Receitas

Os 5 B da Itália: conheça aqui os melhores vinhos do país

Os 5 B da Itália é o nome dado aos melhores e mais famosos vinhos do país. Este termo foi criado em razão dos nomes destes vinhos começarem com a letra “B”. São eles: Barolo, Barbaresco, Barbera, Brunello e Bolgheri.

A região de Piemonte é responsável pela produção de três destes vinhos famosos: Barolo, Barbaresco e Barbera. Localizada à noroeste da Itália, a região de Piemonte possui um clima, que influenciado proximidade com os Alpes, favorece a produção de um vinho único.

As uvas mais utilizadas na região, Barbera, Sangiovese e Nebbiolo adaptaram-se ao clima da região que fica muito quente durante o período de cultivo das uvas, mas que é passa por um rigoroso frio durante o inverno.

A região da Toscana, localizada ao Norte da Itália, é caracterizada por ser montanhosa, possuir solo rochoso e pouco fértil. O clima local é moderado onde destaca-se os períodos secos e quentes durante o verão. Brunello e Bolgheri são dois dos 5 B da Itália produzidos na região.


Entre os vários aspectos que garantem a qualidade dos 5 B da Itália está o fato de que seus produtores se submetem a regulamentação DOCG (Denominazionedi Origine Controllata e Garantita). Esta rígida legislação orienta como os vinhedos devem ser cultivados garantindo assim a qualidade reconhecida dos vinhos. Esta classificação é tão valiosa que é comum encontrar vinhos italianos que utilizam a sigla DOCG em sua nomenclatura e rótulos.

Os 5 B da Itália: Barolo

O solo, rico em calcário e arenito, da região de Barolo resulta na produção de vinhos com boa fragrância e concentrados. Para que isto ocorra, os vinhos passam por um período longo de envelhecimento. Em geral, este processo demora de três a cinco anos para que o vinho obtenha o sabor e odor caraterístico da região.


A uva plantada nos vinhedos de Barolo são da espécie Nebbiolo que, apesar de ser de difícil cultivo e manutenção, produz excelentes vinhos fortes e marcantes. Esta uva é responsável por alguns dos melhores, e mais caros, vinhos do mundo.

O Barolo também é conhecido por sua importância na história dos vinhos Italianos. Durante muitos séculos os vinhos feitos na Itália não eram reconhecidos por sua qualidade. Somente no começo do século XIX que as técnicas de produção foram aperfeiçoadas para transformar os vinhos da região, que antes eram doces, em um vinho seco e encorpado.

Hoje, os vinhos Barolo são chamados de “vinhos dos Reis” em razão do sucesso que alcançaram com os reis europeus. Fama que se estende até hoje por causa dos vinhos de forte cor vermelha, ricas notas aromáticas florais e tons de frutas vermelhas que resultam em um sabor aveludado, robusto e encorpado. Riserva, Massolino, Brusia Prunotto e Alessandria Gramolere são alguns dos principais vinhos Barolo que compõe os 5 B da Itália.

Os 5 B da Itália: Barbaresco

O Barbaresco é outro destaque entre os 5 B da Itália. Se o Barolo é chamado de Rei dos vinhos, o Barbaresco é o autêntico príncipe da região de Piemonte. A história da origem deste vinho ainda divide os moradores locais: alguns afirmam que sua origem seja de povos bárbaros e outros acreditam que foram os gauleses que introduziram este vinho na região. O fato é de que, independentemente de sua origem, o Barbaresco é um ótimo vinho de forte cor rubi.

O Barbaresco caracteriza-se por suas notas de frutas vermelhas, canela, avelãs, alcaçuz, baunilha e tabaco. Esta personalidade do vinho é resultado das uvas Nebbiolo e do processo de produção que varia de 2 a 4 anos. Quando o envelhecimento supera o prazo de 4 anos o vinho recebe a classificação de “Riserva” que o valoriza ainda mais.

Os vinhos Barbaresco em destaque são Bric Turot, Montestefano Riserva, Bruno Rocca, Montefico Riserva, Ovello Riserva e o Pora Riserva. Escolhendo qualquer um destes rótulos você ficará satisfeito e terá um belo exemplar de um autêntico 5 B da Itália.

Os 5 B da Itália: Barbera

As uvas Barbera são muito comuns na região de Piemonte e suas qualidades favorecem a produção muitos dos rótulos 5 B da Itália. Estas excelentes uvas são responsáveis por vinhos de sabor único, boa acidez e aroma de frutas vermelhas.

Juntamente com as uvas Sangiovese e Nebbiolo, a casta Barbera são utilizadas em vários tipos de vinhos de corte (mistura de vários tipos de uvas). Utilizados em uma grande variedade de harmonizações de refeições estes vinhos destacam-se por sua cor escura e sabor concentrado e frutado que combinam com massas, embutidos e diversos tipos de pescados. O mundo gastronômico também se utiliza dos vinhos Barbera para compor deliciosos molhos e carnes.

A elevada acidez dos vinhos Barbera favorece o envelhecimento destes rótulos. Por ser um tinto encorpado e frutado fazem com que estes vinhos combinem perfeitamente com vários pratos defumados.

Alguns dos mais famosos vinhos da casta Barbera são: Sorì Tildìn Langhe, Conteisa Langhe, Riserva Di Famiglia Nizza, Pomorosso Barbera D’asti, Grappa Di Pomorosso e Barbera D’alba.

Os 5 B da Itália: Brunello

Famosos mundialmente, os vinhos Brunello são outros destaques entre os 5 B da Itália, que são produzidos na região da Toscana. O nome completo desta casta de vinhos é Brunello di Montaldino e foi responsável por transformar uma região pobre em um local onde se produz alguns dos melhores rótulos do mundo.

O envelhecimento deste vinho, que na média varia entre 10 e 30 anos, produz um sabor que combina harmoniosamente com pratos como trufas, cogumelos e carnes vermelhas. Outro sabor que é ressaltado pelos vinhos Brunello são os queijos, em especial do tipo pecorino.

Talenti Brunello, Montalcino, Pian Delle, Uccelliera, Altesino, Millecento e Poggionem são alguns dos melhores exemplares Brunello para quem quer conhecer este sabor especial.

Os 5 B da Itália: Bolgheri

Na província de Livorno, também na região da Toscana, encontramos outro dos 5 B da Itália, o vinho Bolgheri. Originadas de Bordeaux, França, a casta Bolgheri se adaptou perfeitamente ao solo e clima deste famoso pedaço italiano.

Os vinhos rosés e brancos Bolgheri são influenciados pelo clima e solo localizado próximo ao mar. O resultado é um vinho que passa por um rigoroso processo de produção e formam um sabor marcante, equilibrado, frutados e com notas balsâmicas.

Os rótulos Bolgheri mais importantes atualmente são Collemassari, Le Macchiole, Michele Satta, Poggio Al Tesoro, Tenuta Argentiera, Tenuta Gualdo al Tasso (Antinori), Tenuta della’Ornellaia e Tenuta San Guido.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.