permanente de cílios é uma técnica inovadora que promete facilitar esta etapa da maquiagem.

Os olhos são a janela da alma. Esta máxima popular atinge uma verdade ainda maior quando o olhar da mulher é valorizado através de sua maquiagem. Esta moldura do olhar é conquistada principalmente através da definição dos fios no processo do permanente de cílios.

Esta técnica inovadora é indicada para mulheres com todos os tipos de cílios e em especial para aquelas que possuem cílios retos, pequenos ou virados. O método também serve como um interessante truque para disfarçar o efeito de pálpebras caídas ao destacar e reavivar o olhar.

O que é o permanente de cílios

A técnica estética de permanente de cílios consegue realçar e dar um traço curvado aos cílios de uma maneira rápida e duradoura.


O efeito “olhos de Barbie” é obtido por meio da separação e organização dos cílios de modo que eles fiquem melhor definidos e realcem o olhar feminino. A principal característica da técnica é proporcionar maiores curvas nos cílios que os tornarão mais volumosos e com aparência de alongados.

O resultado final são cílios radiantes que além de belos transparecem o jeito e a personalidade da mulher que demonstrará todo o seu esplendor por meio de um novo olhar.

Dentre as várias vantagens da técnica do permanente de cílios uma delas é conseguir obter um resultado de realce do olhar dispensando ter que usar uma máscara de cílios e abandonando o uso do famoso curvex.


Outro ponto que conta a favor do permanente de cílios é a possibilidade de utilizar o rímel ou qualquer outra maquiagem para a região dos olhos sem perder os resultados obtidos por meio da realização desta técnica.

Permanente de cílios x alongamento

O permanente de cílios se difere do processo de alongamento por conseguir o efeito de volume, curvatura e expressividade utilizando os fios naturais dos olhos. A principal ferramenta desta técnica consiste em uma solução em gel que irá moldar a curvatura dos cílios que estarão estendidos sobre uma base apropriada.

Já a técnica do alongamento dos cílios implica na utilização de fios sintéticos que são colados junto aos cílios naturais a fim de obter o efeito de “olhos de boneca”. Este procedimento demora cerca de 2 horas para ser realizado e dura no máximo 20 dias.

Artigos relacionados:

Como fazer o permanente de cílios

O processo completo para criar o permanente de cílios é muito rápido e costuma durar cerca de 30 minutos e a durabilidade do efeito varia entre 1 a 3 meses. O procedimento não produz dor e pode ser feito até mesmo durante o seu horário de almoço. O tempo de aplicação corresponde a característica dos fios dos cílios, quanto mais fino for mais rápida será a absorvida a solução e mais rápido será o procedimento.

A primeira etapa consiste em uma boa limpeza e hidratação da região dos olhos utilizando soro fisiológico para a total remoção de resíduos de maquiagens anteriores. A seguir, utiliza-se os chamados mini-bobs que são uma base na qual os cílios serão temporariamente colados para ganharem a forma desejada.

Em seguida, com a ajuda de um pequeno pente é feita a organização dos fios, separando-os de modo que além de curvados eles fiquem alinhados e tenham uma aparência uniforme. Podemos considerar que esta etapa é a mais importante do processo pois ela garantirá que os fios ficarão soltos e bem desenhados.

Para que a solução aplicada aos cílios atinja o efeito desejado devemos esperar um período que pode variar entre 30 minutos a uma hora para que se possa retirar os mini-bobs e aplicar o segundo produto.

Agora é aplicado sobre os cílios um gel à base de colágeno que deverá permanecer no local por 20 minutos a fim de que ele reaja adequadamente. Após a retirada do gel os passos finais são secar e higienizar os cílios.

Se você quiser é possível aproveitar o processo para colorir os cílios e dar um destaque ainda maior para os seus olhos. Tudo dependerá do seu gosto e da sua criatividade.

Cuidados e riscos do permanente de cílios

Apesar de apresentar poucos perigos a técnica necessita de alguns cuidados para não oferecer nenhum risco aos seus olhos. Se você fizer o permanente de cílios com um profissional especializado não correrá nenhum risco de danificar os seus cílios.

Algumas clínicas especializadas realizam teste de alergia para evitar que a pessoa tenha algum tipo de reação adversa aos componentes da solução utilizada. Se você possui alguma forma de alergia na pele converse com o especialista antes do procedimento.

Grávidas e lactantes não devem realizar a técnica de permanente de cílios. Recomenda-se esperar passar estes períodos para que você possa realizar o tratamento sem correr nenhum tipo de risco à sua saúde e do seu bebê.

Quem também deve evitar este procedimento são as mulheres que possuem cílios frágeis e quebradiços. A técnica pode aumentar o risco de danificar ainda mais os seus cílios. Portanto, realize primeiro um tratamento adequado para dar mais saúde e firmeza aos seus cílios e depois cuide da estética deles.

É natural que você sinta, logo após a realização do permanente de cílios, uma sensação diferente quanto ao peso ou a movimentação de seus cílios. Porém, este efeito não chega a ser um desconforto e você rapidamente irá se acostumar e não mais perceber este efeito momentâneo.

Recomenda-se que você faça um intervalo de cerca de dois meses entre um procedimento e outro para restaurar a naturalidade dos cílios.

A durabilidade do efeito do permanente de cílios pode ser aumentada com a utilização de algum tipo de gel modelador de cílios que são encontrados em lojas especializadas em maquiagens.

É sempre importante ressaltar que para minimizar os riscos para a sua saúde você deve procurar fazer qualquer tipo de tratamento estético com profissionais especializados e de sua inteira confiança.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.