Uma forma de sair do comum, acrescentar algo de novo na decoração e de forma econômica é investir em papel de parede para quarto. É um item decorativo que foi muito utilizado no passado, mas que se tornou novamente tendência.
Não pense que papel de parede para quarto, por ser mais econômico do que uma pintura ou reforma, seja de gosto ou qualidade duvidosa ou que aparente ar antigo. Com a tecnologia que dispomos atualmente o material do papel de parede para quarto é muito eficiente em decorar espaços de forma que resulte em resultados visuais atrativos, desde que aplicados por pessoas capacitadas para colar o papel cuidando em evitar bolhas e assegurar o alinhamento.
Leia também:
Com as ferramentas de que temos em mãos atualmente, garantem-se possibilidades de estampas e cores diversas, modernas, personalizadas, muito superiores aos modelos antigos que revestiam as paredes de nossos avós. É uma prática corrente no mundo da moda, artes plásticas, paisagismo etc, resgatar ideias antigas que andam e desuso e reinterpretá-las com elementos novos, com tendências da atualidade.
Mas claro que por mais modernos e estilosos que possam ter se tornado, papel de parede para quarto, assim como todo tipo de item decorativo, precisa ser selecionado seguindo alguns critérios, pois do contrário poderá render visual insatisfatório.
O post de hoje pretende lhe fornecer as informações necessária para fazer bom uso do papel de parede para quarto, seja ele de bebê, de casal, para jovens ou adultos.
Confira nossas dicas de decoração com papel de parede para quarto a seguir.
Dicas gerais
Não importa quem habite o quarto, se crianças ou adultos, o primeiro passo ao decidir usar papel de parede é avaliar o cômodo, o tamanho dele, os móveis que comporta. Por exemplo, pode não vale a pena, ou ser um gasto desnecessário, você querer forrar todo o quarto se algumas paredes forem todas cobertas por móveis grandes, como guarda-roupas. Um rolo de papel cobrindo apenas uma divisória pode ser o suficiente para incrementar o espaço.
Outra dica importante: analise a paleta de cores dos móveis. Se o quarto estiver mobilhado com objetos em cores neutras, usar papel de parede que se enquadre na mesma família de cores resultará em um visual opaco demais, insosso. O mesmo vale para o caso inverso, se os móveis forem de cores quentes, vivas, revestir as paredes em tonalidade semelhante carregará demais o ambiente, o que poderá ser péssimo especialmente para as crianças, que precisam de espaço harmonioso, sereno, tranquilo.
Relacionados:
Papel de parede para quarto de bebê
E já que o assunto tocou em tranquilidade, harmonia, aconchego, é justamente o que não pode perder de vista quando se trata de quarto para bebês, sejam eles meninas ou meninos. Por isso, opte por cores claras, em tons pastel.
Como informado nos parágrafos acima, há papeis decorativos de todos os tipos, com diversas estampas e cores. Cabe a você decidir o estilo da decoração: vintage, moderno, provençal, minimalista etc. Definido essa parte, não importa se colocará papel de parede para quarto com estampas ou colorida, desde que observe a recomendação de escolher paleta neutra.
É até possível ousar com uma cor mais “encarnada”, portanto que tenha outros itens no quarto com cores neutras, para equilibrar, suavizar o ambiente.
Para quarto de meninos, boas opções são papeis em xadrez, com desenhos e listras. Os tons sugeridos são azul marinho, verde e vermelho.
Para quartos de meninas, o indicado é harmonizar as cores neutras com estampas de florais, listras e arabescos.
Papel de parede para quarto de casais
Lembre-se da recomendação no tópico de dicas gerais para se observar a mobília do quarto, as cores para escolher um papel de parede que harmonize, que contrabalance, que faça uma boa composição.
Depois, o casal deve acertar qual estilo que dialoga melhor com a personalidade de ambos.
O estilo minimalista requer detalhes, traços delicados e linhas retas.
Mas se o casal curti natureza, floresta, animais, uma boa escolha seria papel de parede com estampas com folhagens, pode vir bem a calhar.
Para os parceiros que caminham em linha completamente oposta, não podem viver fora da cidade, adoram a vida noturna das grandes urbes, o estilo underground, cosmopolita, intensidade com sofisticação, papeis de parede no estilo tijolinho pode conferir esse tom, essa atmosfera citadina, principalmente se caprichar nos detalhes como colocar quadros com imagens da cidade, emblemas, flanelas etc.
Papel de parede para quarto infantil
No caso das crianças mais crescidinhas, papel de parede é ótimo para deixar a imaginação livre, pois pode incrementar o quarto com vários detalhes e escolher estampas temáticas.
Seu filho ou filha gosta do mar, de navios? Escolha estampas que remetam ao universo de marinheiro, com cores azuis fortes, barcos. Uma dica se não encontrar estampas que agradem com este tema é tentar reproduzir as cores e o uniforme clássico do marinheiro no quarto, uma combinação de azul e branco com várias faixas verticais espalhadas pelo cômodo. Complemente o espaço pendurando na parede objetos relacionados, como boias, remos etc.
Se a criançada é fascinada pelo espaço, uma sugestão de papel de parede para quarto é os modelos que tenham estampas com naves, foguetes, discos voadores, todos bem coloridos. Complemente com brinquedos e quadros que evoquem a temática.
Considerações finais
No post de hoje trouxemos algumas dicas sobre o item decorativo que voltou a ser muito requisitado depois de alguns anos no ostracismo, o papel de parede para quarto. Essa opção de décor é mais econômica, pois basta aplicar o papel desejado no local, sem necessitar de pintura ou reformas na casa para se conquistar um novo visual, no entanto, não se trata de uma escolha de gosto duvidoso ou muito antiga em razão do aprimoramento dos recursos tecnológicos que melhoraram significativamente a qualidade do papel, e consequentemente de seu resultado final na decoração, e da variedade de estilos e cores.
As principais dicas foram analisar o tamanho e a disposição dos móveis no cômodo, para avaliar a necessidade de revestimento completo ou parcial, e a cor da mobília para gerar contraste harmônico com o papel de parede.
Apresentamos ideias para quartos de bebês, casais e crianças.
Gostou do conteúdo?
Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.
Leia mais de nossa sessão de decoração.