O ano sempre passa voando e, quando menos esperamos, o natal já chegou! É uma época de esperança e união, repleta de diversas tradições que passam de geração para geração, como a estrela de natal que sempre está iluminando o topo da árvore.
O natal é uma data comemorativa repleto de símbolos importantes, mas você sabe a história por trás de cada um deles? Neste post, você vai entender o grande significado por trás da estrela de natal!
Estrela de Belém e os três Reis Magos
Como você já sabe, o natal comemora o dia do nascimento de Cristo. Além do grande acontecimento da noite, a chegada do Senhor à Terra, uma história ocorreu um pouco antes do momento especial e originou a tradição da estrela de natal.
De acordo com o evangelho segundo Mateus, três Reis Magos saíram do leste para testemunhar o nascimento do menino Jesus. A história conta que a estrela de natal, também conhecida como estrela de Belém anunciou a chegada de Cristo e guiou os Reis até o local do nascimento.
Os Reis eram chamados Belchior, Baltazar e Gaspar. A história diz que cada um deles veio de diferentes terras: Belchior teria vindo da Europa; Baltazar da África e Gaspar da Ásia.
Além disso, cada um deles levou presentes que protegeriam a futura jornada do bebê. Belchior oferece ouro ao bebê, simbolizando o reconhecimento do garoto como um verdadeiro Rei.
Já Gaspar presenteou Jesus com um incenso, representando a luz que habitava dentro da criança, já que o presente era apenas oferecido às divindades.
Por fim, Baltazar entregou o óleo mirra como presente, a mirra era utilizada para higienizar os corpos e o presente referiu-se à humanidade de Jesus que, mesmo sendo um ser divino, ainda era humano como nós. Por conta desta troca de presentes, o natal ficou marcado como uma época de presentear e demonstrar amor pelas pessoas queridas.
Antes de serem guiados pela estrela de natal, os Reis se encontraram com Herodes em Jerusalém. Herodes era o rei e sentia-se ameaçado com o nascimento de um salvador. Sendo assim, pediu que os Reis retornassem para suas terras, com o objetivo de chegar primeiro ao local e matar Jesus.
Posteriormente, Herodes ordenou a morte de todas crianças menores de 2 anos, como uma tentativa de exterminar Jesus. Isso o tornou o mais tirânico rei da Judeia.
Na noite do nascimento, os Reis seguiram seus caminhos até Jesus, sem contar a Herodes, já que haviam sido avisados por meio de sonhos que não deveriam o fazer.
A chegada dos Reis Magos até o local do nascimento de Jesus é celebrada até hoje no dia 6 de janeiro, conhecido como o famoso dia de Reis! A data é comemorada no país inteiro e aponta o final das festividades de fim e início do ano.
O surgimento da estrela
Até hoje, o aparecimento da estrela de natal é um grande mistério para os grandes astrônomos. Muitos dizem que a estrela de Belém era, na verdade, um cometa, mas a origem do fenômeno astronômico nunca foi confirmada de fato.
Segundo estudos, nenhum cometa passou pela Judeia durante o nascimento de Jesus, o que torna um pouco mais difícil a identificação da estrela que guiou os Reis.
Entretanto, no século XVII, o astrônomo Johannes Kepler calculou que, naquela época, houve uma conjunção entre Júpiter e Saturno na constelação de Peixes. Tal fenômeno poderia criar um brilho intenso, parecido com o que foi descrito por Mateus.
Após o encontro dos Reis com o menino Jesus, a história conta que a estrela simplesmente desapareceu, sem deixar rastros, o que torna o mistério ainda mais difícil de ser solucionado.
Por que a estrela de natal fica no topo da árvore?
Além de guiar os Reis Magos ao encontro do menino Jesus, a estrela de natal também representa a chegada de um novo brilho no mundo: Cristo.
Os três Reis Magos representavam diferentes nações que se uniram por conta de uma grande luz, e essa é uma das lições de Jesus: que todos se unam para fazer o bem.
A estrela de natal colocada na árvore é composta por quatro pontas e uma longa cauda. Cada uma das extremidades representa os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Exatamente pela função de guia que o astro obteve na história. Já a cauda representa a ideia do cometa, que percorreu os céus para levar os Reis até o menino Jesus.
Ideias de decoração com a estrela de natal
Além de possuir um belo e importante significado, a estrela de natal também é uma peça essencial na decoração do lar durante esta época do ano.
Se você está em busca de novas ideias e inspirações para apostar em um novo estilo para seu natal, confira as dicas que reunimos para que você possa dar seu toque especial à decoração e ainda atrair boas energias a este dia tão especial!
Material reciclável
Se o seu orçamento está apertado ou você simplesmente quer se divertir com toda a família criando a decoração natalina, que tal criar a sua própria estrela de natal?
Acredite, é bem mais fácil do que você imagina e você pode fazê-la com materiais que já estão na sua casa! Garrafas pet, folhas de papel, revistas antigas, palitos de dente e até mesmo o papelão do papel higiênico são materiais que podem se transformar em belas estrelas de natal para sua árvore.
Além de dar o seu próprio toque único à decoração, você reduz a quantidade de lixo jogada no planeta.
Feng Shui
Se você não conhece o Feng Shui, ele se trata de uma arte milenar chinesa que visa trazer boas energias ao seu lar por meio da disposição dos objetos presentes nele. É possível aplicar as técnicas do Feng Shui em qualquer ambiente e em todos tipos de ocasiões.
O conceito principal do Feng Shui para atrair energias positivas é o equilíbrio entre os 5 elementos chineses: água, fogo, metal, terra e árvore.
Na decoração natalina, a estrela representa o elemento fogo, um símbolo de energia de ação e movimento! Para garantir a harmonia no seu lar nesta data comemorativa, aposte na combinação de um objeto de cada elemento para equilibrar as forças do ambiente.
Por exemplo, as plantas e a cor verde remetem à energia da árvore. Enquanto pedras e vasos de argila acionam a força da terra. Assim como círculos e a cor dourada lembram o elemento mental. Por fim, a cor preta e azul marinho dão vida à energia da água.