Você já ouviu falar sobre wellness?
O termo, em inglês, significa bem-estar e a princípio envolve de maneira global tudo que está relacionado com melhora da qualidade de vida de um indivíduo.
Entretanto, de um tempo para cá, o termo wellness ganhou um novo significado relacionado ao abrangente, porém bem mais específico e restrito.
Esse termo passou a ser usado para designar algo que alguns definem como estilo de vida, outros definem como apenas mais uma dieta da moda, mas que de uma forma ou de outra, se tornou um imenso mercado.
A gente vai te ajudar a entender um pouco melhor essa divergência de opiniões e te apresentar um mercado repleto de potencial: você pode se identificar como consumidora ou como empreendedora.
O que significa wellness?
No dicionário, wellness significa bem-estar. É a palavra na língua inglesa que traduz tudo o que o termo “bem-estar”.
Essa palavra passou a ser usada não apenas nesse amplo sentido de qualidade de vida – que é algo tão subjetivo – mas para falar de algo mais específico, relacionado à alimentação e atividades físicas.
Então o que é o novo wellness?
Aqui a gente vai te falar melhor desse novo significado atribuído à palavra wellness.
A palavra ainda está associada ao bem-estar, mas passou a ser empregada para remeter a um estilo de vida que busca na alimentação e na prática de atividades físicas encontrar esse bem estar.
Os adeptos do wellness garantem que se trata não apenas de um estilo de vida, mas de uma filosofia de vida, onde ser saudável é uma escolha e não está associado a sorte ou a genética, por exemplo.
Para os praticantes, o wellness permite que você assuma o controle da sua vida em diversos aspectos, resgatando o antigo e conhecido conceito de “mente sã, corpo são”.
Como surgiu o wellness?
Quando se falava em fitness, automaticamente nosso cérebro nos remetia aos moços bombados e meninas musculosas, assíduos frequentadores de academia, seguidores de dietas super restritivas e dispostos a todo tipo de sacrifício em nome do alcance e manutenção daquilo que consideram o corpo ideal.
Dessa forma, o mercado fitness não tinha um apelo tão comercial, afinal não é todo mundo que se sente atraído por esse ambiente de academia, de “puxar ferro”, suar, se esforçar e terminar o dia feliz por estar com o corpo todo dolorido afirmando “no pain no gain” – algo como sem dor, sem ganho, referindo-se à necessidade de se sacrificar em nome dos resultados desejados.
Sendo assim, ao invés de atrair mais seguidores, o mundo fitness acabava afastando pessoas que não estavam interessadas em fazer parte dessa atmosfera de culto ao sacrifício.
O wellness surgiu como forma de suavizar essa rispidez do mundo fitness e dizer que não é apenas assim que se consegue entrar em forma e conseguir aquele sonhado corpo sequinho e saudável.
Não é necessário sair da academia toda suada e dolorida. As academias podem oferecer massagem para aliviar a tensão e duchas relaxantes num vestiário com luzes suaves.
Dieta wellness
A alimentação dos adeptos do wellness também precisa mudar, afinal a manutenção de um corpo saudável passa pela perda de excesso e manutenção do peso. Veja algumas dicas:
- Desembale menos e descasque mais, ou seja, consuma menos produtos industrializados;
- Priorize frutas, legumes e verduras na sua alimentação;
- Prefira ingerir alimentos crus;
- Evite – ou corte completamente – glúten e lactose;
- Esqueça o açúcar;
- Evite carne vermelha;
- Beba muita água. E quando a gente fala em muita água é muita água mesmo. Cerca de cinco a sete litros diários.
Suplementos vitamínicos e proteicos também são bem-vindos para os adeptos do wellness.
O mercado wellness
É claro que isso tudo tem um custo. Mas quem não está disposto a investir na sua saúde física e mental e ainda conseguir ficar esbelto?
O mercado do bem-estar surgiu inicialmente nas academias que começaram a oferecer um ambiente menos hostil e mais acolhedor.
Mas lembra que dissemos que se trata de uma filosofia, de um estilo de vida? Então.
Selo de reconhecimento
Existe um selo de reconhecimento para empresas wellness. Algumas grandes empresas e marcas já tem ou buscam obter esse selo.
Entre as empresas que se destacam no objetivo de atender o mercado wellness, podemos citar:
- Nestlé;
- Coca cola – especificamente com as linhas Crystal e AdeS;
- Herbalife;
- Bauducco;
- Carrefour;
- Mundo Verde;
- Centrum;
- Bayer;
- Labotarórios Fleury;
- Hospital Sírio Libanês;
- Unimed;
- Sansung;
- Nike;
- Adidas;
- Ray-ban;
- Colgate;
- Rexona;
- Johnson & Johnson;
- Natura;
- Espaçolaser.
Espaço para o novo
Os lançamentos dentro do conceito wellness acontecem a todo instante, no mundo todo.
Motivados pela ânsia na obtenção de rápidos resultados e pela correria do dia a dia, grandes empresários e pequenos empreendedores se lançam em projetos para facilitar a vida de quem deseja aderir à essa filosofia.
São dezenas de opções disponíveis. A maioria delas se refere à prestação de serviços, como os coachs, que não são mais apenas personal trainers, mas cuidam também de auxiliar na mudança de hábitos de forma geral – inclusive mental.
Mas a lista é extensa e inclui massagistas, terapeutas, e todo o tipo de personal e coach que você puder imaginar.
Entre os produtos mais procurados pelos adeptos do wellness estão os snacks saudáveis e as bebidas.
O mercado fervilha opções de bebidas e chás que prometem energia para os treinos e calmaria para a mente em momentos de repouso.
Para você ter uma ideia de quão amplo é esse mercado, ele abrange diversas vertentes de artesanato que produzem itens como fofos porta marmitas com compartimento para talheres, que facilitam que você carregue seu próprio almoço para o trabalho e não caia na tentação dos fast food.
Além, claro das academias especializadas no clima e com atividades voltadas para esse público.
Gostou?
Com essa pegada zen, o wellness vem conquistando adeptos e mais adeptos a cada dia pelo mundo todo.
Gostou? Será que esse estilo de vida tem a ver com você?
A gente acredita que a vida é curta demais para sermos muito radicais, então vale experimentar tudo que o wellness pode te trazer de positivo. Só não vale esquecer que bem-estar também é ser livre para fazer o que quiser.