Para você ter mais qualidade de vida, aprenda a como driblar a transpiração excessiva no verão!
Afinal, com os dias mais úmidos e quentes dando as caras por todo o Brasil, você pode ter um aumento nos níveis de oleosidade cutânea e chegar a produzir muito mais suor.
Isso porque as glândulas sebáceas, estimuladas pelo calor em excesso, podem produzir muito mais óleo nessa época…
Assim, a transpiração passa a ser produzida em níveis mais elevados justamente como uma proteção natural do organismo para ajudar na regulação da sua temperatura corporal.
Desde um simples aperto de mão até a prática de esportes, só quem sofre com todo o desconforto causado pelo suor dos dias quentes sabe o incomodo que isso é.
Mas relaxe! E venha com a gente aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão!
A hiperidrose
Primeiro, saiba que essa transpiração excessiva (também chamada de hiperidrose) pode ser localizada ou generalizada, chegando a ser uma doença que atinge muitos milhares de brasileiros.
Ela é causada justamente pelo excesso de suor produzido pelo organismo para regular nossa temperatura corporal, causando uma serie de desconfortos, como forte odor e a sensação constante de umidade.
Entre as regiões mais afetadas pela hiperidrose são:
- Face;
- Axilas;
- Palmas das mãos;
- Couro cabeludo;
- Plantas dos pés.
Vale lembrar que, em qualquer época do ano, essa doença pode causar incômodos principalmente nas relações sociais!
Suando no verão
Entretanto, é claro que no verão ela causa maior desconforto, parecendo ser mais intensa. Mas, para saber como driblar a transpiração excessiva no verão, saiba primeiro o porquê…
É por que nessa estação que as pessoas abusam de roupas curtas e sapatos abertos, contribuindo para que os sinais de suor fiquem mais visíveis!
De acordo com especialistas, esse cenário chega a estar relacionado até mesmo com as alterações emocionais, como pressão e estresse…
Entretanto, além de fatores emocionais, algumas práticas influenciam e até agravam a presença do suor, como:
- Uso de produtos termogênicos;
- Atividades físicas ao sol;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Ingestão de suplementos proteicos;
- Locais com temperaturas irregulares.
Dicas simples para combater o suor
Em alguns casos, você pode usar a técnica de tratamento com aplicações de toxina botulínica, inibindo a produção da substância e acetilcolina e, assim, reduzindo o nível de suor produzido.
Assim, como nossas primeiras dicas são básicas, recomendamos:
- Usar apenas meias e roupas de algodão;
- Levar uma toalhinha sempre à mão;
- Usar sabonetes antissépticos, para controlar fungos e bactérias do mau cheiro;
- Usar desodorantes com cloreto de alumínio;
- Usar talco de amido, para higienizar os pés e melhorar a resistência ao suor.
Mesmo assim, se você quer aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão de forma correta e mais segura, vem com a gente!
Afinal, você não precisa se sentir um beduíno e fazer do grupo de pessoas que sofre à beça com esse cenário de deserto…
Dicas “quentes” para combater o suor
Relaxe… Abaixo temos as dicas ideais para você curtir qualquer época do ano mantendo a cabeça bem fria e sem ter que pensar na preocupação da tal transpiração!
Invista apenas em produtos recomendados
Nunca é demais ressaltar que cada um é cada um. Assim, para a pele mais oleosa, use apenas produtos recomendados para o excesso de sebo.
Além de ele conter componentes reguladores da oleosidade, ainda apresenta substâncias para ajudar a combater acne!
Mantenha a pele sempre limpa
Para você aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão, a dica de higienização facial é ideal para manter a pele sempre limpa, controlando a oleosidade.
Aqui, nossa dica de ouro é, duas vezes ao dia, lavar muito bem o rosto usando um sabonete adstringente. De preferência, de manhã e à noite.
Vale lembrar, também, que você jamais pode dormir sem retirar toda a maquiagem! E, quando fizer isso, use sempre um produto livre de substâncias oleosas, como a água micelar.
Além de ela ajudar a higienizar todo o rosto, ainda ajuda na hidratação.
Use sempre filtro solar
Como já dissemos, saber como driblar a transpiração excessiva no verão pode ser uma coisa. Mas indicamos que você se proteja do sol o ano todo com um filtro solar!
E aqui tem aquela recomendação: se você tem a pele oleosidade demais, opte por produtos sem óleo, mas com uma formulação que ajude a controlar o sebo.
Assim, você garante proteção contra efeito nocivos do sol e ainda mantém aquele a cútis brilhando.
Capriche na hidratação facial
Note que, ao falarmos aqui em hidratação, estamos nos referindo à água nos tecidos, não o sebo. Assim, mesmo se seu rosto for oleoso, ele vai precisar de hidratação!
Para isso, nossa dica é ter uma rotina de cuidados com hidratantes bem leves e até o uso de água termal.
Pois ela contém uma formulação anti-inflamatória que ajuda a hidratar e a acalmar a cútis, mantendo sua pele sempre protegida e mais saudável.
Alimente-se corretamente
Como sempre, uma alimentação balanceada e leve também é uma aliada para quem sofre com a oleosidade e quer aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão!
Assim, coloque na sua dieta alimentos com poderes antioxidantes, como legumes e frutas. Eles ajudam na renovação celular cutânea e ainda ajudam a diminuir reações inflamatórias.
Saiba ainda que o consumo exagerado de carboidratos pode contribuir para essas inflamações e até ajudar no aumento da oleosidade do rosto.
Assim, invista em dietas mais saudáveis e leves para evitar muito brilho facial.
Evitando o mau cheiro
Essa realmente incomoda junto com a transpiração! Produzido por bactérias, o mau cheiro sempre chega para acompanhar o suor em excesso.
Para evitá-lo, nossa dica é você utilizar desodorantes ou talcos à base de sílica e sabonetes antissépticos. São ótimas alternativas!
Use sempre tecidos leves e naturais
Sim, o tecido também influencia na maneira como sua vai reagir ao calor, impactando na quantidade de suor expelido.
Para os dias realmente quentes e você aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão, use apenas tecidos naturais, como algodão e linho.
Também invista em peças mais largas e ventiladas, que certamente vão ajudar você a deixar as altas temperaturas bem mais suportáveis!