Fala a verdade, achou no mínimo inusitado o nome dessas bodas, certo? Bodas de pintinho. Que tipo de comemoração deve ser essa? Celebra-se quantos anos de união juntos? Será mais uma invencionice dos tempos modernos?
Bom, primeiro é importante definir o que significa exatamente bodas para que não colha impressões equivocadas a respeito das bodas de pintinho.
Você sabe o que significa bodas?
O que vem a cabeça para a maioria das pessoas é a comemoração de um casal longevo que acaba de completar um número gordo e redondo de anos unidos em inabalável matrimônio.
Mas saiba que não é uma obrigação celebrar bodas somente ao se percorrer uma longa estrada em companheirismo com a cara metade, porque se assim fosse a cerimônia estaria fada a extinção se fizermos a relação de casamentos x divórcios nos últimos anos, nas últimas décadas.
Leia também:
Bodas, conferindo o seu Aurélio, significa a própria cerimônia do enlace matrimonial, isto é, o casamento, mas também a festa ou banquete que se celebram núpcias. O termo boda vem do latim “vota”, que significa “promessa”.
O sentido de se festejar a data de união com o consorte, além do fato óbvio de se tratar de um evento de importância capital na vida de ambos, é fazer a renovação de votos, as promessas, demonstrarem o quanto estão satisfeitos em compartilhar as experiências da vida, relembrar os momentos marcantes do dia inesquecível em que disseram sim um para o outro e de “due” se tornaram “uno”.
A tradição
Inicialmente, em uma tradição que segundo pesquisadores se iniciou na Alemanha, apenas os casais que completavam 25 anos compartilhando a mesma cama todos os dias celebravam bodas com uma coroa de prata. A coroa de ouro era concedida aos casais que conseguiam o que hoje é uma incrível façanha: se aturarem por 50 anos.
Mas com o decorrer do tempo, até porque pouca festa e feriado é bobagem, foram criadas diversas outras bodas para se comemorar períodos específicos de união. E os nomes que se deu a cada uma delas buscou atender o critério adotado pelos ancestrais de Angela Merkel, a associação, simbologia com materiais nobres. Porém quanto mais longeva a relação, maior a importância do material.
Daí veio as bodas de madeira, de ferro, de madeira, de latão, de lã até chegar às bodas de pintinho.
E as bodas de pintinho comemora-se em quanto tempo de alianças trocadas?
Veja no tópico abaixo.
As bodas de pintinho
Pela explicação dada acima deve intuir que a tal das bodas de pintinho provavelmente consta no grau mais baixo, modesto, da hierarquia desse tipo de cerimônia. Afinal, se quanto mais importante, raro, nobre, o material, mais antiga é a união do casal, as bodas de pintinho deve se referir ao um período brevíssimo, curto, pois ouro e prata não se vê todo dia, já pinto… bom, verdade que depende da realidade de cada uma, mas que é mais fácil ver pinto do que ouro é ponto pacífico, certo?
Tal impressão não está errada. As bodas de pintinho de fato são celebradas não muito tempo depois do casório, na verdade antes mesmo de se completar um aninho. É festejada depois de passados dez meses.
E não estranhe. Logo no primeiro ano de casamento há bodas para praticamente todos os meses até completar um ciclo juntos.
Por que pintinhos?
Sem dúvida as bodas de pintinho é uma clara alusão ao fato da juventude do matrimônio contraído. É aquela fase que o casal está mais conectado, familiarizado com a nova rotina de convivência em conjunto, já não há mais a ingenuidade, a leveza e a faceirice que as bodas de 2 meses, de sorvete, sugere, mas nem por isso podem ser considerados um casal experiente. São uns pintinhos a meio caminho de um novo mundo e da maturidade, recém-saídos da casca do ovo que os envolviam e protegiam e que começam a fazer projeções de futuro.
O que fazer nas bodas de pintinho
Claro que é desnecessário organizar verdadeiras festas de arromba para celebrar todas as bodas, especialmente as diversas do primeiro ano de casados, dentre elas, a que este post se debruça, bodas de pintinho, pois haja dinheiro e disposição. Mas para não passar batido e aproveitando que a chama da paixão nos primeiros anos, meses, de alianças trocadas naturalmente costumam ser mais intensas, organizar pequenos, mas atrativos, programas dá conta do recado, serve ao propósito de reafirmar a importância que confere ao compromisso declarado publicamente de se unir na saúde e na doença a pessoa que jura amar com todas as forças.
O que acha de um jantar a luz de velas para comemorar as bodas de pintinho? Em um restaurante chique? Ótimo. Mas se a grana e o tempo forem curtos? Faça em casa mesmo, podem preparar, inclusive, juntos os pratos ao som de uma música romântica. Acresce que há menos entraves para a noite acabar em um mar de rosas, nas estrelas, enfim, já entendeste…
Outra possibilidade para celebrar as bodas de pintinho é combinar com a alma gêmea a ida para um evento que seja ao gosto de ambas as partes, como assistir um filme no cinema juntos, uma peça de teatro, um show de uma banda ou cantor ou cantora favorita. Use simplesmente o conhecimento acumulado, ao longo desse período de convivência, sobre os gostos que cultivam e projete o melhor programa de acordo com esses critérios, disponibilidade e bolso.
Considerações finais
As bodas de pintinho é a celebração de dez meses de união oficializada, seja no civil ou no religioso, de um casal. Bodas não estão restritas somente ao aniversário de números gordos e redondos como os de 25 e 50 anos, respectivamente de prata e de ouro. Essas bodas foram apenas as primeiras a serem celebradas, mas, com o passar do tempo, outras foram sendo incorporadas seguindo o critério de aumentar ou diminuir a importância do material que nomeia a boda de acordo com o tempo de união. Quanto mais antigo, mais precioso.
O primeiro ano de casado é o período onde se tem mais bodas a se celebrar, praticamente todos os meses do ano, mas, até pela quantidade exorbitante, não é necessário organizar grandes e onerosas festividades. Marcar eventos especiais, porém mais modestos e íntimos, cumprem com o propósito de reafirmar a importância que a data simboliza para a vida do casal.
Gostou do conteúdo?
Então curta, compartilhe, avalie. Sua opinião é muito importante para nós.
Leia mais de nossa sessão de casamento.