E não é só com objetos que você pode decorar um ambiente, tecidos têm a capacidade de injetar aconchego no espaço, dá aquele toque final para que o visual fique definitivamente atrativo. E aconchego é tudo que queremos quando se trata do local de refeição, da reunião em família, do compartilhamento de experiências com os próximos. Para lhe ajudar a garantir essa sensação de conforto, acolhimento em local tão vital no lar, este post do TudoEla vai apresentar algumas ideias de tapetes para sala de jantar.
Há alguns itens que devem ser observados na hora da escolha de tapetes para sala de jantar e ter conhecimento deles é fundamental para que seja bem sucedida na escolha.
O primeiro deles que vamos abordar é o:
Material do tapete
Sim, os tipos de materiais de tapetes para sala de jantar. Cada um tem características próprias e são mais ou menos vantajosos dependendo de suas prioridades ou necessidades. Os tipos de materiais:
- Acrílico;
- Poliéster;
- Lã;
- Couro;
- Fibra sintética.
Acrílico
A principal vantagem de se optar por acrílico em se tratando de tapetes para sala de jantar é o custo, é o modelo que geralmente requer menor investimento e costuma reproduzir, emular, copiar bem a textura de outros tipos de peças. No entanto, o ponto negativo é que é um material que costuma desgastar mais rápido do que as demais alternativas.
Poliéster
O modelo de poliéster de tapetes para sala de jantar talvez seja os mais famoso, pois é corriqueiro em cômodos cenográficos na TV e no cinema. São bem vistosos e confortantes, isto é, felpudos e brilhantes. Mas se tiver pessoas com problemas alérgicos dentro de casa, tal escolha certamente não facilitará a vida da pessoa.
Lã
A versão de lã dos tapetes para sala de jantar é conhecida por ser a mais macia e também a mais durável entre todas as opções. Contudo, tal maciez e longevidade têm o seu preço, que não é barato. Outra característica do tapete de lã é a variedade de cores a disposição, pois o material é receptivo a tintura.
Couro e fibra sintética
As opções de couro e fibra sintética de tapetes para sala de jantar é a mais indicada se o principal empecilho são os problemas respiratórios de um ou mais moradores do local a se instalar o tecido. Além de não conter pelos, as possibilidades de estampas são diversas, no caso das fibras, e o valor do investimento é mais camarada se a comparação for com o tapete de lã, por exemplo.
Tamanho do tapete
Esse é outro item importante a se analisar na hora da compra de tapetes para sala de jantar. Depois de decidido o tipo de material do tapete, o próximo passo é analisar o tamanho da peça.
O tapete será para cobrir toda a parte central do cômodo, ficar sob os móveis instalados no ambiente ou somente para ficar debaixo de um móvel específico, como a mesa de refeição?
No caso da parte central, procure por tapetes maiores de modo que possam ficar embaixo do sofá, presos sob o móvel.
No caso da mesa, a dica é parecida: que seja maior que a mesa, que tenha sobras laterais. Atente-se no detalhe das cadeiras. Cuide para que não enrosquem ao serem puxadas, pois, do contrário, poderá ocasionar acidentes. Opte por acabamentos que facilitem a limpeza. É natural que farelos caiam sobre o tecido.
Agora uma dica referente ao formato: se a intenção é destacar um objeto na sala, e nesse caso pode ser tanto uma mesa como um abajur, por exemplo, escolha modelos redondos. Mas as versões retangulares e quadradas também garantem um visual incrível.
Cores dos tapetes para sala de jantar
Tenha em mente o seguinte na hora de escolher as cores dos tapetes para sala de jantar: tons escuros são adequados para ambientes grandes, pois essas tonalidades geram o efeito de diminuir a real dimensão da sala. Portanto, o efeito inverso vale para o oposto das gradações citadas.
Cores quentes, vivazes também têm como grande atributo a capacidade de injetar mais vida no ambiente, mas é preciso ter o cuidado de não fazer a peça destoar completamente da mobília na sala. A cor ideal do sofá nesse caso é uma neutra.
Estilos de tapetes para sala de jantar
Você procura por uma pegada mais clássica de tapetes para sala de jantar? Então o que precisa é de um tapete de lã, de algodão ou persa.
A busca é por um ambiente moderno, jovem, diferente? O caminho é apostar em contrastes e em diferentes formas geométricas. As mais procuradas no gênero são a dobradinha preto e branco, amarelo e rosa e vermelho e azul.
Tapetes para sala de jantar bege
Se a sua sala de jantar estiver baseada na cor branca ou bege, o tapete mais indicado é o que tenha a tonalidade da última. Irá compor harmonicamente com a mobília ou paredes. Se a ideia é um estilo mais contemporâneo, a versão felpuda é a que melhor se adéqua a essa pretensão, além de conferir grande conforto.
Tapetes para sala de jantar geométrico
Sua ideia é ter um tapete de destaque? Figuras geométricas com uma cor bem forte causará o efeito desejado. Para equilibrar o ambiente, insira outros adornos com a mesma cor da peça, pois isto fará ligação com os diferentes pontos da decoração.
Contribuirá significativamente para o destaque no tapete se a mobília da sala for de entretons neutros.
Tapetes para sala de jantar de sisal
O tipo sisal harmoniza bem tanto em pisos claros como escuros. A textura do seu material tem como outra vantagem a de conseguir destaque na decoração. E uma vantagem prática: é eficaz em esconder a sujeira, camuflá-la, o que evita a necessidade constante de limpeza do tecido.
Considerações finais
Neste post, o TudoEla trouxe algumas ideias de tapetes para sala de jantar, item decorativo importante para finalizar o décor e adicionar conforto ao ambiente. As ideias apresentadas foram:
- Tapetes de acrílico;
- Tapetes de poliéster;
- Tapetes de lã;
- Tapetes de couro;
- Tapetes de fibra sintética;
- Tapetes beges;
- Tapetes geométricos;
- Tapetes de sisal.
Gostou do conteúdo?
Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.
Leia mais de nossa sessão de decoração.