A calça flare bandagem é um clássico repaginado. Antes do sucesso millennial cair nas graças das fashionistas, a tendência reinou entre os hippies de todo o mundo.
O modelo foi inspirado no pioneirismo dos marinheiros dos anos 40, que apostavam no corte de sino para favorecer a praticidade e conforto. Afinal, o modelo, alargado dos joelhos aos tornozelos, favorece os movimentos no trabalho e dia-a-dia.
Mas foi apenas na década de 70 que a calça flare fez a cabeça das mulheres. A modelagem, estreita nas coxas e quadril, ganhou as ruas e ficou conhecida no Brasil como “boca de sino”.
A repaginação na peça vintage fica por conta da composição bandagem. A bandagem recebe esse nome devido às faixas horizontais que caracterizam o estilo.
Além de servir às variadas ocasiões, a regulagem intuitiva da bandagem faz dela uma peça democrática. O elastano e a lycra, muito presentes no modelo de calça flare bandagem, ajusta-se com inteligência à modelagem do corpo.
Seus cortes alongam a silhueta, contemplando os mais diversos biotipos corporais. A estratégia realça as formas femininas, favorecendo as curvas naturais e conferindo sensualidade e elegância. Essa versatilidade vem para valorizar tanto as mulheres magras quanto as plus size.
Como usar a calça flare bandagem?
A calça flare bandagem é eclética e cai bem tanto nas ocasiões formais quanto naquelas mais descoladas e modernas. O flare bandagem harmoniza o quadril largo e equilibra os ombros espaçosos. Para aplicar essa tendência em alta ao guarda-roupa, a dica maior é escolher um tamanho apropriado.
As variantes do conjunto dependerão das combinações e preferências identitárias de cada mulher. Aquelas mais discretas podem optar por blazers, regatas ou camisetas lisas e sóbrias. Para as mais ousadas, a aposta vai para o body e o cropped.
Veja também:
- Looks com calça flare: Aprenda a usar sem erro!
- Calça flare preta: 5 looks para você combinar com outras peças
- Calça flare jeans: 6 looks para você combinar com outras peças
Para conhecer mais combinações, do despojado e atrevido ao requintado, confira as dicas abaixo:
Calça flare com manga flare
Para começar, uma combinação um bocado ousada. Do contrário do que muitas tendem a acreditar, as peças não são conflitantes. Se combinadas com bom senso, elas podem são complementares para o visual. A manga flare é descolada e contemporânea sem perder o requinte, podendo reinventar o clássico com muita modernização.
Flare bandagem estampada
A calça flare bandagem imprime personalidade. Suas faixas horizontais adornam o tecido e ressaltam o corpo feminino. O bandagem estampado pode contribuir para um visual autêntico e diversificado. Para ambientes sérios e formais, as estampas geométricas, xadrezes e listradas são as mais adequadas. Para os passeios diurnos e descontraídos, as estampas florais e étnicas ficam responsáveis por trazer originalidade e alto astral ao look.
Calça flare com regata
No verão, a calça pode ser acompanhada de regatas soltinhas e confortáveis. Para diferenciar o básico, experimente acrescentar um nó para encurtar a barra e realçar a cintura alta. Para empregar o look na noite, uma jaqueta de couro promete ser o melhor curinga.
Calça flare com body
O body é uma peça moderna e descolada que beneficia todos os estilos e looks. Não seria diferente com a calça flare bandagem. O body pode respeitar variadas preferências, e, para complementar o figurino, a calça flare de cintura alta é uma escolha acertada.
Calça flare com top
Outra alternativa à calça flare de cintura alta são os tops tomara-que-caia. Simples e confortáveis, eles conferem uma identidade esportiva e desencanada ao modelito. Os tops são uma boa pedida para acrescentar aos looks de verão.
Calça flare com alça
As blusas de alça são um arremate plural para as calças flare. Elas podem ser lisas ou estampadas, utilizadas em cinturas altas ou baixas. A recomendação diz respeito somente ao equilíbrio. Para um look harmônico, os tecidos neutros devem ser usados com calças de bandagem estampadas. Se a blusa de alça for estampada, a situação se inverte, e a calça flare passa a ser neutra. No inverno, a blusa de alça pode acompanhar um casaco de alfaiataria.
Calça flare com cropped
O cropped é uma variante mais trabalhada do top. Ele vai bem para as mulheres mais clássicas, românticas e sofisticadas. Seus modelos e confecções sugerem retoques mais refinados e sensuais ao traje. A combinação pode ser usada com calça flare de alta ou baixa cintura, a depender do corte e comprimento do cropped.
Calça flare com ciganinha
A ciganinha é uma alternativa para as ripongas ou aquelas que querem expressar um estilo romântico. O corte com ombros expostos beneficia o equilíbrio em mulheres de quadris largos. Para arrojar ainda mais look, aposte em brincos de argola como seu acessório-chave.
Calça flare com macacão
As alças acopladas à calça flare bandagem são um diferencial para a modelagem. O estilo macacão pode ser combinado com tops, camisetas e regatas.
Calça flare com match
Embora caia bem em todas as mulheres, essa dica é especial para aquelas de baixa estatura. Para as baixinhas, a calça flare com uma peça “match” da mesma cor pode alongar a silhueta e dar ilusão de altura.
Qual a calça flare perfeita para cada biotipo?
Como evidenciado, a calça flare bandagem é amiga das mulheres de todos os pesos, alturas e idades. Apesar dessa democracia estilística, é importante saber qual modelo assenta melhor às peculiaridades de cada mulher. Com algumas observações e artifícios, é possível encontrar a calça flare bandagem que melhor se adapte ao seu corpo.
A começar pelas mulheres que querem disfarçar a largura do quadril. Para essas, o aliado se encontra nas blusas folgadas, acima do quadril. É recomendado que estas blusas sejam combinadas a maxicolares ou decotes V, que roubam a atenção para o colo. O mesmo pode ser aplicado aos ombros. Para equilibrá-los aos quadris, procure valorizá-los com caimentos estratégicos e mangas vazadas.
Já para as mulheres de ombros espaçosos, o acessório fica a cargo de um cinto largo, que transfira a atenção para o quadril. Nesse caso, as calças flare devem ser orientadas por barras volumosas, que pretendem equivaler as larguras. Para abrandar o look pesado, opte por brincos e colares delicados.
As mulheres de baixa estatura não precisam ficar inseguras na hora de apostar na calça flare. Para evitar o aspecto achatado, o truque para as baixinhas é escolher saltos altos e blusas em cores similares às da calça. O intuito do “match” entre as peças é o de dar a ilusão de uma silhueta mais longa.
Conclusões finais
Depois dessas dicas, fica fácil acertar nessa peça atemporal. Comece já a escolher a calça flare bandagem perfeita pra você!