Artesanato

Bolas de Natal: aprenda a fazer em casa

Aprender a fazer bolas de Natal em casa não necessariamente precisa ser motivado por questões de economia, mas pelo desejo de fazer algo diferente, por exemplo, personalizar a decoração de um dos grandes símbolos dessa época especial, a árvore, o pinheiro artificial, e também para instigar a criatividade, estimular a capacidade de foco, concentração, tranquilizar a mente, benefícios proporcionados pelas atividades manuais.

Ou seja, aprender fazer bolas de Natal pode trazer muitas vantagens e conferindo este presente post preparado pelo TudoEla, já de olho na chegada do bom velhinho e da data convencionada como aniversário do prodígio cristão, irá aprender o passo a passo super simples de como fazer as suas próprias bolas de Natal no conforto de sua casa. Também colocaremos algumas ideias de bolas de Natal diferenciadas, com outros tipos de decoração.

Vambora, então, seguir com a leitura? Veja os tópicos abaixo.

A simbologia

Ao se pesquisar nos séculos passados o significado, a simbologia das bolas de Natal, é provável que todos cheguem na mesma conclusão: que o ato de fazer as bolas de Natal a se colocar na árvore, de dedicar um tempo para fazer isso, de colocar a sua marca é o gesto que mais se aproxima atualmente da mensagem que preserva ao longo de séculos.


As bolas de Natal penduradas nos galhos da árvore representam tradição e os frutos da vida humana e seus desejos. Naturalmente os frutos e desejos apreciáveis pelo social: amor, esperança, perdão e alegria. Ora, que tipos de sentimentos podem mover alguém a se dedicar ao um trabalho como fazer bolas de Natal sem obter nenhum retorno financeiro?

Fazendo as bolas de Natal

As cores típicas para esse enfeite de Natal são vermelho, dourado, prata e verde. Porém, seguir tais escalas de cores não é uma regra, surge cada vez mais no mercado bolas de Natal com outras cores e você pode seguir por esse caminho ao fazer tipos de:


Pano

Opções para esse caso é que não vão faltar. Existem diversos modelos, texturas, estampas, formas geométricas, cores etc. E se tiver guardado um monte de retalhos de pano, mas que sejam visualmente interessantes, melhor ainda. Acabou de encontrar uma finalidade para eles.

E não pense que é tarefa complicada. Como dito antes, é bem simples. Confira o passo.

O que você vai precisar de material para fazer bolas de Natal de pano:

  • Estilete;
  • Lápis;
  • Pistola de cola quente;
  • Tesoura comum;
  • Bola de isopor (o tamanho fica a seu critério);
  • Cordão fino (estilo, espessura cor, a sua escolha);
  • Retalhos de tecidos.

O passo a passo

Pegue o estilete e faça dois riscos na bola de isopor branquinha. Os riscos devem ser na extremidade superior, de alto a baixo, e formarem uma cruz, de modo a dividir a bola em quatro partes. Use o lápis para delinear as faixas.

Feito os cortes, introduza os retalhos nas aberturas criadas até que preencham completamente os espaços, “encapando” cada parte.

Isto é importante: não tente cobrir a bola inteira de uma vez só, será difícil deixá-la aprumada desse modo. Com pequenos passos é que se faz uma caminhada. Vá por sessões, parte por parte, cuidando em deixá-las bem ajustadas.

A tesoura é para cortar os retalhos nas medidas adequadas.

Bola revestida com os panos é chegada a hora de colar o cordão fino usando a pistola de cola quente.

Pronto! Já pode colocar na árvore. Viu como é simples?

Lantejoula

Outra forma de produção caseira de bolas de Natal é com a utilização de lantejoulas. É mais difícil que a bola com pano? Não, é um pouquinho mais trabalhoso porque deverá cobrir toda a bola com as peças colocando uma por uma. Provavelmente gastará meia hora, mas com a prática esse tempo reduzirá. E acresce que o resultado final das bolas de Natal com lantejoulas fica um arraso. Portanto, vale a pena.

Os materiais necessários para fazer as bolas de Natal com lantejoulas:

  • Bolas de isopor;
  • Caixa de alfinetes de cabeça;
  • Pacote de lantejoulas vermelhas (ou de outra cor);
  • Fita de cetim vermelha (idem);
  • Tesoura.

Passo a passo

Posicione uma lantejoula sobre a bola de isopor. A dica é seguir a linha que já vem de fábrica demarcando a metade da bola para fazer as fileiras. Ao posicionar a lantejoula, fixe-a com uma agulha, fazendo-a transpassar o buraco do objeto e penetrando no isopor até o final. Repita o procedimento nas demais as colocando lado a lado, formando uma fileira.

Para fazer as outras fileiras, aproveite o espaço entre as lantejoulas da fileira anterior. Por exemplo, entre a primeira e segunda lantejoula da primeira fileira ficou um espaço onde é possível encaixar a metade de outra peça parecida. Utilize esse espaço para encaixar a primeira lantejoula da fileira seguinte.

Um detalhe importante. Não cubra inteiramente uma das extremidades da bola de isopor, pois precisará de espaço para colocar a fita de cetim que deixa o objeto pendurado na árvore.

Corte um pedaço de 10 cm de fita, dobre-o pela metade e cubra o espaço em branco com o tecido. Fixe-o utilizando as lantejoulas para dar o acabamento final.

Prontinho, agora já sabe mais uma forma de fazer bolas de Natal.

Ideias para outros tipos de bolas de Natal

Mas você não precisa ficar restrita somente as versões mais tradicionais das bolas de Natal. O que acha da ideia de encantar a criançada com versões supercoloridas com… doces?!

Pegue granulado colorido e insira dentro de bolas de natal transparente, parecidas com uma lâmpada. Também são boas opções docinhos pequenos, redondos e coloridos como os M&M’s.

Mas você pode personalizar do jeito que bem entender, com faixas vermelhas na horizontal, pintando bolinhas vermelhas, brancas, douradas, colocar uma miniatura dentro, como uma árvore de Natal, enfim, deixe a imaginação rolar solta.

Considerações finais

Apresentamos duas maneiras de fazer bolas de Natal em casa: com pano e com lantejoulas.

Também expomos algumas ideias de bolas de Natal com a utilização dos modelos transparentes. Doces coloridos, adesivos vermelhos, bolinhas ou outras formas geométricas pintadas e introdução de pequenas miniaturas são algumas das ideias que rendem uma decoração estilosa e cativante.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de decoração.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.