Na etiqueta tradicional do casamento, a mãe da noiva escolhe primeiro o que usará na cerimônia. Em seguida, o vestido para mãe do noivo é adquirido harmonizando em termos de detalhes, de modelo, de estilo e de cor. Assim, as mães podem trajar roupas adequadas para a ocasião, sem comprometer uma à outra.
Em casamentos muito formais, as mães usam o mesmo comprimento de mangas e saias, bem como vestidos longos ou pelo menos cinco centímetros acima do tornozelo.
A sociedade contemporânea nem sempre segue o rótulo, e o protocolo moderno é um pouco mais flexível. No entanto, é uma regra de cortesia que, tanto o vestido para mãe da noiva, quanto o vestido para mãe do noivo sejam escolhidos após uma boa discussão. Todo esse procedimento, evita o uso da mesma cor ou de trajes muito formais ou muito informais.
Se não for possível a comunicação entre as duas mães é uma boa prática, a discussão com a noiva e/ou o noivo. Assim é possível saber o que a noiva tem em mente para a cerimônia, conhecer a sua visão do “grande dia”, a formalidade do evento, a cor escolhida como tema do casamento (a noiva pode desejar que as mães se harmonizassem com a cor do tema), o comprimento e a cor do vestido das damas de honra. Tudo isso vai dar um padrão para escolher o traje em si.
Algumas regrinhas para a escolha do vestido para mãe do noivo
Se houver falta de comunicação ou nenhuma orientação vinda dos noivos, as opções se estendem à livre escolha.
No entanto, algumas regras e tradições seculares podem te auxiliar nesse processo para que a forma de se vestir seja adequada e elegante:
- Primeiro de tudo, certifique-se de que o vestido, independentemente da cor, exalte sua silhueta. E isso significa concentrar-se nas suas melhores características;
- O terno, independentemente do modelo, deve corresponder à idade. Vestir-se como uma adolescente não vai te fazer parecer mais jovem. Em vez disso, lhe dá uma aparência desproporcional e nada agradável. Há uma idade para tudo, mesmo com relação à moda;
- O vestido longo é adequado para recepções à noite, enquanto durante o dia você pode optar por um lindo vestido curto. Os brilhos também devem ser dosados em caso de cerimônias que não sejam noturnas;
- Ao escolher a cor do vestido, deve-se ter em mente que o rótulo tradicional sugere evitar as cores dos vestidos que podem competir com a noiva. Exemplos são o branco, o champanhe e o marfim. Além disso, vestidos pretos sugerem luto e vestidos vermelhos ou outras cores vivas são inapropriados Geralmente, para este tipo de evento, as cores mais utilizadas são lavanda, bege, prata, bordô, azul, rosa pálido e verde.
- A coisa mais importante é que o vestido escolhido deve fazer você se sentir confortável. Portanto, é necessário ter certeza e estar convencida do traje que usará durante a cerimônia, tomando cuidado para não ofuscar a noiva ou a outra mãe.
Características a considerar na escolha do vestido para mãe do noivo
Primeiro, é muito importante que a noiva se manifeste sobre a cor que escolheu para os vestidos das damas e o casamento em geral. A razão? Que o tom do vestido para mãe do noivo seja diferente.
A cor do terno do noivo também é importante. Quem tem que se destacar são os pombinhos, e mais ninguém. É preciso procurar sempre tons diferentes e menos “gritantes”.
Seja curto, longo, mais justo ou mais folgado, de tecido nobre ou não, o vestido deve ser harmonioso com o lugar, a hora e o rótulo do evento. Ou seja, se o casamento ocorrer em local aberto ou fechado, dia ou noite, ou se for formal ou muito elegante, a mãe do noivo terá que ir de acordo com essas questões.
Além disso, sua aparência terá que ser apropriada com base em quatro elementos:
- Idade: Tome cuidado para não querer parecer mais jovem vestindo trajes que sejam contraproducentes e acabem no ridículo. Sem minissaias, saltos com plataformas, vestidos cheios de babados ou decotes profundos no peito ou nas costas.
- Personalidade: O casamento é um dia importante, mas isso não significa que seja preciso se sentir estranha para estar bem vestida. É importante que você faça sua escolha com base em sua essência e estilo para se sentir confortável.
- Evento: É importante que o seu traje seja diretamente proporcional ao casamento, para não ficar desajustado. Aqui vem tanto o não parecer menos formal, mas também mais formal que o necessário.
- Momento: É de muito mau gosto que a mãe do noivo tente “ofuscar” (direta ou indiretamente seu filho ou nora). Portanto, é recomendado que você escolha uma aparência elegante e simples. Para conseguir isso, fuja do excesso de strass, estampas, veludo, milhares de acessórios, etc.
Dicas extras para a escolha do modelo
As cores ideais
Que cores podem combinar com o vestido para mãe do noivo? A escolha terá que ser feita em relação ao conceito do casamento e a um tom que se adapte ao seu tom de pele.
Entre as melhores recomendações estão:
- Roxo;
- Azul marinho;
- Verde-esmeralda;
- Prata;
- Ouro;
- Marsala;
- Coral;
- Vermelho claro;
- Azul elétrico;
- Fúcsia;
- Rosa cereja;
- Tons pastéis;
- Ocre.
Nada de preto, café e muito menos branco.
O comprimento
Quanto ao estilo, é sempre recomendável que seja um vestido longo, independentemente da hora do casamento. Concentre suas energias mais no cuidado com o tecido, isto é, tecidos leves com movimento para eventos diurnos. Enquanto que para eventos noturnos eles podem ser mais pesados e brilhantes.
Além disso, falando do comprimento, lembre-se que os sapatos não devem ser vistos (sem roupa na altura do tornozelo). Se eles são abertos, é terminantemente proibido usar meias.
Se o uso de um vestido longo não for opção, então a escolha deve girar entre modelos que estejam na altura do joelho.
O corte
Finalmente, em relação ao corte do vestido para mãe do noivo a preferência é por linha reta. Além disso, o problema com o uso de mangas (especialmente quando a senhora não se sente mais confortável com os braços) pode ser facilmente resolvido. Sejam mangas curtas, longas ou três quartos, a renda, os tecidos transparentes ou panos lisos contribuem para um visual extremamente elegante.