Estilo, atitude e orgulho. A moda vai e volta, mas o cabelo black arrasa em qualquer estação! Vem com a gente, amiga leitora, e conheça a origem, dicas e ideias para fazer bonito no dia-a-dia e em ocasiões especiais.
Como definição básica, um o cabelo black é pode denominado por ulotríquio ou crespo negroide. Eles são predominantes, principalmente, nas pessoas quem têm pele negra ou morena escura.
Com um estilo reconhecido e marcado pelos penteados tipo “black power”, dreads, tranças enraizadas e rastafári, esses belos cachos são marcantes principalmente pelo o estilo.
Assim, como toda madeixa requer, cuidados são essenciais e devem sempre serem respeitados quanto à estrutura do fio. Pois eles são frágeis e têm dificuldade para ganhar hidratação natural.
Sim, o cabelo black tem características únicas, que impossibilitam sua lubrificação própria. Além disso, ele possui poucas camadas para proteger esses fios, tornando-o mais frágil e sujeito a quebras.
Mas pode ficar tranquila! Neste artigo vamos dar soluções para você deixar suas madeixas com fios mais naturais e bonitos.
Cuidados para manter o cabelo black
Mantenha-o bem lavado
Certos cuidados são indispensáveis para você lavar seu cabelo black, como o uso de produtos específicos, lavar com água morna e até a retirada de todo o condicionador. Mas existem fatores que vão te ajudar a deixa-lo ainda mais lindo e saudável.
Como esse tipo de cabelo demora a secar, principalmente perto da raiz, que retém a água, a frequência das lavagens tem que ficar menos frequente. Apesar da disciplina no banho, a água é vital para a saúde dos fios e couro cabeludo.
Assim você evita até doenças e ainda faz desse cuidado um hábito sadio para desembaraçar fios. Nossa dica de ouro nesses momentos é desembaraça-lo após o banho, úmidos. Procure usar um pente com os dentes bem largos, passando das pontas até à raiz.
Outra dica valiosa é usar um pente de madeira, pois causa menos estática e é mais gentil com seus fios. Outra sugestão importante é evitar torcer com toalha para a secagem! Apenas faça movimentos bem suaves para retirar o excesso de água.
Uma escova adequada
Pensou que seu cabelo black só deve ser penteado no banho? Errado! Essa precaução é vital e ajuda a elevar o nível de oleosidade natural. Procure fazer esse procedimento também com os cabelos secos.
Mais um a dica valiosa: use uma escova com cerdas naturais. Elas não deixam o cabelo com eletricidade e nem irritam o couro cabeludo.
Invista num creme sem enxágue
Sim! O creme sem enxágue é um grande amigo do seu cabelo black. Ele pode ser usado nos cabelos ainda úmidos diariamente para dar aquela forma nos seus cachos e ajudar na direção das pontas.
Após usar o creme, procure amassar cada mecha com as mãos, tipo forma de concha, que ajuda a formar seus lindos cachos! A quantidade pode variar com o tamanho e o tipo do fio. Durante o banho, retire o creme com bastante água e, então, lave com seu xampu usual.
O valor da hidratação
Indicamos o uso de produtos à base de silicone, que fornecem uma hidratação ideal para as madeixas. Pois todo hidratante depende de silicone para fazer sua função. Afinal, o silicone liga os produtos emolientes aos fios.
Além de que o silicone é um ótimo hidratante, formando película de proteção ao redor de cada fio. Lembre-se de que o silicone precisa ser de qualidade. As marcas famosas no mercado investem em pesquisas ajudam no resultado final.
Apenas vale ficar atenta àquele toque após cada aplicação! Pois, se ficar suave, a qualidade é certa. Para isso, não invista em receitas caseiras, escolha produtos confiáveis e de grande poder de hidratação!
Dicas para manter seu cabelo black sempre lindo
Use sempre seu xampu de preferencial
Lave seu cabelo black pelo menos uma vez por semana e usando apenas seu xampu usual. Assim você faz uma lavagem consciente dos resultados usuais e garante aquela limpeza profunda.
Use condicionadores
Sempre após cada lavagem, o uso de um condicionador ajuda a proteger os fios, garantindo mais suavidade e diminuição do atrito dos fios com escovas e pentes.
Invista em hidratações
Como um cabelo black sofre com exposições ao sol sujeiras do dia-a-dia, é vital você hidratar suas madeixas a cada 10 dias. Ela irá supri as proteínas e água necessárias para maior brilho e maciez.
Faça sempre umectações
Para ajudar a combater ressecamentos, faça sessões de umectação conforme a necessidade.
Um penteado da forma correta
Enquanto seu cabelo black estiver molhado, procure utilizar pentes com dentes mais largos, e penteie com cuidado para não quebrá-los.
Secando com segurança
Sempre deixe seu cabelo black secar de forma natural. Se não, use secador com e ajuda de um difusor. Apenas não se esqueça de usar protetor térmico e proteger os fios do calor excessivo.
Para ganhar aquele volume todo
No caso de você querer aquele volume estiloso tipo “black power”, use um pente-garfo e modele as madeixas conforme você preferir!
O penteado “queridinho”
Conhece aquele estilo “afro puff”? Esse é um penteado bem prático e fácil de fazer. Além da indicação para usá-lo no dia-a-dia, ele é ótimo para você manter seus cachos intactos! Afinal, assim fica difícil desmanchar ou amassá-los durante o sono.
Evite o temível “Day After”
Difícil dormir sabendo como seu cabelo black vai estar pela manhã? Sem problema… Para arrumar a cabeleira ao acordar, encare o “day after” com a seguinte dica: umedeça todos os fios. Depois, passe camadas de creme e faça um penteado. Isso irá revitalizar seus cabelos e até você mesma!
O clássico cabelo black power
Claro, ele não poderia faltar por aqui: o estilo black power! Grande ícone nos anos 1960 e 1970, o cabelo black power é histórico, pois representa grande importância social e política e para a cultura negra.
Esse look voltou com tudo e está mudando a estética dos fios crespos. Prova disso é sua presença constante em capas de revista, passarelas e até na televisão. Agora é com você! Libere sua atitude e faça seu cabelo black valer todo o seu visual.